Idaf retira de circulação mais de 800 quilos de carne e linguiça em Piúma

Carne 2

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) apreendeu aproximadamente 850 quilos de carne bovina e linguiça em um estabelecimento em Piúma na manhã dessa segunda-feira (16). Os produtos eram provenientes de abate clandestino e considerados impróprios para consumo.

Segundo o médico veterinário do Idaf, Agostinho Sergio Scofano, inicialmente a equipe do Instituto, juntamente com a Guarda Municipal de Anchieta, esteve em duas propriedades rurais do município que haviam sido alvo de denúncia. “O abate muito provavelmente é realizado nesses locais, pois durante a fiscalização encontramos vestígios, como balanças, ganchos, facas e outros utensílios que são utilizados nesses procedimentos. Também havia sangue, conteúdo ruminal e ossos, indicando que a atividade teria sido realizada recentemente, além de peles bovinas sendo salgadas. A partir de depoimentos, foi possível identificar que o dono de uma das propriedades também era proprietário de um açougue em Piúma”, diz.

No estabelecimento, foram encontradas carne bovina e linguiça, sem identificação da origem. O proprietário foi autuado e os produtos foram destruídos em função da impossibilidade de comprovar a qualidade dos produtos para consumo. “Esses alimentos podem estar contaminados, já que não há controle higiênico-sanitário no abate feito de forma irregular. Nosso trabalho visa justamente evitar que esse tipo de produto chegue à mesa do consumidor”, explica Agostinho Scofano.

Serviço de Inspeção Oficial

Toda indústria de produtos de origem animal deve ser registrada no órgão competente para poder funcionar no País. A fiscalização desses locais é baseada em normas, padrões de higiene e leis, que visam eliminar ou minimizar os riscos de contaminação durante a industrialização e manipulação desses alimentos.

O Serviço de Inspeção Oficial é a inspeção higiênico-sanitária e tecnológica da produção de alimentos de origem animal, desde o abate até a industrialização. É realizada por médicos veterinários e auxiliada por técnicos especializados, que pertencem ao Governo Federal, Estadual ou Municipal.

Mais imagems

Carne 1


Publicidade


Outras Notícias


Novas suspeitas de obras superfaturadas em Presidente Kennedy

Santos Rodrigo e Salomão - Sacerdotes mártires

Veículo com marcas de tiros é encontrado abandonado em bairro de Cachoeiro

Soldados do Exército chegam à Cachoeiro e já atuam em pontos estratégicos

Sesa atualiza dados de febre amarela

ProUni: estudantes capixabas ganham mais prazo para apresentar documentos

Fespes vai denunciar Estado Brasileiro a entidades internacionais de direitos humanos pelo caos no ES

Procurador-geral da República vem ao Estado para dar aval à 'reforma da PM'

Governo abre processo contra 703 militares envolvidos em ‘revolta armada’

Famílias de militares seguem irredutíveis na porta dos batalhões

Nossa Senhora de Lourdes

São Miguel Febres - Padroeiro dos pedagogos

Atenção! Excesso de peso na mochila pode prejudicar saúde das crianças

Peritos aceleram liberação de cadáveres para receber mais corpos no DML

ARENA VERÃO 2017 COMEÇA NESTE FINAL DE SEMANA EM MARATAÍZES

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.