Campanha de vacinação contra gripe continua até cumprir meta no ES

Vacina

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) vai manter a campanha de vacinação contra a gripe até cumprir a meta do Ministério da Saúde de imunizar 80% da população visada no Espírito Santo. Até a manhã desta terça-feira (20), o Estado registrou 586.008 pessoas vacinadas, alcançando 72,35% dos grupos prioritários. Dos 78 municípios, 41 já atingiram a meta estabelecida. Os demais foram orientados a manter a estratégia de vacinação.

A campanha nacional, que seria encerrada no último dia 09, foi prorrogada, inicialmente, até esta quarta-feira (21) para ampliar a oportunidade de vacinação da população mais vulnerável ao vírus influenza. Apesar dos índices de cobertura terem melhorado bastante, a meta ainda não foi alcançada e, por isso, a vacinação continuará a ser feita.

Segundo a coordenadora do Programa de Imunização da Sesa, Danielle Grillo, a preocupação da Secretaria é vacinar o maior número de pessoas incluídas no público-alvo da campanha antes da chegada do inverno, período de maior circulação do vírus, quando as pessoas ficam mais suscetíveis à contaminação.

“A vacina demora em torno de 15 dias para proteger e quanto mais demorar para tomá-la corre-se o risco de ter contato com o vírus antes de ter sido vacinado ou de ter produção de anticorpos”, alerta a coordenadora.

No Espírito Santo, 834.168 pessoas estão incluídas entre o público prioritário: crianças de seis meses a menores de cinco anos, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis, população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

Danielle Grillo destaca que a vacinação é importante para reduzir o risco de complicações da doença que podem levar à internação e até ao óbito. Só aqui no Estado, no ano passado, 146 pessoas desenvolveram síndrome respiratória aguda grave e, dessas, 30 morreram. A maioria dos casos foi de infecção por vírus da Influenza A e B, que pode ser prevenida por meio da vacina.



Publicidade


Outras Notícias


Novas suspeitas de obras superfaturadas em Presidente Kennedy

Santos Rodrigo e Salomão - Sacerdotes mártires

Veículo com marcas de tiros é encontrado abandonado em bairro de Cachoeiro

Soldados do Exército chegam à Cachoeiro e já atuam em pontos estratégicos

Sesa atualiza dados de febre amarela

ProUni: estudantes capixabas ganham mais prazo para apresentar documentos

Fespes vai denunciar Estado Brasileiro a entidades internacionais de direitos humanos pelo caos no ES

Procurador-geral da República vem ao Estado para dar aval à 'reforma da PM'

Governo abre processo contra 703 militares envolvidos em ‘revolta armada’

Famílias de militares seguem irredutíveis na porta dos batalhões

Nossa Senhora de Lourdes

São Miguel Febres - Padroeiro dos pedagogos

Atenção! Excesso de peso na mochila pode prejudicar saúde das crianças

Peritos aceleram liberação de cadáveres para receber mais corpos no DML

ARENA VERÃO 2017 COMEÇA NESTE FINAL DE SEMANA EM MARATAÍZES

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.