População expõe propostas na audiência pública do Litoral Sul

Litoral sul

A audiência pública para a discussão do orçamento 2015, realizada por meio da Secretaria de Estado de Economia e Planejamento (SEP), movimentou, nesta terça-feira (15), o município de Marataízes. Além de moradores da cidade sede, participaram também pessoas dos demais municípios que compõem a Microrregião Litoral Sul: Alfredo Chaves, Anchieta, Iconha, Itapemirim, Piúma, Presidente Kennedy e Rio Novo do Sul.

Na abertura da audiência, o secretário de Estado de Economia e Planejamento Davi Diniz de Carvalho explicou como funciona a audiência e prestou conta de algumas entregas feitas que foram pedidas em audiências anteriores.

O secretário também destacou a importância da participação popular. “A demanda da população hoje é o primeiro passo. A partir das propostas, vamos avaliar a viabilidade técnica e financeira e assim construir o orçamento de 2015”, ressaltou.

Após a solenidade de abertura, seis grupos foram formados para a discussão dos temas: Gestão Pública e Educação Básica e Profissional; Infraestrutura, Mobilidade Urbana e Integração Logística; Meio Ambiente e Desenvolvimento da Agricultura; Proteção Social, Turismo, Cultura e Esporte; Prevenção e Redução da Criminalidade; e Atenção Integral à Saúde.

Morador de Alfredo Chaves, Zico Gratieri particiou da audiência para apresentar as necessidades de seu município. “Apresentei propostas de estradas asfaltadas para ligar algumas localidades de Alfredo Chaves a outros municípios, o que vai aumentar a integração da microrregião”, contou.

A audiência pública é uma das formas de participação e de controle popular da administração estadual, com a finalidade de informar, discutir, tirar dúvidas e ouvir opiniões e demandas da população.

Orçamento

Com o resultado das audiências públicas será elaborada a Lei Orçamentária Anual (LOA), que é um instrumento de planejamento de curto prazo, compatível com Plano Plurianual (PPA), utilizado pela administração pública para demonstrar todos os recursos que serão arrecadados (receita), assim como todos os valores a serem gastos (despesas) num determinado exercício financeiro.

Interatividade

Além das audiências presenciais, o Governo do Estado lançou o site www.orcamento.es.gov.br para permitir que a população sugira propostas para melhorias da sua região. Os interessados podem enviar novas sugestões ou opinar sobre alguma que já tenha sido postada no site.

Confira o cronograma da próxima audiência pública:

Microrregião Metropolitana: dia 24 de abril, 14h
Cidade sede: Vitória. Abrangência: Cariacica, Guarapari, Fundão, Serra, Viana, Vila Velha.
Local: Centro de Convenções de Vitória – Rua Constante Sodré, 157, Santa Lúcia, Vitória.



Publicidade


Outras Notícias


Novas suspeitas de obras superfaturadas em Presidente Kennedy

Santos Rodrigo e Salomão - Sacerdotes mártires

Veículo com marcas de tiros é encontrado abandonado em bairro de Cachoeiro

Soldados do Exército chegam à Cachoeiro e já atuam em pontos estratégicos

Sesa atualiza dados de febre amarela

ProUni: estudantes capixabas ganham mais prazo para apresentar documentos

Fespes vai denunciar Estado Brasileiro a entidades internacionais de direitos humanos pelo caos no ES

Procurador-geral da República vem ao Estado para dar aval à 'reforma da PM'

Governo abre processo contra 703 militares envolvidos em ‘revolta armada’

Famílias de militares seguem irredutíveis na porta dos batalhões

Nossa Senhora de Lourdes

São Miguel Febres - Padroeiro dos pedagogos

Atenção! Excesso de peso na mochila pode prejudicar saúde das crianças

Peritos aceleram liberação de cadáveres para receber mais corpos no DML

ARENA VERÃO 2017 COMEÇA NESTE FINAL DE SEMANA EM MARATAÍZES

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.