Agricultores de Cachoeiro recebem certificação orgânica

C0609-horta

Cinco agricultores de Cachoeiro de Itapemirim ganharam a certificação de produção orgânica, do Instituto Chão Vivo. Com isso, eles poderão comercializar seus produtos com a garantia de que produzem sem agrotóxicos ou outros produtos químicos, o que pode significar um incremento de até 30% no valor de venda.

Moradores do distrito de Pacotuba e do Assentamento Nova Safra, os agricultores certificados produzem hortaliças e frutas diversas, que são vendidas na feira livre realizada às sextas-feiras, no Pavilhão de Eventos da Ilha da Luz, e para a alimentação escolar da rede municipal de educação.

Os certificados já foram entregues e vão significar um diferencial para esses produtores, em um mercado cada vez mais exigente. Produzidos sem o uso de substâncias tóxicas, os orgânicos são bons para o produtor, para o consumidor e para o meio ambiente.

O produtor Ronsilson Felipe de Souza, da comunidade de Monte Alegre, em Pacotuba, é um dos cinco certificados. Ele produz alface, couve, cebolinha, salsa, quiabo, jiló e batata, e conta que o trabalho do município foi importante para mais essa conquista. “O apoio da prefeitura, por meio de seus técnicos, foi fundamental para que a gente conseguisse essa certificação”.

Busca pela melhoria da qualidade de vida no campo

A busca da certificação é uma proposta da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, como parte do Programa Municipal de Agricultura Orgânica. É uma das ações da prefeitura para promover a diversificação rural, o aumento da renda do homem do campo e a sustentabilidade.

“Essa é uma forma de comprovar que o produto tem qualidade intrínseca, é isento de agrotóxico e que o produtor teve zelo com o meio ambiente. Produto saudável, acima de tudo, é a proposta da certificação. O percentual a mais, muitas vezes, significa centavos para o consumidor, mas ele acaba consumindo um produto com mais garantias de procedência”, afirma a subsecretária de Agrodesenvolvimento, Edlene Barros.



Publicidade


Outras Notícias


Espírito Santo enfrenta desafio de vencer transmissão vertical do HIV, da hepatite B e da sífilis

Leptospirose é doença grave e transmitida por água contaminada de enchentes

Publicado decreto que autoriza uso do FGTS para compra de próteses

Saiba mais sobre as vacinas contra a gripe disponíveis no Brasil

Santo Apolônio, seu amor a Deus foi concreto

Inscrições para Cachoeirense Ausente de 2018 abrem nesta sexta (23)

Desfile e mostra cultural festejam emancipação de Cachoeiro

“A defesa da água é a defesa da vida”, afirma Papa

São Zacarias, Papa

Mais de cinco mil assinaturas reivindicam asfalto em comunidades de Alegre

São Nicolau de Flue, eremita

Prefeitura de Cachoeiro tenta disciplinar trânsito em cruzamento

Pai é preso suspeito de estuprar a filha de 11 anos em Marataízes

PM encontra pé de maconha dentro de casa em Cachoeiro

Torta Capixaba Orgulho da Nossa Gastronomia

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.