Oferta recorde de cursos profissionalizantes em Cachoeiro

C0806_pronatec

A oferta de qualificação profissional deve alcançar marca histórica em Cachoeiro de Itapemirim neste ano. Apenas via Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec), parceria entre governo federal e prefeitura, serão oferecidas, ao menos, 2,8 mil vagas em cursos profissionalizantes gratuitos, que ainda garantem aos alunos um auxílio mensal para alimentação e transporte.
Mais de 1 mil vagas foram disponibilizadas desde janeiro, e, nesta quarta-feira (6), 145 novas foram abertas. São para os cursos de Agente Operacional de Estação de Passageiros, Artesão em Bordado à Mão, Auxiliar Administrativo, Operador de Retroescavadeira e Recepcionista.

Os interessados devem procurar o Centro de Referência da Juventude, na Praça de Fátima, Centro, munidos dos documentos exigidos: Carteira de Identidade; CPF; Carteira de Trabalho (parte da foto, verso e parte do contrato); número do PIS; número da Conta na Caixa Econômica Federal (cartão ou extrato); comprovante de residência e comprovante de escolaridade. O prazo de inscrição termina no próximo dia 29.

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Thiago Viana, por meio do Pronatec o município tem buscado, principalmente, a inserção dos jovens no mercado de trabalho. “Todos os meses, até o fim do ano, vamos continuar oferecendo novas vagas, e é possível que elas superem as 2,8 mil previstas, que já é o maior número disponibilizado para Cachoeiro”, afirma.

Os cursos são pactuados a partir de uma pesquisa do mercado local, para que as demandas por profissionais sejam atendidas. “A empregabilidade após a capacitação tem sido muito alta. Estamos gerando mão de obra qualificada para o município”, avalia Viana.

Projovem Trabalhador
Outras 400 vagas para qualificação profissional foram oferecidas em Cachoeiro, neste ano, pelo programa Projovem Trabalhador, fruto de parceria entre os governos federal, estadual e municipal. Participam dos cursos jovens entre 18 e 29 anos em situação de desemprego. As aulas serão concluídas em dezembro.

Cursos com vagas abertas

Agente Operacional de Estação de Passageiros
Requisito: Ensino fundamental completo
Atua no planejamento e controle de atividades, realiza manobras ferroviárias e vistoriar o material rodante, via permanente e sinalização, atendendo procedimentos técnicos, operacionais, normas de segurança, de saúde, de qualidade e meio ambiente. Elaborar a documentação física e digital dos processos da operação ferroviária garantindo o cumprimento da legislação vigente e a consistência das informações de acordo com os padrões de qualidade e segurança.

Artesão em Bordado à Mão
Requisito: Ensino fundamental I incompleto
Desenvolve, com o uso da criatividade e das técnicas de bordado, produtos artesanais em diversos materiais, tendo como referência a cultura local, a origem e a estrutura dos pontos e a história do bordado. Participa de feiras e exposições.

Auxiliar Administrativo
Requisito: Ensino Médio incompleto
Atua nos processos administrativos de empresas urbanas e rurais, executando atividades de apoio nas áreas de recursos humanos, finanças, produção, logística e vendas, observando os procedimentos operacionais e a legislação.

Operador de Retroescavadeira
Requisito: Ensino Fundamental I incompleto
Opera retroescavadeira de forma segura e eficiente, proporcionando maior produtividade e redução de custos. Observa normas de segurança.

Recepcionista
Requisito: Ensino Fundamental II incompleto
Recepciona e atende diferentes públicos, por meio de diversos canais de comunicação (telefone, virtual e presencial). Promove a satisfação, a qualidade e a excelência no atendimento. Presta informações e estabelece fluxos de atendimento, com base nos processos, produtos e serviços da organização, de modo a atender com rapidez e eficiência às necessidades do cliente.



Publicidade


Outras Notícias


Novas suspeitas de obras superfaturadas em Presidente Kennedy

Santos Rodrigo e Salomão - Sacerdotes mártires

Veículo com marcas de tiros é encontrado abandonado em bairro de Cachoeiro

Soldados do Exército chegam à Cachoeiro e já atuam em pontos estratégicos

Sesa atualiza dados de febre amarela

ProUni: estudantes capixabas ganham mais prazo para apresentar documentos

Fespes vai denunciar Estado Brasileiro a entidades internacionais de direitos humanos pelo caos no ES

Procurador-geral da República vem ao Estado para dar aval à 'reforma da PM'

Governo abre processo contra 703 militares envolvidos em ‘revolta armada’

Famílias de militares seguem irredutíveis na porta dos batalhões

Nossa Senhora de Lourdes

São Miguel Febres - Padroeiro dos pedagogos

Atenção! Excesso de peso na mochila pode prejudicar saúde das crianças

Peritos aceleram liberação de cadáveres para receber mais corpos no DML

ARENA VERÃO 2017 COMEÇA NESTE FINAL DE SEMANA EM MARATAÍZES

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.