Centro de Atendimento ao Surdo de Cachoeiro desenvolve projeto de jiu-jitsu

Giu

Com o objetivo de incluir a comunidade surda, o Centro de Atendimento ao Surdo (CAS) de Cachoeiro de Itapemirim está desenvolvendo o projeto “A Arte Suave de Cachoeiro”, que ensina os princípios básicos da arte marcial jiu-jitsu. Atualmente, a iniciativa beneficia 15 estudantes que possuem deficiência auditiva, sendo também aberto para a comunidade local.

O projeto tem por finalidade incluir socialmente surdos e ouvintes no ambiente educacional, por meio do esporte, atuando como uma ferramenta de interação e inclusão social.

“A ação tem movimentado significativamente a comunidade surda de nossa escola, elevando a autoestima de nossos alunos, proporcionando a interação com os ouvintes. Além da socialização, o projeto também estimula os estudantes a participarem de outras ações desenvolvidas no CAS”, destacou o diretor Wanderson da Silva Santos.

As aulas, voltadas para crianças, adolescentes, jovens e adultos, contam com um interprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), assim possibilitando aos estudantes aprenderem sobre o histórico do jiu-jitsu, golpes básicos, regras, dentre outras técnicas da modalidade esportiva.

“A capacidade de atenção dos surdos e seu sentido de visão aguçado ocasionado pela falta do sentido da audição, facilita a compreensão e o aprendizado”, pontuou o diretor.

Segundo o mestre de jiu-jitsu, Edson Lázaro, o projeto formará campeões dentro e fora do tatame, pois valores como disciplina, humildade, respeito e educação serão agregados aos participantes.

“Jiu-jitsu é um esporte que visa totalmente à técnica e à eficiência sobre seu adversário, estimulando o raciocínio rápido e a inteligência na hora de momentos difíceis no combate, um verdadeiro xadrez humano”, explicou o mestre.

Os interessados em participar do projeto “A Arte Suave de Cachoeiro” devem procurar o CAS das 9 às 17 horas, horário de funcionamento semanal da instituição, e apresentar documentos pessoais e comprovante de residência. Menores de idade só poderão efetuar a participação mediante a autorização de pais ou responsáveis.



Publicidade


Outras Notícias


Cachoeiro se prepara para receber mais uma edição da Stone Fair

Bienal Rubem Braga terá encontro nacional de literatura fantástica

Dia D de vacinação contra gripe em Cachoeiro é no sábado (12)

Inscrições no Enem já começaram

Inscrições para o Enem passam de 200 mil em uma hora e meia

São Pedro de Tarantásia, foi um homem pacificador

Diocese de Cachoeiro adota medidas para evitar contágio de gripes

Santa Casa lança campanha para incentivar mulheres a doar sangue

Estudantes são assaltadas na porta de faculdade em Cachoeiro

Homem é morto durante tentativa de assalto em Cachoeiro

Nasceu; e agora? Psicólogos explicam como lidar com a depressão pós-parto

Atenção, motoristas! IPVA de veículos com finais de placas de 6 a 0 começa a vencer

Prorrogado para 10 de maio prazo para renovar contratos do Fies

Campanha de vacinação em todo o país vai até 01 de junho

Conta de luz: Em maio bandeira tarifária mais cara

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.