Em Cachoeiro, programação lembra combate à violência sexual infanto-juvenil

C0513_cras

Nesta quarta-feira (14), Cachoeiro de Itapemirim inicia programação alusiva ao Dia Nacional de Combate à Violência Sexual Infanto-juvenil (18 de maio), para orientar e educar a população sobre como impedir o surgimento de novas vítimas. Serão palestras, entrevistas sobre o tema na mídia local e capacitação de membros de Conselhos do município que lidam com o problema.

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) do município registrou 86 casos de violência contra a criança e o adolescente em 2013, e 159 em 2012. Segundo a psicóloga da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), Paola Miranda, a maior parte das vítimas sofre agressões físicas, psicológicas e abuso sexual.

“Esses números preocupam muito, porque qualquer tipo de violência contra crianças e adolescentes pode acarretar consequências traumáticas que se refletem ao longo de toda vida”, afirma.

Em Cachoeiro, os casos são tratados pelo Serviço de Enfrentamento à Violência, ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (Sevaesca), que oferece, gratuitamente, acompanhamento psicológico e social para as vítimas e as famílias delas. O serviço funciona na Semdes, na Ilha da Luz.

Além disso, ao longo do ano, também são realizados eventos como palestras, bate-papos e grupos de discussão em escolas, com o objetivo de abrir a discussão sobre o tema, tanto entre os estudantes quanto entre as famílias.

O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Thiago Vianna, afirma que o trabalho da prefeitura é importante, mas que a sociedade tem papel fundamental na luta pelo fim da violência contra as crianças e os adolescentes.

“A violência contra a criança e o adolescente é uma violação de direitos que choca toda a sociedade e que ocorre de forma silenciosa. A maior parte dos casos ocorre no seio familiar, com pessoas próximas à vítima. É importante os pais conversarem, lembrarem, mas o combate deve ser feito todos os dias, é dever de todos nós”, disse.

Denuncie!
Conselho tutelar: 3155-5284
Disque 100

Programação enfrentamento à violência infantil e juvenil – 12 a 21 de maio

Quarta-feira (14)
Palestra do Serviço de Enfrentamento à Violência, abuso e exploração da criança e do adolescente, das 9h às 10h30 e das 14h às 15h30, no Cras do Jardim Itapemirim

Quinta-feira (15)
Palestra do Serviço de Enfrentamento à Violência, abuso e exploração da criança e do adolescente, das 9h às 10h30 e das 14h às 15h30, no Cras do Village da Luz

Sexta-feira (16)
Palestra do Serviço de Enfrentamento à Violência, abuso e exploração da criança e do adolescente, das 9h às 10h30 e das 14h às 15h30, no Cras do Alto União

Segunda-feira (19)
Palestra do Serviço de Enfrentamento à Violência, abuso e exploração da criança e do adolescente, das 14h às 15h30, no Cras de Burarama

Quarta-feira (21)
Formação de conselheiros do conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar e demais pessoas interessadas, das 14h às 17h, no auditório da Semdes.



Publicidade


Outras Notícias


Bienal Rubem Braga terá encontro nacional de literatura fantástica

Dia D de vacinação contra gripe em Cachoeiro é no sábado (12)

Inscrições no Enem já começaram

Inscrições para o Enem passam de 200 mil em uma hora e meia

São Pedro de Tarantásia, foi um homem pacificador

Diocese de Cachoeiro adota medidas para evitar contágio de gripes

Santa Casa lança campanha para incentivar mulheres a doar sangue

Estudantes são assaltadas na porta de faculdade em Cachoeiro

Homem é morto durante tentativa de assalto em Cachoeiro

Nasceu; e agora? Psicólogos explicam como lidar com a depressão pós-parto

Atenção, motoristas! IPVA de veículos com finais de placas de 6 a 0 começa a vencer

Prorrogado para 10 de maio prazo para renovar contratos do Fies

Campanha de vacinação em todo o país vai até 01 de junho

Conta de luz: Em maio bandeira tarifária mais cara

São Floriano, padroeiro dos bombeiros

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.