Professores ganham microfones para preservar a saúde vocal

C0618_vocal

Os professores das escolas municipais de Cachoeiro de Itapemirim estão recebendo kits com microfone auricular e caixa de som amplificada para preservar a voz, principal instrumento do trabalho em sala de aula. A iniciativa integra o programa de Saúde Vocal do Professor, criado pela Secretaria Municipal de Educação (Seme).
Os equipamentos são distribuídos, desde a última semana, aos profissionais efetivos e temporários em atividade na rede municipal. Mais de 1.400 docentes serão contemplados. Pedagogos, coordenadores e gestores também devem receber o material, em um segundo momento.

“Essa ação mostra o zelo do governo municipal com a saúde e o bem-estar do nosso servidor. Queremos prevenir agravos decorrentes da intensa utilização da voz no desempenho do trabalho”, explica a secretária municipal de Educação, Cristiane Paris.

Na última terça-feira (17), dia de formação nas escolas municipais, houve entrega de kits e professores assistiram ao filme “Minha voz, minha vida”, feito pelo Sindicato dos Professores de São Paulo (Sinpro-SP), para reflexão sobre a importância da saúde vocal do docente.

Há, também, a expectativa de mudança no comportamento dos alunos, verificada em cidades brasileiras que já adotaram o microfone. “Eles conversam menos e mais baixo, e prestam mais atenção nas aulas”, conta Paris.

As caixas de som entregues pela Seme ainda têm entrada USB, para pen drive e outros dispositivos móveis, o que oferece aos professores a oportunidade de usar a música, por exemplo, para desenvolver atividades pedagógicas mais interativas.

Programa
Além da entrega dos kits, o programa de Saúde Vocal do Professor prevê ações como a troca de quadros de giz por lousas de pincel, oferta de alimentação apropriada nos intervalos das aulas, avaliação fonoaudiológica e o incentivo à prática de cuidados necessários à proteção da voz.



Publicidade


Outras Notícias


Espírito Santo enfrenta desafio de vencer transmissão vertical do HIV, da hepatite B e da sífilis

Leptospirose é doença grave e transmitida por água contaminada de enchentes

Publicado decreto que autoriza uso do FGTS para compra de próteses

Saiba mais sobre as vacinas contra a gripe disponíveis no Brasil

Santo Apolônio, seu amor a Deus foi concreto

Inscrições para Cachoeirense Ausente de 2018 abrem nesta sexta (23)

Desfile e mostra cultural festejam emancipação de Cachoeiro

“A defesa da água é a defesa da vida”, afirma Papa

São Zacarias, Papa

Mais de cinco mil assinaturas reivindicam asfalto em comunidades de Alegre

São Nicolau de Flue, eremita

Prefeitura de Cachoeiro tenta disciplinar trânsito em cruzamento

Pai é preso suspeito de estuprar a filha de 11 anos em Marataízes

PM encontra pé de maconha dentro de casa em Cachoeiro

Torta Capixaba Orgulho da Nossa Gastronomia

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.