Projeto quer aproximar mercado de trabalho e pessoas com deficiência

Eficiente

Promover o acesso das pessoas com deficiência à qualificação profissional e ao mercado de trabalho, com vistas à superação de barreiras, ao fortalecimento da autonomia, do protagonismo e da participação social. Essa é a proposta do projeto Pessoa com (D)Eficiência, desenvolvido pela prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim e pioneiro no Espírito Santo.

A iniciativa pretende favorecer cerca de 840 famílias do município que têm como membros pessoas com deficiência que estejam cadastradas no Benefício de Prestação Continuada (BPC), com idade entre 15 e 59 anos. Mas a previsão da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), que coordena a ação, é que o número de atendimento seja ainda maior.

O lançamento do projeto aconteceu nesta quinta-feira (3), no auditório do Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), no bairro Aeroporto, e contou com a participação de representantes de órgãos e entidades parceiras. São elas: Ministério Público do Trabalho (MPT), Comdpede, Pronatec, Sest/Senat, Viação Itapemirim, Unimed Sul Capixaba, Supermercados Perim e Centro Universitário São Camilo.

Depois, estudantes do curso superior de Psicologia, do São Camilo, participaram de uma capacitação oferecida pela Semdes, na qual receberam instruções de profissionais que trabalham na secretaria e, também, do procurador do trabalho do MPT, Djailson Martins Rocha. Ao todo, são 64 alunos que vão atuar como entrevistadores. As abordagens começam já na próxima semana.

“Para a segurança da população que irá recebê-los, os universitários inscritos realizarão as visitas devidamente identificados com camisa e crachá”, explica o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Thiago Viana. Segundo ele, o projeto foi desenvolvido a partir da análise das ações e dos programas já em atividade em Cachoeiro.

“Nosso objetivo é identificar as pessoas com deficiência no município para conhecer suas necessidades. Desta forma, será possível oferecer oportunidades de acesso e incentivá-las a participar de cursos de qualificação profissional”, frisa o secretário.



Publicidade


Outras Notícias


Novas suspeitas de obras superfaturadas em Presidente Kennedy

Santos Rodrigo e Salomão - Sacerdotes mártires

Veículo com marcas de tiros é encontrado abandonado em bairro de Cachoeiro

Soldados do Exército chegam à Cachoeiro e já atuam em pontos estratégicos

Sesa atualiza dados de febre amarela

ProUni: estudantes capixabas ganham mais prazo para apresentar documentos

Fespes vai denunciar Estado Brasileiro a entidades internacionais de direitos humanos pelo caos no ES

Procurador-geral da República vem ao Estado para dar aval à 'reforma da PM'

Governo abre processo contra 703 militares envolvidos em ‘revolta armada’

Famílias de militares seguem irredutíveis na porta dos batalhões

Nossa Senhora de Lourdes

São Miguel Febres - Padroeiro dos pedagogos

Atenção! Excesso de peso na mochila pode prejudicar saúde das crianças

Peritos aceleram liberação de cadáveres para receber mais corpos no DML

ARENA VERÃO 2017 COMEÇA NESTE FINAL DE SEMANA EM MARATAÍZES

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.