Escola de Cachoeiro desenvolve projetos com tema “Copa do Mundo”

2013_06_junho_19_artconfederation_2

A Escola Estadual Inah Werneck, localizada em Cachoeiro de Itapemirim, está desenvolvendo com as turmas do 4º ano do ensino fundamental o projeto “Tarsila do Amaral – Copa do Mundo 2014”. Os alunos confeccionaram releituras das obras da artista brasileira relacionando ao mundial de futebol. As produções foram feitas em cartolinas, azulejos e telas.

A ideia do projeto surgiu para que os alunos pudessem conhecer a história da artista plástica, suas obras, e ao mesmo tempo entrarem no clima festivo do evento. A ação também aborda conteúdos como história, culturas, caricaturas, pinturas, músicas e artistas nacionais.

Além de Tarsila do Amaral, as atividades envolvem os jogadores da seleção brasileira de futebol, em especial o cachoeirense Maxwell Scherrer Cabelino Andrade, que serviu de incentivo e exemplo para os alunos.

“É uma oportunidade dos alunos conhecerem a cultura brasileira unindo ao tema da Copa. Principalmente mostrar a eles que a cidade também está participando deste momento histórico, com a convocação do jogador Maxwell”, destaca a professora de Artes, Michelle Nars.

Os trabalhos produzidos pelos alunos serão expostos durante a abertura do projeto “A Copa do Mundo é nossa”.

Tarsila do Amaral

Tarsila do Amaral foi uma célebre artista do modernismo brasileiro. Nasceu no dia primeiro de setembro de 1886 na cidade paulista de Capivari. Em 1922 aderiu ao movimento modernista nacional ao lado de Anita Malfatti, Oswald de Andrade e Menotti del Picchia. A obra emblemática de sua arte, o “Abaporu” (em tupi: homem que come gente), é criada em 1928. Tarsila faleceu em 17 de janeiro de 1973. Suas obras estão dispersas por acervos particulares e museus como o Museu de Arte Contemporânea da USP, a Pinacoteca de São Paulo e a Biblioteca Mário de Andrade. “Abaporu” foi adquirido em um leilão feito em Nova Iorque por um colecionador argentino por mais de um milhão de dólares.

Maxwell

Natural de Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo, Maxwell saiu cedo para jogar na Europa. Deixou o Cruzeiro/MG no início dos anos 2000 para jogar no Ajax, da Holanda. Depois, passou por Inter de Milão e Barcelona, antes de chegar ao PSG, da França. Em 2014, o lateral esquerdo de 32 anos disputará sua primeira Copa do Mundo de futebol.

Mais projetos

Na próxima terça-feira (10) será realizada a abertura oficial do projeto “A Copa do Mundo é Nossa”. A ação tem como objetivo apresentar aos alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental a história do futebol, do município e do país. Temas como violência nos estádios, valores humanos, espaços geográficos do Brasil, vegetação, paisagem, cidades-sede dos jogos, entre outros, serão debatidos com as turmas.

Cartazes e painéis estão sendo produzidos pelos alunos para serem expostos na escola. Além disso, as turmas estão participando de um concurso de paródias, explorando a alegria de curtir as partidas de futebol com amor ao próximo. O resultado do concurso será anunciado durante a abertura do projeto.

Por meio da ação, as turmas do 7º ao 9º ano visitaram o Estádio Moreira Rebello, pertencente ao Cachoeiro Futebol Clube. Durante o itinerário educativo, os alunos conheceram a história do local, regras de uma partida de futebol, o desenvolvimento do jogo e participaram de um amistoso.

“Por ser um assunto atual torna-se atrativo para os estudantes. É interessante que eles tenham vivência e conheçam mais a história do município e do país dentro de um conteúdo de ensino”, ressalta a professora Vivian Mendonça.



Publicidade


Outras Notícias


Novas suspeitas de obras superfaturadas em Presidente Kennedy

Santos Rodrigo e Salomão - Sacerdotes mártires

Veículo com marcas de tiros é encontrado abandonado em bairro de Cachoeiro

Soldados do Exército chegam à Cachoeiro e já atuam em pontos estratégicos

Sesa atualiza dados de febre amarela

ProUni: estudantes capixabas ganham mais prazo para apresentar documentos

Fespes vai denunciar Estado Brasileiro a entidades internacionais de direitos humanos pelo caos no ES

Procurador-geral da República vem ao Estado para dar aval à 'reforma da PM'

Governo abre processo contra 703 militares envolvidos em ‘revolta armada’

Famílias de militares seguem irredutíveis na porta dos batalhões

Nossa Senhora de Lourdes

São Miguel Febres - Padroeiro dos pedagogos

Atenção! Excesso de peso na mochila pode prejudicar saúde das crianças

Peritos aceleram liberação de cadáveres para receber mais corpos no DML

ARENA VERÃO 2017 COMEÇA NESTE FINAL DE SEMANA EM MARATAÍZES

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.