Manter hábitos saudáveis ajuda a evitar doenças provocadas por mudanças de temperatura

Asma_e_outras_doen__as_respirat__rias1-78330

Nas últimas semanas, o capixaba tem convivido quase diariamente com mudanças bruscas de temperatura. Ao sair de casa pela manhã, para cumprir suas atividades, enfrenta um pouco de frio e, logo depois, a sensação de calor aumenta. No entanto, à tarde, a concentração de nuvens no céu aumenta e com elas vêm a chuva e o frio. Especialistas relacionam o aparecimento de algumas doenças, principalmente, nas vias aéreas com essas variações climáticas.

O pneumologista, Marcos Santos, explica que o acometimento por essas doenças está relacionado à imunidade da pessoa. Se o sistema imunológico estiver bem preparado para encarar as mudanças de temperatura, a chance de ficar doente diminui.

Santos orienta as pessoas que mantenham hábitos saudáveis para evitar o aparecimento dessas doenças. O médico explica que é importante dormir oito horas por dia, ter uma alimentação saudável com prioridade a verduras e frutas frescas e beber bastante líquido (água e suco). Além disso, praticar exercícios aeróbicos regularmente ajuda nessa prevenção. O médico recomenda atividades como caminhadas, natação, andar de bicicleta e dançar.
Para as pessoas que compõe grupo de risco (crianças, idosos acima de 60 anos, mulheres grávidas e pessoas que possuem doenças respiratórias), o pneumologista indica a vacina que é disponibilizada, anualmente, nos postos de saúde.

O pneumologista diz que com as mudanças de temperatura é muito comum o aparecimento de resfriados. Eles são benignos e, por causa dela, o indivíduo fica com a garganta ardendo e as vias aéreas congestionadas. O médico afirma que o resfriado dura, em média, de um a dois dias.

Outra doença de maior incidência neste período é a gripe. De acordo com Santos, esse é um acometimento mais sério. O paciente também sofre com a dor de garganta e o congestionamento das vias aéreas, porém ainda apresenta em seu quadro febre e dores musculares.

O médico alerta que com as mudanças de temperatura podem aparecer infecções. “O vírus da gripe cria imunidade e o indivíduo é invadido por bactérias”, conta o médico. As doenças que podem surgir através dessas infecções são sinusite, faringite, laringite, bronquite, broncopneumonia e pneumonia.
Criança abaixo de dois anos e adultos com mais de 60 anos estão entre os principais prejudicados pelas alterações climáticas. “O sistema imunológico de uma criança nesta idade ainda não está completamente formado. Nos adultos acima de 60 anos de idade, há uma diminuição da imunidade do sistema imunológico”, explica o pneumologista.

Outros cuidados para evitar a proliferação do vírus da gripe é evitar ambientes fechados. O pneumologista orienta abrir as janelas da casa e também no transporte público para circulação de ar. Caso esteja gripado, evite visitar crianças recém-nascidas ou idosos.

Mais imagems

Comida_saudavel-26212
Mulher_comendo_frutas_frescas_maca_banana_caqui_alimentacao_saudavel_1365522334212_615x300-14467


Publicidade


Outras Notícias


Cachoeiro se prepara para receber mais uma edição da Stone Fair

Bienal Rubem Braga terá encontro nacional de literatura fantástica

Dia D de vacinação contra gripe em Cachoeiro é no sábado (12)

Inscrições no Enem já começaram

Inscrições para o Enem passam de 200 mil em uma hora e meia

São Pedro de Tarantásia, foi um homem pacificador

Diocese de Cachoeiro adota medidas para evitar contágio de gripes

Santa Casa lança campanha para incentivar mulheres a doar sangue

Estudantes são assaltadas na porta de faculdade em Cachoeiro

Homem é morto durante tentativa de assalto em Cachoeiro

Nasceu; e agora? Psicólogos explicam como lidar com a depressão pós-parto

Atenção, motoristas! IPVA de veículos com finais de placas de 6 a 0 começa a vencer

Prorrogado para 10 de maio prazo para renovar contratos do Fies

Campanha de vacinação em todo o país vai até 01 de junho

Conta de luz: Em maio bandeira tarifária mais cara

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.