Cachoeiro lança programa para revitalizar os córregos

C0612_corrego

Dois grandes córregos de Cachoeiro de Itapemirim vão ser o foco de um novo programa ambiental da cidade que tem o objetivo de revitalizá-los. Lançado nesta terça-feira (10), ele vai articular ações como a formação de agentes ambientais locais para, neste ano, já mudar a realidade dos canais.

Amarelo e Cobiça são os córregos escolhidos, por estarem entre os que têm o entorno mais densamente povoados. Quase todos os imóveis dos córregos já contam com serviço de esgotamento sanitário. Mas outros resíduos, principalmente, ainda impedem que esses cursos d’água estejam limpos.

“Vamos abraçar esta causa”, defendeu o biólogo Cláudio Vilarinho, que é líder comunitário no bairro Coronel Borges (último percorrido pelo córrego Cobiça) e tesoureiro da Fammopoci (Federação das Associações de Moradores e Movimentos Populares de Cachoeiro de Itapemirim).

A Fammopoci é uma das realizadoras do Programa de Revitalização dos Córregos, ao lado da Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim e a Odebrecht Ambiental (concessionária dos serviços de água e esgoto).

Novo desafio
Quase todos os córregos de Cachoeiro estão saneados. Porém muitos ainda estão poluídos pelo que não é esgoto residencial. Hoje, 95% dos imóveis da área urbana – inclusive sede dos distritos – têm esgotamento sanitário.

“Agora, é preciso cuidar do micro, para valorizar tudo que já foi feito e investido”, defendeu o prefeito Carlos Casteglione no lançamento, que contou com a presença de cerca de 20 lideranças comunitárias das comunidades do entorno dos córregos Cobiça e Amarelo.

Cenas dos córregos com muito lixo residencial, óleo e outros resíduos, além de ligações irregulares de esgoto recentes, foram apresentadas às lideranças, bem como o cronograma de formação de agentes locais de saneamento, que vão ser estimulados a elaborarem projetos específicos para onde atuam. O projeto deve ser levado, a partir de 2015, para outras comunidades.



Publicidade


Outras Notícias


Cachoeiro se prepara para receber mais uma edição da Stone Fair

Bienal Rubem Braga terá encontro nacional de literatura fantástica

Dia D de vacinação contra gripe em Cachoeiro é no sábado (12)

Inscrições no Enem já começaram

Inscrições para o Enem passam de 200 mil em uma hora e meia

São Pedro de Tarantásia, foi um homem pacificador

Diocese de Cachoeiro adota medidas para evitar contágio de gripes

Santa Casa lança campanha para incentivar mulheres a doar sangue

Estudantes são assaltadas na porta de faculdade em Cachoeiro

Homem é morto durante tentativa de assalto em Cachoeiro

Nasceu; e agora? Psicólogos explicam como lidar com a depressão pós-parto

Atenção, motoristas! IPVA de veículos com finais de placas de 6 a 0 começa a vencer

Prorrogado para 10 de maio prazo para renovar contratos do Fies

Campanha de vacinação em todo o país vai até 01 de junho

Conta de luz: Em maio bandeira tarifária mais cara

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.