Agricultores de Cachoeiro recebem certificação orgânica

C0609-horta

Cinco agricultores de Cachoeiro de Itapemirim ganharam a certificação de produção orgânica, do Instituto Chão Vivo. Com isso, eles poderão comercializar seus produtos com a garantia de que produzem sem agrotóxicos ou outros produtos químicos, o que pode significar um incremento de até 30% no valor de venda.

Moradores do distrito de Pacotuba e do Assentamento Nova Safra, os agricultores certificados produzem hortaliças e frutas diversas, que são vendidas na feira livre realizada às sextas-feiras, no Pavilhão de Eventos da Ilha da Luz, e para a alimentação escolar da rede municipal de educação.

Os certificados já foram entregues e vão significar um diferencial para esses produtores, em um mercado cada vez mais exigente. Produzidos sem o uso de substâncias tóxicas, os orgânicos são bons para o produtor, para o consumidor e para o meio ambiente.

O produtor Ronsilson Felipe de Souza, da comunidade de Monte Alegre, em Pacotuba, é um dos cinco certificados. Ele produz alface, couve, cebolinha, salsa, quiabo, jiló e batata, e conta que o trabalho do município foi importante para mais essa conquista. “O apoio da prefeitura, por meio de seus técnicos, foi fundamental para que a gente conseguisse essa certificação”.

Busca pela melhoria da qualidade de vida no campo

A busca da certificação é uma proposta da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, como parte do Programa Municipal de Agricultura Orgânica. É uma das ações da prefeitura para promover a diversificação rural, o aumento da renda do homem do campo e a sustentabilidade.

“Essa é uma forma de comprovar que o produto tem qualidade intrínseca, é isento de agrotóxico e que o produtor teve zelo com o meio ambiente. Produto saudável, acima de tudo, é a proposta da certificação. O percentual a mais, muitas vezes, significa centavos para o consumidor, mas ele acaba consumindo um produto com mais garantias de procedência”, afirma a subsecretária de Agrodesenvolvimento, Edlene Barros.



Publicidade


Outras Notícias


Novas suspeitas de obras superfaturadas em Presidente Kennedy

Santos Rodrigo e Salomão - Sacerdotes mártires

Veículo com marcas de tiros é encontrado abandonado em bairro de Cachoeiro

Soldados do Exército chegam à Cachoeiro e já atuam em pontos estratégicos

Sesa atualiza dados de febre amarela

ProUni: estudantes capixabas ganham mais prazo para apresentar documentos

Fespes vai denunciar Estado Brasileiro a entidades internacionais de direitos humanos pelo caos no ES

Procurador-geral da República vem ao Estado para dar aval à 'reforma da PM'

Governo abre processo contra 703 militares envolvidos em ‘revolta armada’

Famílias de militares seguem irredutíveis na porta dos batalhões

Nossa Senhora de Lourdes

São Miguel Febres - Padroeiro dos pedagogos

Atenção! Excesso de peso na mochila pode prejudicar saúde das crianças

Peritos aceleram liberação de cadáveres para receber mais corpos no DML

ARENA VERÃO 2017 COMEÇA NESTE FINAL DE SEMANA EM MARATAÍZES

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.