Atendimento especializado gratuito para gestantes de alto risco

C0813_centrosaude

Cachoeiro de Itapemirim agora oferece consultas de pré-natal a gestantes de alto risco, no Centro Municipal de Saúde Bolívar de Abreu. É o primeiro município do sul do Estado a garantir esse tipo de atendimento na rede de atenção básica de saúde, ampliando o serviço prestado na área.

O objetivo é assistir mulheres que têm grande possibilidade de ter intercorrências na gravidez devido a problemas como diabetes gestacional, doenças sexualmente transmissíveis e neurológicas, gravidez tubária e alterações de pressão, entre outros. Como essas situações podem comprometer a saúde da mãe e do bebê de forma séria, elas precisam de atendimento diferenciado.

As consultas médicas para esse público são realizadas todas as terças-feiras. As pacientes contam, também, com o apoio de enfermeira, de uma nutricionista – para a qual elas são encaminhadas em caso de problemas com o peso – e da Unidade Básica de Saúde da região em que moram, que continua atendendo a paciente, com outros serviços de saúde.

Segundo a coordenadora do programa municipal de Saúde da Mulher, Lidiany Rodrigues, hoje, cerca de 50 mulheres são atendidas nos pré-natais de alto risco, mas a expectativa é que esse número aumente. “Com a atuação dos agentes comunitários de saúde recém-admitidos, teremos a ampliação da cobertura do programa Estratégia Saúde da Família e, com isso, deveremos encaminhar mais pacientes”, avalia.

Como funciona o serviço?

A porta de entrada para o pré-natal de alto risco são as Unidades Básicas de Saúde. Assim que a mulher descobre que está grávida, deve procurar a mais próxima de sua casa para começar as consultas e fazer os exames recomendados pelo Ministério da Saúde. Entre eles, estão consultas, exames laboratoriais para a avaliação de doenças sexualmente transmissíveis e ultrassonografia.

Quando a equipe da unidade percebe que a gestação será de alto risco, encaminha a paciente para o Centro de Saúde, que fica no bairro Santo Antônio. Ela recebe o atendimento pré-natal no local e é aconselhada a procurar a ajuda do Hospital Evangélico de Cachoeiro em casos de urgência e emergência. Mais informações pelo telefone 3521-8159.



Publicidade


Outras Notícias


Cachoeiro se prepara para receber mais uma edição da Stone Fair

Bienal Rubem Braga terá encontro nacional de literatura fantástica

Dia D de vacinação contra gripe em Cachoeiro é no sábado (12)

Inscrições no Enem já começaram

Inscrições para o Enem passam de 200 mil em uma hora e meia

São Pedro de Tarantásia, foi um homem pacificador

Diocese de Cachoeiro adota medidas para evitar contágio de gripes

Santa Casa lança campanha para incentivar mulheres a doar sangue

Estudantes são assaltadas na porta de faculdade em Cachoeiro

Homem é morto durante tentativa de assalto em Cachoeiro

Nasceu; e agora? Psicólogos explicam como lidar com a depressão pós-parto

Atenção, motoristas! IPVA de veículos com finais de placas de 6 a 0 começa a vencer

Prorrogado para 10 de maio prazo para renovar contratos do Fies

Campanha de vacinação em todo o país vai até 01 de junho

Conta de luz: Em maio bandeira tarifária mais cara

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.