Professores ganham microfones para preservar a saúde vocal

C0618_vocal

Os professores das escolas municipais de Cachoeiro de Itapemirim estão recebendo kits com microfone auricular e caixa de som amplificada para preservar a voz, principal instrumento do trabalho em sala de aula. A iniciativa integra o programa de Saúde Vocal do Professor, criado pela Secretaria Municipal de Educação (Seme).
Os equipamentos são distribuídos, desde a última semana, aos profissionais efetivos e temporários em atividade na rede municipal. Mais de 1.400 docentes serão contemplados. Pedagogos, coordenadores e gestores também devem receber o material, em um segundo momento.

“Essa ação mostra o zelo do governo municipal com a saúde e o bem-estar do nosso servidor. Queremos prevenir agravos decorrentes da intensa utilização da voz no desempenho do trabalho”, explica a secretária municipal de Educação, Cristiane Paris.

Na última terça-feira (17), dia de formação nas escolas municipais, houve entrega de kits e professores assistiram ao filme “Minha voz, minha vida”, feito pelo Sindicato dos Professores de São Paulo (Sinpro-SP), para reflexão sobre a importância da saúde vocal do docente.

Há, também, a expectativa de mudança no comportamento dos alunos, verificada em cidades brasileiras que já adotaram o microfone. “Eles conversam menos e mais baixo, e prestam mais atenção nas aulas”, conta Paris.

As caixas de som entregues pela Seme ainda têm entrada USB, para pen drive e outros dispositivos móveis, o que oferece aos professores a oportunidade de usar a música, por exemplo, para desenvolver atividades pedagógicas mais interativas.

Programa
Além da entrega dos kits, o programa de Saúde Vocal do Professor prevê ações como a troca de quadros de giz por lousas de pincel, oferta de alimentação apropriada nos intervalos das aulas, avaliação fonoaudiológica e o incentivo à prática de cuidados necessários à proteção da voz.



Publicidade


Outras Notícias


Novas suspeitas de obras superfaturadas em Presidente Kennedy

Santos Rodrigo e Salomão - Sacerdotes mártires

Veículo com marcas de tiros é encontrado abandonado em bairro de Cachoeiro

Soldados do Exército chegam à Cachoeiro e já atuam em pontos estratégicos

Sesa atualiza dados de febre amarela

ProUni: estudantes capixabas ganham mais prazo para apresentar documentos

Fespes vai denunciar Estado Brasileiro a entidades internacionais de direitos humanos pelo caos no ES

Procurador-geral da República vem ao Estado para dar aval à 'reforma da PM'

Governo abre processo contra 703 militares envolvidos em ‘revolta armada’

Famílias de militares seguem irredutíveis na porta dos batalhões

Nossa Senhora de Lourdes

São Miguel Febres - Padroeiro dos pedagogos

Atenção! Excesso de peso na mochila pode prejudicar saúde das crianças

Peritos aceleram liberação de cadáveres para receber mais corpos no DML

ARENA VERÃO 2017 COMEÇA NESTE FINAL DE SEMANA EM MARATAÍZES

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.