Professores ganham microfones para preservar a saúde vocal

C0618_vocal

Os professores das escolas municipais de Cachoeiro de Itapemirim estão recebendo kits com microfone auricular e caixa de som amplificada para preservar a voz, principal instrumento do trabalho em sala de aula. A iniciativa integra o programa de Saúde Vocal do Professor, criado pela Secretaria Municipal de Educação (Seme).
Os equipamentos são distribuídos, desde a última semana, aos profissionais efetivos e temporários em atividade na rede municipal. Mais de 1.400 docentes serão contemplados. Pedagogos, coordenadores e gestores também devem receber o material, em um segundo momento.

“Essa ação mostra o zelo do governo municipal com a saúde e o bem-estar do nosso servidor. Queremos prevenir agravos decorrentes da intensa utilização da voz no desempenho do trabalho”, explica a secretária municipal de Educação, Cristiane Paris.

Na última terça-feira (17), dia de formação nas escolas municipais, houve entrega de kits e professores assistiram ao filme “Minha voz, minha vida”, feito pelo Sindicato dos Professores de São Paulo (Sinpro-SP), para reflexão sobre a importância da saúde vocal do docente.

Há, também, a expectativa de mudança no comportamento dos alunos, verificada em cidades brasileiras que já adotaram o microfone. “Eles conversam menos e mais baixo, e prestam mais atenção nas aulas”, conta Paris.

As caixas de som entregues pela Seme ainda têm entrada USB, para pen drive e outros dispositivos móveis, o que oferece aos professores a oportunidade de usar a música, por exemplo, para desenvolver atividades pedagógicas mais interativas.

Programa
Além da entrega dos kits, o programa de Saúde Vocal do Professor prevê ações como a troca de quadros de giz por lousas de pincel, oferta de alimentação apropriada nos intervalos das aulas, avaliação fonoaudiológica e o incentivo à prática de cuidados necessários à proteção da voz.



Publicidade


Outras Notícias


PREFEITURA DE CACHOEIRO E SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE AMPLIA EXAMES

Caminhoneiro sofre sequestro-relâmpago e tem caminhão roubado em Cachoeiro

Motorista morre afogado em Itapemirim

Jovem de 15 anos morre após perder o controle de motocicleta na curva de Boa Vista, em Marataízes.

Público não comparece ao Carnaval de Cachoeiro

São Martiniano - O jovem eremita

Caminhão e carro batem de frente e duas pessoas morrem na BR 101 em Atílio Vivácqua

Campanha coleta mais de 40 toneladas de lixo eletrônico em Cachoeiro

Novas suspeitas de obras superfaturadas em Presidente Kennedy

Santos Rodrigo e Salomão - Sacerdotes mártires

Veículo com marcas de tiros é encontrado abandonado em bairro de Cachoeiro

Soldados do Exército chegam à Cachoeiro e já atuam em pontos estratégicos

Sesa atualiza dados de febre amarela

ProUni: estudantes capixabas ganham mais prazo para apresentar documentos

Fespes vai denunciar Estado Brasileiro a entidades internacionais de direitos humanos pelo caos no ES

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.