Cachoeiro lança programa para revitalizar os córregos

C0612_corrego

Dois grandes córregos de Cachoeiro de Itapemirim vão ser o foco de um novo programa ambiental da cidade que tem o objetivo de revitalizá-los. Lançado nesta terça-feira (10), ele vai articular ações como a formação de agentes ambientais locais para, neste ano, já mudar a realidade dos canais.

Amarelo e Cobiça são os córregos escolhidos, por estarem entre os que têm o entorno mais densamente povoados. Quase todos os imóveis dos córregos já contam com serviço de esgotamento sanitário. Mas outros resíduos, principalmente, ainda impedem que esses cursos d’água estejam limpos.

“Vamos abraçar esta causa”, defendeu o biólogo Cláudio Vilarinho, que é líder comunitário no bairro Coronel Borges (último percorrido pelo córrego Cobiça) e tesoureiro da Fammopoci (Federação das Associações de Moradores e Movimentos Populares de Cachoeiro de Itapemirim).

A Fammopoci é uma das realizadoras do Programa de Revitalização dos Córregos, ao lado da Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim e a Odebrecht Ambiental (concessionária dos serviços de água e esgoto).

Novo desafio
Quase todos os córregos de Cachoeiro estão saneados. Porém muitos ainda estão poluídos pelo que não é esgoto residencial. Hoje, 95% dos imóveis da área urbana – inclusive sede dos distritos – têm esgotamento sanitário.

“Agora, é preciso cuidar do micro, para valorizar tudo que já foi feito e investido”, defendeu o prefeito Carlos Casteglione no lançamento, que contou com a presença de cerca de 20 lideranças comunitárias das comunidades do entorno dos córregos Cobiça e Amarelo.

Cenas dos córregos com muito lixo residencial, óleo e outros resíduos, além de ligações irregulares de esgoto recentes, foram apresentadas às lideranças, bem como o cronograma de formação de agentes locais de saneamento, que vão ser estimulados a elaborarem projetos específicos para onde atuam. O projeto deve ser levado, a partir de 2015, para outras comunidades.



Publicidade


Outras Notícias


Novas suspeitas de obras superfaturadas em Presidente Kennedy

Santos Rodrigo e Salomão - Sacerdotes mártires

Veículo com marcas de tiros é encontrado abandonado em bairro de Cachoeiro

Soldados do Exército chegam à Cachoeiro e já atuam em pontos estratégicos

Sesa atualiza dados de febre amarela

ProUni: estudantes capixabas ganham mais prazo para apresentar documentos

Fespes vai denunciar Estado Brasileiro a entidades internacionais de direitos humanos pelo caos no ES

Procurador-geral da República vem ao Estado para dar aval à 'reforma da PM'

Governo abre processo contra 703 militares envolvidos em ‘revolta armada’

Famílias de militares seguem irredutíveis na porta dos batalhões

Nossa Senhora de Lourdes

São Miguel Febres - Padroeiro dos pedagogos

Atenção! Excesso de peso na mochila pode prejudicar saúde das crianças

Peritos aceleram liberação de cadáveres para receber mais corpos no DML

ARENA VERÃO 2017 COMEÇA NESTE FINAL DE SEMANA EM MARATAÍZES

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.