Cachoeiro supera meta de vacinação contra o HPV

C0408_hpvl

A vacinação contra o vírus HPV em Cachoeiro de Itapemirim superou a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. Cerca de 4.100 meninas de 11 a 13 anos foram imunizadas, o equivalente a 90% do público-alvo. A meta era vacinar 80%.

A Secretaria Municipal de Saúde encerra nesta quinta-feira (10) a campanha iniciada em março, que mobilizou escolas e unidades de saúde. A vacina previne o câncer de colo uterino, provocado pelo vírus.

“A estratégia de ir às escolas para fazer as aplicações foi fundamental para o sucesso da campanha. A maioria absoluta dos pais compreendeu a importância da dose ser dada na adolescência para prevenir o câncer, que se manifesta na fase adulta”, avalia a coordenadora municipal de imunização, Marusca Mesquita.

A vacina contra o HPV, ou papilomavírus humano, foi posta no calendário nacional de vacinação neste ano. De acordo com o Ministério da Saúde, ela tem eficácia de 98,8% contra o câncer de colo de útero que, entre 2009 e 2013, provocou 741 mortes no Espírito Santo.

“A intenção é proteger contra os quatro tipos mais recorrentes do vírus, que é transmitido principalmente por meio de relação sexual, pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas”, explica a coordenadora. “Para garantir proteção completa, as adolescentes precisam de três doses. A segunda aplicação deve ser feita seis meses depois da primeira e a terceira, cinco anos depois”, ressalta.

Embora a campanha termine nesta quinta-feira, a vacina continuará disponível nas unidades de saúde de Cachoeiro que possuem salas de vacinação, para que as meninas que completarem 11 anos possam receber a primeira dose.



Publicidade


Outras Notícias


Espírito Santo enfrenta desafio de vencer transmissão vertical do HIV, da hepatite B e da sífilis

Leptospirose é doença grave e transmitida por água contaminada de enchentes

Publicado decreto que autoriza uso do FGTS para compra de próteses

Saiba mais sobre as vacinas contra a gripe disponíveis no Brasil

Santo Apolônio, seu amor a Deus foi concreto

Inscrições para Cachoeirense Ausente de 2018 abrem nesta sexta (23)

Desfile e mostra cultural festejam emancipação de Cachoeiro

“A defesa da água é a defesa da vida”, afirma Papa

São Zacarias, Papa

Mais de cinco mil assinaturas reivindicam asfalto em comunidades de Alegre

São Nicolau de Flue, eremita

Prefeitura de Cachoeiro tenta disciplinar trânsito em cruzamento

Pai é preso suspeito de estuprar a filha de 11 anos em Marataízes

PM encontra pé de maconha dentro de casa em Cachoeiro

Torta Capixaba Orgulho da Nossa Gastronomia

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.