Professor é eleito Cachoeirense Ausente de 2014

Ausente

O professor João Eurípedes Franklin Leal, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), é o Cachoeirense Ausente nº 1 de 2014. Em eleição realizada nesta quinta-feira (8), no plenário da Câmara Municipal, ele teve a maioria dos votos dos representantes de órgãos e entidades sociais do município que integram a comissão responsável pela escolha.

Eurípedes, que reside na capital fluminense há mais de 30 anos, receberá a homenagem durante as festividades do Dia de Cachoeiro (29 de junho). Professor de Paleografia (estudo de escritos antigos) na Unirio, ele é graduado em Direito e Filosofia pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), pós-graduado pela Universidade de Lisboa (Portugal) e professor visitante de Paleografia da Universidad de Valladolid (Espanha).

Enquanto residiu em Cachoeiro, lecionou no Liceu Muniz Freire, no Colégio Newton Braga, no Colégio Cristo Rei e na Faculdade de Filosofia “Madre Gertrudes de São José” (atual Centro Universitário São Camilo).

Também exerceu, na década de 1970, funções públicas junto à administração do município, chegando a ocupar, inclusive, o cargo de secretário municipal. Membro da Academia Cachoeirense de Letras, publicou diversas obras. Seu livro mais recente, “Glossário de Paleografia e Diplomática”, foi lançado em 2012.

“Confesso que ainda estou muito surpreso com a minha vitória. Fisicamente, eu moro no Rio de Janeiro. Mas, em sentimento, continuo a morar em meu ninho, Cachoeiro, que trago em meu coração. Enfim, valeu a pena viver para ver isso acontecer”, disse, por telefone, Franklin Leal, que se mostrou lisonjeado com o título recebido.

Criada na década de 1930 pelo escritor Newton Braga, o título de Cachoeirense Ausente nº1 é concedido a homens e mulheres, nascidos no município, que residem e se destacam em outras cidades.



Publicidade


Outras Notícias


Novas suspeitas de obras superfaturadas em Presidente Kennedy

Santos Rodrigo e Salomão - Sacerdotes mártires

Veículo com marcas de tiros é encontrado abandonado em bairro de Cachoeiro

Soldados do Exército chegam à Cachoeiro e já atuam em pontos estratégicos

Sesa atualiza dados de febre amarela

ProUni: estudantes capixabas ganham mais prazo para apresentar documentos

Fespes vai denunciar Estado Brasileiro a entidades internacionais de direitos humanos pelo caos no ES

Procurador-geral da República vem ao Estado para dar aval à 'reforma da PM'

Governo abre processo contra 703 militares envolvidos em ‘revolta armada’

Famílias de militares seguem irredutíveis na porta dos batalhões

Nossa Senhora de Lourdes

São Miguel Febres - Padroeiro dos pedagogos

Atenção! Excesso de peso na mochila pode prejudicar saúde das crianças

Peritos aceleram liberação de cadáveres para receber mais corpos no DML

ARENA VERÃO 2017 COMEÇA NESTE FINAL DE SEMANA EM MARATAÍZES

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.