Idaf retira de circulação mais de 800 quilos de carne e linguiça em Piúma

Carne 2

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) apreendeu aproximadamente 850 quilos de carne bovina e linguiça em um estabelecimento em Piúma na manhã dessa segunda-feira (16). Os produtos eram provenientes de abate clandestino e considerados impróprios para consumo.

Segundo o médico veterinário do Idaf, Agostinho Sergio Scofano, inicialmente a equipe do Instituto, juntamente com a Guarda Municipal de Anchieta, esteve em duas propriedades rurais do município que haviam sido alvo de denúncia. “O abate muito provavelmente é realizado nesses locais, pois durante a fiscalização encontramos vestígios, como balanças, ganchos, facas e outros utensílios que são utilizados nesses procedimentos. Também havia sangue, conteúdo ruminal e ossos, indicando que a atividade teria sido realizada recentemente, além de peles bovinas sendo salgadas. A partir de depoimentos, foi possível identificar que o dono de uma das propriedades também era proprietário de um açougue em Piúma”, diz.

No estabelecimento, foram encontradas carne bovina e linguiça, sem identificação da origem. O proprietário foi autuado e os produtos foram destruídos em função da impossibilidade de comprovar a qualidade dos produtos para consumo. “Esses alimentos podem estar contaminados, já que não há controle higiênico-sanitário no abate feito de forma irregular. Nosso trabalho visa justamente evitar que esse tipo de produto chegue à mesa do consumidor”, explica Agostinho Scofano.

Serviço de Inspeção Oficial

Toda indústria de produtos de origem animal deve ser registrada no órgão competente para poder funcionar no País. A fiscalização desses locais é baseada em normas, padrões de higiene e leis, que visam eliminar ou minimizar os riscos de contaminação durante a industrialização e manipulação desses alimentos.

O Serviço de Inspeção Oficial é a inspeção higiênico-sanitária e tecnológica da produção de alimentos de origem animal, desde o abate até a industrialização. É realizada por médicos veterinários e auxiliada por técnicos especializados, que pertencem ao Governo Federal, Estadual ou Municipal.

Mais imagems

Carne 1


Publicidade


Outras Notícias


Espírito Santo enfrenta desafio de vencer transmissão vertical do HIV, da hepatite B e da sífilis

Leptospirose é doença grave e transmitida por água contaminada de enchentes

Publicado decreto que autoriza uso do FGTS para compra de próteses

Saiba mais sobre as vacinas contra a gripe disponíveis no Brasil

Santo Apolônio, seu amor a Deus foi concreto

Inscrições para Cachoeirense Ausente de 2018 abrem nesta sexta (23)

Desfile e mostra cultural festejam emancipação de Cachoeiro

“A defesa da água é a defesa da vida”, afirma Papa

São Zacarias, Papa

Mais de cinco mil assinaturas reivindicam asfalto em comunidades de Alegre

São Nicolau de Flue, eremita

Prefeitura de Cachoeiro tenta disciplinar trânsito em cruzamento

Pai é preso suspeito de estuprar a filha de 11 anos em Marataízes

PM encontra pé de maconha dentro de casa em Cachoeiro

Torta Capixaba Orgulho da Nossa Gastronomia

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.