Professores ganham microfones para preservar a saúde vocal

C0618_vocal

Os professores das escolas municipais de Cachoeiro de Itapemirim estão recebendo kits com microfone auricular e caixa de som amplificada para preservar a voz, principal instrumento do trabalho em sala de aula. A iniciativa integra o programa de Saúde Vocal do Professor, criado pela Secretaria Municipal de Educação (Seme).
Os equipamentos são distribuídos, desde a última semana, aos profissionais efetivos e temporários em atividade na rede municipal. Mais de 1.400 docentes serão contemplados. Pedagogos, coordenadores e gestores também devem receber o material, em um segundo momento.

“Essa ação mostra o zelo do governo municipal com a saúde e o bem-estar do nosso servidor. Queremos prevenir agravos decorrentes da intensa utilização da voz no desempenho do trabalho”, explica a secretária municipal de Educação, Cristiane Paris.

Na última terça-feira (17), dia de formação nas escolas municipais, houve entrega de kits e professores assistiram ao filme “Minha voz, minha vida”, feito pelo Sindicato dos Professores de São Paulo (Sinpro-SP), para reflexão sobre a importância da saúde vocal do docente.

Há, também, a expectativa de mudança no comportamento dos alunos, verificada em cidades brasileiras que já adotaram o microfone. “Eles conversam menos e mais baixo, e prestam mais atenção nas aulas”, conta Paris.

As caixas de som entregues pela Seme ainda têm entrada USB, para pen drive e outros dispositivos móveis, o que oferece aos professores a oportunidade de usar a música, por exemplo, para desenvolver atividades pedagógicas mais interativas.

Programa
Além da entrega dos kits, o programa de Saúde Vocal do Professor prevê ações como a troca de quadros de giz por lousas de pincel, oferta de alimentação apropriada nos intervalos das aulas, avaliação fonoaudiológica e o incentivo à prática de cuidados necessários à proteção da voz.



Publicidade


Outras Notícias


Cachoeiro se prepara para receber mais uma edição da Stone Fair

Bienal Rubem Braga terá encontro nacional de literatura fantástica

Dia D de vacinação contra gripe em Cachoeiro é no sábado (12)

Inscrições no Enem já começaram

Inscrições para o Enem passam de 200 mil em uma hora e meia

São Pedro de Tarantásia, foi um homem pacificador

Diocese de Cachoeiro adota medidas para evitar contágio de gripes

Santa Casa lança campanha para incentivar mulheres a doar sangue

Estudantes são assaltadas na porta de faculdade em Cachoeiro

Homem é morto durante tentativa de assalto em Cachoeiro

Nasceu; e agora? Psicólogos explicam como lidar com a depressão pós-parto

Atenção, motoristas! IPVA de veículos com finais de placas de 6 a 0 começa a vencer

Prorrogado para 10 de maio prazo para renovar contratos do Fies

Campanha de vacinação em todo o país vai até 01 de junho

Conta de luz: Em maio bandeira tarifária mais cara

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.