Oferta recorde de cursos profissionalizantes em Cachoeiro

C0806_pronatec

A oferta de qualificação profissional deve alcançar marca histórica em Cachoeiro de Itapemirim neste ano. Apenas via Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec), parceria entre governo federal e prefeitura, serão oferecidas, ao menos, 2,8 mil vagas em cursos profissionalizantes gratuitos, que ainda garantem aos alunos um auxílio mensal para alimentação e transporte.
Mais de 1 mil vagas foram disponibilizadas desde janeiro, e, nesta quarta-feira (6), 145 novas foram abertas. São para os cursos de Agente Operacional de Estação de Passageiros, Artesão em Bordado à Mão, Auxiliar Administrativo, Operador de Retroescavadeira e Recepcionista.

Os interessados devem procurar o Centro de Referência da Juventude, na Praça de Fátima, Centro, munidos dos documentos exigidos: Carteira de Identidade; CPF; Carteira de Trabalho (parte da foto, verso e parte do contrato); número do PIS; número da Conta na Caixa Econômica Federal (cartão ou extrato); comprovante de residência e comprovante de escolaridade. O prazo de inscrição termina no próximo dia 29.

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Thiago Viana, por meio do Pronatec o município tem buscado, principalmente, a inserção dos jovens no mercado de trabalho. “Todos os meses, até o fim do ano, vamos continuar oferecendo novas vagas, e é possível que elas superem as 2,8 mil previstas, que já é o maior número disponibilizado para Cachoeiro”, afirma.

Os cursos são pactuados a partir de uma pesquisa do mercado local, para que as demandas por profissionais sejam atendidas. “A empregabilidade após a capacitação tem sido muito alta. Estamos gerando mão de obra qualificada para o município”, avalia Viana.

Projovem Trabalhador
Outras 400 vagas para qualificação profissional foram oferecidas em Cachoeiro, neste ano, pelo programa Projovem Trabalhador, fruto de parceria entre os governos federal, estadual e municipal. Participam dos cursos jovens entre 18 e 29 anos em situação de desemprego. As aulas serão concluídas em dezembro.

Cursos com vagas abertas

Agente Operacional de Estação de Passageiros
Requisito: Ensino fundamental completo
Atua no planejamento e controle de atividades, realiza manobras ferroviárias e vistoriar o material rodante, via permanente e sinalização, atendendo procedimentos técnicos, operacionais, normas de segurança, de saúde, de qualidade e meio ambiente. Elaborar a documentação física e digital dos processos da operação ferroviária garantindo o cumprimento da legislação vigente e a consistência das informações de acordo com os padrões de qualidade e segurança.

Artesão em Bordado à Mão
Requisito: Ensino fundamental I incompleto
Desenvolve, com o uso da criatividade e das técnicas de bordado, produtos artesanais em diversos materiais, tendo como referência a cultura local, a origem e a estrutura dos pontos e a história do bordado. Participa de feiras e exposições.

Auxiliar Administrativo
Requisito: Ensino Médio incompleto
Atua nos processos administrativos de empresas urbanas e rurais, executando atividades de apoio nas áreas de recursos humanos, finanças, produção, logística e vendas, observando os procedimentos operacionais e a legislação.

Operador de Retroescavadeira
Requisito: Ensino Fundamental I incompleto
Opera retroescavadeira de forma segura e eficiente, proporcionando maior produtividade e redução de custos. Observa normas de segurança.

Recepcionista
Requisito: Ensino Fundamental II incompleto
Recepciona e atende diferentes públicos, por meio de diversos canais de comunicação (telefone, virtual e presencial). Promove a satisfação, a qualidade e a excelência no atendimento. Presta informações e estabelece fluxos de atendimento, com base nos processos, produtos e serviços da organização, de modo a atender com rapidez e eficiência às necessidades do cliente.



Publicidade


Outras Notícias


PREFEITURA DE CACHOEIRO E SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE AMPLIA EXAMES

Caminhoneiro sofre sequestro-relâmpago e tem caminhão roubado em Cachoeiro

Motorista morre afogado em Itapemirim

Jovem de 15 anos morre após perder o controle de motocicleta na curva de Boa Vista, em Marataízes.

Público não comparece ao Carnaval de Cachoeiro

São Martiniano - O jovem eremita

Caminhão e carro batem de frente e duas pessoas morrem na BR 101 em Atílio Vivácqua

Campanha coleta mais de 40 toneladas de lixo eletrônico em Cachoeiro

Novas suspeitas de obras superfaturadas em Presidente Kennedy

Santos Rodrigo e Salomão - Sacerdotes mártires

Veículo com marcas de tiros é encontrado abandonado em bairro de Cachoeiro

Soldados do Exército chegam à Cachoeiro e já atuam em pontos estratégicos

Sesa atualiza dados de febre amarela

ProUni: estudantes capixabas ganham mais prazo para apresentar documentos

Fespes vai denunciar Estado Brasileiro a entidades internacionais de direitos humanos pelo caos no ES

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.