ES reforça atenção contra Ebola, mas disseminação é improvável

Eb

O Espírito Santo repassou a estabelecimentos de saúde e órgãos responsáveis pelo controle de doenças infecciosas um informe técnico do Ministério da Saúde (MS) que reforça a atenção contra eventual surgimento de suspeitas de Ebola no Estado. A iniciativa é uma precaução contra o vírus, cujo foco é registrado na África e apresenta baixo risco de disseminação fora dos países de origem. Portanto, não há motivo para alerta.

De acordo com o coordenador do Centro de Emergência em Saúde Pública do Estado, Gilton Almada, embora o Espírito Santo receba muitos viajantes vindos de fora, sobretudo devido ao comércio internacional realizado nos portos capixabas, as características da doença minimizam as chances de transmissão. Além disso, caso isso aconteça, os serviços de saúde estão preparados.

“O informe técnico só reforça as ações que devem ser colocadas em prática em suspeitas da doença, que pode se desenvolver no deslocamento de avião ou de navio ou se manifestar a partir do momento que o viajante está no Brasil. Esse protocolo é de conhecimento das autoridades. A transmissão do Ebola só ocorre por meio de contato físico, o que dificulta sua disseminação. Não há motivo para alarde”, afirma.

Ele continua. “Caso isso aconteça, o Espírito Santo está preparado. Todos os hospitais que atendem doenças infecciosas têm estrutura para fazer esse tratamento. A nota técnica emitida pelo Ministério da Saúde tem o objetivo de tranquilizar as equipes de saúde e a população em relação a essa situação, reforçando o fluxo de encaminhamento desses pacientes diante de suspeitas”, explica o coordenador.

Além de hospitais públicos e privados, o documento foi enviado às equipes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que atuam nos portos, aeroportos e fronteiras, bem como os profissionais dos setores de vigilâncias municipais capixabas.



Publicidade


Outras Notícias


Cachoeiro se prepara para receber mais uma edição da Stone Fair

Bienal Rubem Braga terá encontro nacional de literatura fantástica

Dia D de vacinação contra gripe em Cachoeiro é no sábado (12)

Inscrições no Enem já começaram

Inscrições para o Enem passam de 200 mil em uma hora e meia

São Pedro de Tarantásia, foi um homem pacificador

Diocese de Cachoeiro adota medidas para evitar contágio de gripes

Santa Casa lança campanha para incentivar mulheres a doar sangue

Estudantes são assaltadas na porta de faculdade em Cachoeiro

Homem é morto durante tentativa de assalto em Cachoeiro

Nasceu; e agora? Psicólogos explicam como lidar com a depressão pós-parto

Atenção, motoristas! IPVA de veículos com finais de placas de 6 a 0 começa a vencer

Prorrogado para 10 de maio prazo para renovar contratos do Fies

Campanha de vacinação em todo o país vai até 01 de junho

Conta de luz: Em maio bandeira tarifária mais cara

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.