Professor é eleito Cachoeirense Ausente de 2014

Ausente

O professor João Eurípedes Franklin Leal, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), é o Cachoeirense Ausente nº 1 de 2014. Em eleição realizada nesta quinta-feira (8), no plenário da Câmara Municipal, ele teve a maioria dos votos dos representantes de órgãos e entidades sociais do município que integram a comissão responsável pela escolha.

Eurípedes, que reside na capital fluminense há mais de 30 anos, receberá a homenagem durante as festividades do Dia de Cachoeiro (29 de junho). Professor de Paleografia (estudo de escritos antigos) na Unirio, ele é graduado em Direito e Filosofia pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), pós-graduado pela Universidade de Lisboa (Portugal) e professor visitante de Paleografia da Universidad de Valladolid (Espanha).

Enquanto residiu em Cachoeiro, lecionou no Liceu Muniz Freire, no Colégio Newton Braga, no Colégio Cristo Rei e na Faculdade de Filosofia “Madre Gertrudes de São José” (atual Centro Universitário São Camilo).

Também exerceu, na década de 1970, funções públicas junto à administração do município, chegando a ocupar, inclusive, o cargo de secretário municipal. Membro da Academia Cachoeirense de Letras, publicou diversas obras. Seu livro mais recente, “Glossário de Paleografia e Diplomática”, foi lançado em 2012.

“Confesso que ainda estou muito surpreso com a minha vitória. Fisicamente, eu moro no Rio de Janeiro. Mas, em sentimento, continuo a morar em meu ninho, Cachoeiro, que trago em meu coração. Enfim, valeu a pena viver para ver isso acontecer”, disse, por telefone, Franklin Leal, que se mostrou lisonjeado com o título recebido.

Criada na década de 1930 pelo escritor Newton Braga, o título de Cachoeirense Ausente nº1 é concedido a homens e mulheres, nascidos no município, que residem e se destacam em outras cidades.



Publicidade


Outras Notícias


Cachoeiro se prepara para receber mais uma edição da Stone Fair

Bienal Rubem Braga terá encontro nacional de literatura fantástica

Dia D de vacinação contra gripe em Cachoeiro é no sábado (12)

Inscrições no Enem já começaram

Inscrições para o Enem passam de 200 mil em uma hora e meia

São Pedro de Tarantásia, foi um homem pacificador

Diocese de Cachoeiro adota medidas para evitar contágio de gripes

Santa Casa lança campanha para incentivar mulheres a doar sangue

Estudantes são assaltadas na porta de faculdade em Cachoeiro

Homem é morto durante tentativa de assalto em Cachoeiro

Nasceu; e agora? Psicólogos explicam como lidar com a depressão pós-parto

Atenção, motoristas! IPVA de veículos com finais de placas de 6 a 0 começa a vencer

Prorrogado para 10 de maio prazo para renovar contratos do Fies

Campanha de vacinação em todo o país vai até 01 de junho

Conta de luz: Em maio bandeira tarifária mais cara

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.