Atendimento especializado gratuito para gestantes de alto risco

C0813_centrosaude

Cachoeiro de Itapemirim agora oferece consultas de pré-natal a gestantes de alto risco, no Centro Municipal de Saúde Bolívar de Abreu. É o primeiro município do sul do Estado a garantir esse tipo de atendimento na rede de atenção básica de saúde, ampliando o serviço prestado na área.

O objetivo é assistir mulheres que têm grande possibilidade de ter intercorrências na gravidez devido a problemas como diabetes gestacional, doenças sexualmente transmissíveis e neurológicas, gravidez tubária e alterações de pressão, entre outros. Como essas situações podem comprometer a saúde da mãe e do bebê de forma séria, elas precisam de atendimento diferenciado.

As consultas médicas para esse público são realizadas todas as terças-feiras. As pacientes contam, também, com o apoio de enfermeira, de uma nutricionista – para a qual elas são encaminhadas em caso de problemas com o peso – e da Unidade Básica de Saúde da região em que moram, que continua atendendo a paciente, com outros serviços de saúde.

Segundo a coordenadora do programa municipal de Saúde da Mulher, Lidiany Rodrigues, hoje, cerca de 50 mulheres são atendidas nos pré-natais de alto risco, mas a expectativa é que esse número aumente. “Com a atuação dos agentes comunitários de saúde recém-admitidos, teremos a ampliação da cobertura do programa Estratégia Saúde da Família e, com isso, deveremos encaminhar mais pacientes”, avalia.

Como funciona o serviço?

A porta de entrada para o pré-natal de alto risco são as Unidades Básicas de Saúde. Assim que a mulher descobre que está grávida, deve procurar a mais próxima de sua casa para começar as consultas e fazer os exames recomendados pelo Ministério da Saúde. Entre eles, estão consultas, exames laboratoriais para a avaliação de doenças sexualmente transmissíveis e ultrassonografia.

Quando a equipe da unidade percebe que a gestação será de alto risco, encaminha a paciente para o Centro de Saúde, que fica no bairro Santo Antônio. Ela recebe o atendimento pré-natal no local e é aconselhada a procurar a ajuda do Hospital Evangélico de Cachoeiro em casos de urgência e emergência. Mais informações pelo telefone 3521-8159.



Publicidade


Outras Notícias


Novas suspeitas de obras superfaturadas em Presidente Kennedy

Santos Rodrigo e Salomão - Sacerdotes mártires

Veículo com marcas de tiros é encontrado abandonado em bairro de Cachoeiro

Soldados do Exército chegam à Cachoeiro e já atuam em pontos estratégicos

Sesa atualiza dados de febre amarela

ProUni: estudantes capixabas ganham mais prazo para apresentar documentos

Fespes vai denunciar Estado Brasileiro a entidades internacionais de direitos humanos pelo caos no ES

Procurador-geral da República vem ao Estado para dar aval à 'reforma da PM'

Governo abre processo contra 703 militares envolvidos em ‘revolta armada’

Famílias de militares seguem irredutíveis na porta dos batalhões

Nossa Senhora de Lourdes

São Miguel Febres - Padroeiro dos pedagogos

Atenção! Excesso de peso na mochila pode prejudicar saúde das crianças

Peritos aceleram liberação de cadáveres para receber mais corpos no DML

ARENA VERÃO 2017 COMEÇA NESTE FINAL DE SEMANA EM MARATAÍZES

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.