Corpus Christi em Castelo vai contar com 2 Km de tapetes artesanais

1_foto_tapetes_de_corpus_christi_castelo-21923

A tradicional festa de Corpus Christi, na cidade capixaba de Castelo, vai promover este ano a 51ª edição. O evento de 2014 acontecerá nos dias 18 e 19, mas a programação começa no dia 15, com uma “Caminhada Pela Fé”.

A cidade atrai muitos turistas nessa época, e para este ano espera cerca de 80 mil visitantes. Segundo o pároco da igreja Nossa Senhora da Penha, Frei Mário Aparecido, a tradição será mantida e promete surpreender quem for visitar. “Ela é uma tradição que está completando 51 anos. O que representa esta tradição são os tapetes produzidos. São cerca de dois quilômetros de tapetes decorados com materiais recicláveis, pedras pintadas e outros materiais. Este ano teremos 16 quadros”, revelou o pároco.

Frei Mário Aparecido ainda disse que a confecção dos tapetes começa bem antes do dia da festa. “A procissão sobre o tapete vai acontecer na quinta-feira (19), mas a preparação tem início no dia anterior. Os fiéis e outras pessoas da comunidade começarão a produzir já às 18 horas da quarta-feira (18) e têm aqueles que ficam até às três da manhã trabalhando nos tapetes”, disse o Frei.

Na programação do evento, no dia de Corpus Christi, 19, acontecerão quatro missas na igreja matriz nos horários das sete, nove e dez da manhã e ao meio-dia, e uma missa campal, às 16 horas. Ainda de acordo com o religioso, a procissão passa por cima dos tapetes, o que os católicos consideram uma celebração para o recebimento de Jesus, na forma da comunhão consagrada.

Cerca de 50 comunidades fazem parte da paróquia Nossa Senhora da Penha. Grande parte vai fazer os tradicionais tapetes e escolas também vão participar. Um montante de mil pessoas estão envolvidas na produção do evento e confecção dos tapetes.

A tradicional festa na cidade de Castelo, no Espírito Santo, teve início na década de 60 e este ano comemora sua edição de número 51.

A programação da festa começa no dia 15, com uma “Caminhada Pela Fé”, com saída da Praça Três Irmãos. No dia 17 haverá uma missa de envio das pessoas que trabalharam na festa e o inicio da confecção dos tapetes no dia 18, à partir das seis horas da tarde. E no dia de Corpus Christi, 19, missas em culto em comemoração ao dia religioso.



Publicidade


Outras Notícias


Novas suspeitas de obras superfaturadas em Presidente Kennedy

Santos Rodrigo e Salomão - Sacerdotes mártires

Veículo com marcas de tiros é encontrado abandonado em bairro de Cachoeiro

Soldados do Exército chegam à Cachoeiro e já atuam em pontos estratégicos

Sesa atualiza dados de febre amarela

ProUni: estudantes capixabas ganham mais prazo para apresentar documentos

Fespes vai denunciar Estado Brasileiro a entidades internacionais de direitos humanos pelo caos no ES

Procurador-geral da República vem ao Estado para dar aval à 'reforma da PM'

Governo abre processo contra 703 militares envolvidos em ‘revolta armada’

Famílias de militares seguem irredutíveis na porta dos batalhões

Nossa Senhora de Lourdes

São Miguel Febres - Padroeiro dos pedagogos

Atenção! Excesso de peso na mochila pode prejudicar saúde das crianças

Peritos aceleram liberação de cadáveres para receber mais corpos no DML

ARENA VERÃO 2017 COMEÇA NESTE FINAL DE SEMANA EM MARATAÍZES

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.