Muqui é sede do 64° Encontro Nacional de Folia de Reis

A1dc3700-c

O colorido da Tradicional Festa de Folia de Reis tomará as ruas do sítio histórico de Muqui no próximo dia 23 de agosto. A cidade sediará um dos eventos folclóricos mais antigos do Brasil: o 64° Encontro Nacional de Folia de Reis. A programação da festa começará às 08 horas e seguirá até 21 horas. A entrada é franca.

O evento é uma sequência do “Torneio de Folias”, iniciado em 1950, que atualmente é um encontro ao invés de disputa entre os grupos. O objetivo é promover a difusão da cultura popular e o congraçamento, além do belíssimo espetáculo cênico oferecido aos turistas durante as apresentações das folias no sítio histórico. Considerada uma importante manifestação do catolicismo popular, a Folia de Reis está presente em diversos países, sendo que no Brasil o festejo existe em quase todo o território. Hoje em dia, a festa atrai turistas de outras religiões que estão interessados em conhecer a cultura popular. Folia de Reis Folia de Reis é um festejo de origem portuguesa, ligado às comemorações do culto católico do Natal que, trazido para o Brasil, ganhou força no século XIX, nas regiões onde a cafeicultura prosperou, sobretudo nas pequenas cidades de estados como Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo e Goiás. Segundo o “Índice do Folclore Capixaba”, de Renato Pacheco e Luis Guilherme Santos Neves, a Folia de Reis “consiste na louvação dos Santos Reis indo os foliões à noite, pelas casas, apresentando seu canto e seu peditório… O grupo pode ser numeroso, sem indumentária própria, podendo levar à cabeça chapéus com enfeites de fitas e flores coloridas ou espelhinhos. Entre os participantes pode haver um ou dois palhaços vestindo roupa de chitão estampado, folgadona, atrás de máscaras de couro de animais”. No Espírito Santo e no Brasil, a visitação das casas é feita por grupos organizados, muitos dos quais motivados por propósitos sociais e filantrópicos. Cada grupo é composto por músicos tocando instrumentos, em sua maioria de confecção caseira e artesanal, como tambores, reco-reco, flauta e rabeca (espécie de violino rústico), além da tradicional viola caipira e da sanfona. Além dos músicos instrumentistas e cantores, o grupo muitas vezes é formado também por dançarinos, palhaços e outras figuras folclóricas, devidamente caracterizadas. Todos se organizam sob a liderança do “capitão da folia” e seguem rigorosamente os passos da bandeira, cumprindo rituais tradicionais. Confira a Programação da festa: 08 h – Chegada das folias de Reis de diversas cidades do Brasil

08 h – Café da manhã servido na Escola Marcondes Souza

10 h – Abertura oficial na Escola Marcondes Souza

11 h – Reunião de Mestres no Teatro Neném Paiva

11 h – Cada monitor (pessoas contratadas e treinadas no município) levará uma ou duas folias para tocar

12 h – Almoço

15 h – Cortejo das Folias de Reis em direção à Igreja

16 h – Benção das Folias na Igreja.

17h30 – Café da tarde – Quadra da Escola Marcondes de Souza

18 h – Encontro na tenda Lona para apresentação dos Palhaços .

18 h a 20 h – Entrega de troféus e dinheiro em um local na praça, pode ser em frente ao Fórum (tenda com fundo de palco. Toda a Folia se posiciona para tirar foto).

21 h – Atrações paralelas nos bares e Teatro Neném Paiva



Publicidade


Outras Notícias


Novas suspeitas de obras superfaturadas em Presidente Kennedy

Santos Rodrigo e Salomão - Sacerdotes mártires

Veículo com marcas de tiros é encontrado abandonado em bairro de Cachoeiro

Soldados do Exército chegam à Cachoeiro e já atuam em pontos estratégicos

Sesa atualiza dados de febre amarela

ProUni: estudantes capixabas ganham mais prazo para apresentar documentos

Fespes vai denunciar Estado Brasileiro a entidades internacionais de direitos humanos pelo caos no ES

Procurador-geral da República vem ao Estado para dar aval à 'reforma da PM'

Governo abre processo contra 703 militares envolvidos em ‘revolta armada’

Famílias de militares seguem irredutíveis na porta dos batalhões

Nossa Senhora de Lourdes

São Miguel Febres - Padroeiro dos pedagogos

Atenção! Excesso de peso na mochila pode prejudicar saúde das crianças

Peritos aceleram liberação de cadáveres para receber mais corpos no DML

ARENA VERÃO 2017 COMEÇA NESTE FINAL DE SEMANA EM MARATAÍZES

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.