Infectologista alerta para cuidados e prevenção de doenças respiratórias

Asma_e_outras_doen__as_respirat__rias1_min_bdee-78332

O clima seco e as mudanças bruscas de temperatura contribuem para o aparecimento de doenças típicas desta época do ano Quando a temperatura cai, diversas doenças atacam o organismo. O sistema respiratório é o principal alvo de vírus e bactérias, que aproveitam o tempo seco, os locais fechados e as aglomerações para se espalhar. As doenças típicas deste período são resfriado, gripe, rinite sinusite, faringite ou amigdalite aguda (inflamação de garganta), bronquite, pneumonia e asma.

A médica infectologista, Zamara Brandão Ribeiro, alerta para alguns cuidados para a prevenção destas doenças. “Evitar aglomerações e locais fechados, lavar as mãos constantemente, cobrir o nariz e a boca quando tossir ou espirrar, usar lenços descartáveis, beber bastante água, manter os ambientes da casa limpos e arejados, retirar o pó da mobília e manter as roupas de cama sempre limpas”, argumentou ressaltado que também é importante manter o cartão de vacinas em dia.

Zamara ainda ressaltou que alguns grupos precisam redobrar os cuidados no período de estiagem e mudanças repentinas de temperaturas. “Os idosos, crianças com idade inferior a dois anos, gestantes, diabéticos, pneumopatas, cardiopatas, obesos mórbidos e pacientes com algum grau de imunossupressão ( AIDS, câncer, transplantados, pacientes em uso de corticosteróides em dose alta ( reumatológicos), ou quimioterapia, ou radioterapia, entre outros)”, concluiu.

Umidade do ar: A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera como ideal a umidade do ar acima de 60%. É considerado estado de atenção quando a umidade cai abaixo dos 30%. Quando a umidade atinge níveis entre 19% e 12%, é decretado o estado de alerta. Abaixo disso, é considerado estado de emergência.



Publicidade


Outras Notícias


Espírito Santo enfrenta desafio de vencer transmissão vertical do HIV, da hepatite B e da sífilis

Leptospirose é doença grave e transmitida por água contaminada de enchentes

Publicado decreto que autoriza uso do FGTS para compra de próteses

Saiba mais sobre as vacinas contra a gripe disponíveis no Brasil

Santo Apolônio, seu amor a Deus foi concreto

Inscrições para Cachoeirense Ausente de 2018 abrem nesta sexta (23)

Desfile e mostra cultural festejam emancipação de Cachoeiro

“A defesa da água é a defesa da vida”, afirma Papa

São Zacarias, Papa

Mais de cinco mil assinaturas reivindicam asfalto em comunidades de Alegre

São Nicolau de Flue, eremita

Prefeitura de Cachoeiro tenta disciplinar trânsito em cruzamento

Pai é preso suspeito de estuprar a filha de 11 anos em Marataízes

PM encontra pé de maconha dentro de casa em Cachoeiro

Torta Capixaba Orgulho da Nossa Gastronomia

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.