Campanha de vacinação contra gripe continua até cumprir meta no ES

Vacina

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) vai manter a campanha de vacinação contra a gripe até cumprir a meta do Ministério da Saúde de imunizar 80% da população visada no Espírito Santo. Até a manhã desta terça-feira (20), o Estado registrou 586.008 pessoas vacinadas, alcançando 72,35% dos grupos prioritários. Dos 78 municípios, 41 já atingiram a meta estabelecida. Os demais foram orientados a manter a estratégia de vacinação.

A campanha nacional, que seria encerrada no último dia 09, foi prorrogada, inicialmente, até esta quarta-feira (21) para ampliar a oportunidade de vacinação da população mais vulnerável ao vírus influenza. Apesar dos índices de cobertura terem melhorado bastante, a meta ainda não foi alcançada e, por isso, a vacinação continuará a ser feita.

Segundo a coordenadora do Programa de Imunização da Sesa, Danielle Grillo, a preocupação da Secretaria é vacinar o maior número de pessoas incluídas no público-alvo da campanha antes da chegada do inverno, período de maior circulação do vírus, quando as pessoas ficam mais suscetíveis à contaminação.

“A vacina demora em torno de 15 dias para proteger e quanto mais demorar para tomá-la corre-se o risco de ter contato com o vírus antes de ter sido vacinado ou de ter produção de anticorpos”, alerta a coordenadora.

No Espírito Santo, 834.168 pessoas estão incluídas entre o público prioritário: crianças de seis meses a menores de cinco anos, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis, população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

Danielle Grillo destaca que a vacinação é importante para reduzir o risco de complicações da doença que podem levar à internação e até ao óbito. Só aqui no Estado, no ano passado, 146 pessoas desenvolveram síndrome respiratória aguda grave e, dessas, 30 morreram. A maioria dos casos foi de infecção por vírus da Influenza A e B, que pode ser prevenida por meio da vacina.



Publicidade


Outras Notícias


Bienal Rubem Braga terá encontro nacional de literatura fantástica

Dia D de vacinação contra gripe em Cachoeiro é no sábado (12)

Inscrições no Enem já começaram

Inscrições para o Enem passam de 200 mil em uma hora e meia

São Pedro de Tarantásia, foi um homem pacificador

Diocese de Cachoeiro adota medidas para evitar contágio de gripes

Santa Casa lança campanha para incentivar mulheres a doar sangue

Estudantes são assaltadas na porta de faculdade em Cachoeiro

Homem é morto durante tentativa de assalto em Cachoeiro

Nasceu; e agora? Psicólogos explicam como lidar com a depressão pós-parto

Atenção, motoristas! IPVA de veículos com finais de placas de 6 a 0 começa a vencer

Prorrogado para 10 de maio prazo para renovar contratos do Fies

Campanha de vacinação em todo o país vai até 01 de junho

Conta de luz: Em maio bandeira tarifária mais cara

São Floriano, padroeiro dos bombeiros

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.