Agricultores de Cachoeiro recebem certificação orgânica

C0609-horta

Cinco agricultores de Cachoeiro de Itapemirim ganharam a certificação de produção orgânica, do Instituto Chão Vivo. Com isso, eles poderão comercializar seus produtos com a garantia de que produzem sem agrotóxicos ou outros produtos químicos, o que pode significar um incremento de até 30% no valor de venda.

Moradores do distrito de Pacotuba e do Assentamento Nova Safra, os agricultores certificados produzem hortaliças e frutas diversas, que são vendidas na feira livre realizada às sextas-feiras, no Pavilhão de Eventos da Ilha da Luz, e para a alimentação escolar da rede municipal de educação.

Os certificados já foram entregues e vão significar um diferencial para esses produtores, em um mercado cada vez mais exigente. Produzidos sem o uso de substâncias tóxicas, os orgânicos são bons para o produtor, para o consumidor e para o meio ambiente.

O produtor Ronsilson Felipe de Souza, da comunidade de Monte Alegre, em Pacotuba, é um dos cinco certificados. Ele produz alface, couve, cebolinha, salsa, quiabo, jiló e batata, e conta que o trabalho do município foi importante para mais essa conquista. “O apoio da prefeitura, por meio de seus técnicos, foi fundamental para que a gente conseguisse essa certificação”.

Busca pela melhoria da qualidade de vida no campo

A busca da certificação é uma proposta da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, como parte do Programa Municipal de Agricultura Orgânica. É uma das ações da prefeitura para promover a diversificação rural, o aumento da renda do homem do campo e a sustentabilidade.

“Essa é uma forma de comprovar que o produto tem qualidade intrínseca, é isento de agrotóxico e que o produtor teve zelo com o meio ambiente. Produto saudável, acima de tudo, é a proposta da certificação. O percentual a mais, muitas vezes, significa centavos para o consumidor, mas ele acaba consumindo um produto com mais garantias de procedência”, afirma a subsecretária de Agrodesenvolvimento, Edlene Barros.



Publicidade


Outras Notícias


Cachoeiro se prepara para receber mais uma edição da Stone Fair

Bienal Rubem Braga terá encontro nacional de literatura fantástica

Dia D de vacinação contra gripe em Cachoeiro é no sábado (12)

Inscrições no Enem já começaram

Inscrições para o Enem passam de 200 mil em uma hora e meia

São Pedro de Tarantásia, foi um homem pacificador

Diocese de Cachoeiro adota medidas para evitar contágio de gripes

Santa Casa lança campanha para incentivar mulheres a doar sangue

Estudantes são assaltadas na porta de faculdade em Cachoeiro

Homem é morto durante tentativa de assalto em Cachoeiro

Nasceu; e agora? Psicólogos explicam como lidar com a depressão pós-parto

Atenção, motoristas! IPVA de veículos com finais de placas de 6 a 0 começa a vencer

Prorrogado para 10 de maio prazo para renovar contratos do Fies

Campanha de vacinação em todo o país vai até 01 de junho

Conta de luz: Em maio bandeira tarifária mais cara

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.