População expõe propostas na audiência pública do Litoral Sul

Litoral sul

A audiência pública para a discussão do orçamento 2015, realizada por meio da Secretaria de Estado de Economia e Planejamento (SEP), movimentou, nesta terça-feira (15), o município de Marataízes. Além de moradores da cidade sede, participaram também pessoas dos demais municípios que compõem a Microrregião Litoral Sul: Alfredo Chaves, Anchieta, Iconha, Itapemirim, Piúma, Presidente Kennedy e Rio Novo do Sul.

Na abertura da audiência, o secretário de Estado de Economia e Planejamento Davi Diniz de Carvalho explicou como funciona a audiência e prestou conta de algumas entregas feitas que foram pedidas em audiências anteriores.

O secretário também destacou a importância da participação popular. “A demanda da população hoje é o primeiro passo. A partir das propostas, vamos avaliar a viabilidade técnica e financeira e assim construir o orçamento de 2015”, ressaltou.

Após a solenidade de abertura, seis grupos foram formados para a discussão dos temas: Gestão Pública e Educação Básica e Profissional; Infraestrutura, Mobilidade Urbana e Integração Logística; Meio Ambiente e Desenvolvimento da Agricultura; Proteção Social, Turismo, Cultura e Esporte; Prevenção e Redução da Criminalidade; e Atenção Integral à Saúde.

Morador de Alfredo Chaves, Zico Gratieri particiou da audiência para apresentar as necessidades de seu município. “Apresentei propostas de estradas asfaltadas para ligar algumas localidades de Alfredo Chaves a outros municípios, o que vai aumentar a integração da microrregião”, contou.

A audiência pública é uma das formas de participação e de controle popular da administração estadual, com a finalidade de informar, discutir, tirar dúvidas e ouvir opiniões e demandas da população.

Orçamento

Com o resultado das audiências públicas será elaborada a Lei Orçamentária Anual (LOA), que é um instrumento de planejamento de curto prazo, compatível com Plano Plurianual (PPA), utilizado pela administração pública para demonstrar todos os recursos que serão arrecadados (receita), assim como todos os valores a serem gastos (despesas) num determinado exercício financeiro.

Interatividade

Além das audiências presenciais, o Governo do Estado lançou o site www.orcamento.es.gov.br para permitir que a população sugira propostas para melhorias da sua região. Os interessados podem enviar novas sugestões ou opinar sobre alguma que já tenha sido postada no site.

Confira o cronograma da próxima audiência pública:

Microrregião Metropolitana: dia 24 de abril, 14h
Cidade sede: Vitória. Abrangência: Cariacica, Guarapari, Fundão, Serra, Viana, Vila Velha.
Local: Centro de Convenções de Vitória – Rua Constante Sodré, 157, Santa Lúcia, Vitória.



Publicidade


Outras Notícias


Bienal Rubem Braga terá encontro nacional de literatura fantástica

Dia D de vacinação contra gripe em Cachoeiro é no sábado (12)

Inscrições no Enem já começaram

Inscrições para o Enem passam de 200 mil em uma hora e meia

São Pedro de Tarantásia, foi um homem pacificador

Diocese de Cachoeiro adota medidas para evitar contágio de gripes

Santa Casa lança campanha para incentivar mulheres a doar sangue

Estudantes são assaltadas na porta de faculdade em Cachoeiro

Homem é morto durante tentativa de assalto em Cachoeiro

Nasceu; e agora? Psicólogos explicam como lidar com a depressão pós-parto

Atenção, motoristas! IPVA de veículos com finais de placas de 6 a 0 começa a vencer

Prorrogado para 10 de maio prazo para renovar contratos do Fies

Campanha de vacinação em todo o país vai até 01 de junho

Conta de luz: Em maio bandeira tarifária mais cara

São Floriano, padroeiro dos bombeiros

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.