Atendimento especializado gratuito para gestantes de alto risco

C0813_centrosaude

Cachoeiro de Itapemirim agora oferece consultas de pré-natal a gestantes de alto risco, no Centro Municipal de Saúde Bolívar de Abreu. É o primeiro município do sul do Estado a garantir esse tipo de atendimento na rede de atenção básica de saúde, ampliando o serviço prestado na área.

O objetivo é assistir mulheres que têm grande possibilidade de ter intercorrências na gravidez devido a problemas como diabetes gestacional, doenças sexualmente transmissíveis e neurológicas, gravidez tubária e alterações de pressão, entre outros. Como essas situações podem comprometer a saúde da mãe e do bebê de forma séria, elas precisam de atendimento diferenciado.

As consultas médicas para esse público são realizadas todas as terças-feiras. As pacientes contam, também, com o apoio de enfermeira, de uma nutricionista – para a qual elas são encaminhadas em caso de problemas com o peso – e da Unidade Básica de Saúde da região em que moram, que continua atendendo a paciente, com outros serviços de saúde.

Segundo a coordenadora do programa municipal de Saúde da Mulher, Lidiany Rodrigues, hoje, cerca de 50 mulheres são atendidas nos pré-natais de alto risco, mas a expectativa é que esse número aumente. “Com a atuação dos agentes comunitários de saúde recém-admitidos, teremos a ampliação da cobertura do programa Estratégia Saúde da Família e, com isso, deveremos encaminhar mais pacientes”, avalia.

Como funciona o serviço?

A porta de entrada para o pré-natal de alto risco são as Unidades Básicas de Saúde. Assim que a mulher descobre que está grávida, deve procurar a mais próxima de sua casa para começar as consultas e fazer os exames recomendados pelo Ministério da Saúde. Entre eles, estão consultas, exames laboratoriais para a avaliação de doenças sexualmente transmissíveis e ultrassonografia.

Quando a equipe da unidade percebe que a gestação será de alto risco, encaminha a paciente para o Centro de Saúde, que fica no bairro Santo Antônio. Ela recebe o atendimento pré-natal no local e é aconselhada a procurar a ajuda do Hospital Evangélico de Cachoeiro em casos de urgência e emergência. Mais informações pelo telefone 3521-8159.



Publicidade


Outras Notícias


Espírito Santo enfrenta desafio de vencer transmissão vertical do HIV, da hepatite B e da sífilis

Leptospirose é doença grave e transmitida por água contaminada de enchentes

Publicado decreto que autoriza uso do FGTS para compra de próteses

Saiba mais sobre as vacinas contra a gripe disponíveis no Brasil

Santo Apolônio, seu amor a Deus foi concreto

Inscrições para Cachoeirense Ausente de 2018 abrem nesta sexta (23)

Desfile e mostra cultural festejam emancipação de Cachoeiro

“A defesa da água é a defesa da vida”, afirma Papa

São Zacarias, Papa

Mais de cinco mil assinaturas reivindicam asfalto em comunidades de Alegre

São Nicolau de Flue, eremita

Prefeitura de Cachoeiro tenta disciplinar trânsito em cruzamento

Pai é preso suspeito de estuprar a filha de 11 anos em Marataízes

PM encontra pé de maconha dentro de casa em Cachoeiro

Torta Capixaba Orgulho da Nossa Gastronomia

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.