MEC autoriza curso de medicina em Cachoeiro

C0409_medicina

O Ministério da Educação autorizou nesta quinta-feira (4) a criação do primeiro curso de Medicina de Cachoeiro de Itapemirim. A lista dos 39 municípios selecionados pelo governo federal para oferecerem a graduação foi divulgada em entrevista coletiva em Brasília.

“É uma conquista histórica. O curso vai criar oportunidades para nossos jovens, que poderão permanecer na região e aplicar seus conhecimentos nela. Dentro de cinco anos, teremos médicos formados atuando em nossa comunidade. O empenho da prefeitura e de parceiros foi fundamental”, comemora o prefeito Carlos Casteglione, que acompanhou o anúncio na capital federal.

O processo de seleção e avaliação dos municípios, realizado por uma comissão de especialistas, sob a coordenação da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), começou em outubro de 2013.

No total, 205 municípios manifestaram interesse em sediar os cursos e 154 encaminharam a documentação solicitada. Foram pré-selecionados 49. No entanto, apenas 39 preencheram os requisitos necessários, após receberem a visita dos avaliadores. Único município capixaba selecionado, Cachoeiro recebeu a visita em março.

As cidades selecionadas têm 70 mil habitantes ou mais e não possuem curso superior para graduação de médicos. A iniciativa faz parte da estratégia do Programa Mais Médicos de expansão da formação no país.

Escolha das instituições

Uma audiência pública será realizada ainda neste mês para discussão dos critérios de escolha das instituições de privadas de educação superior, que devem apresentar propostas para implantação do curso. A previsão para divulgação dos resultados finais é dezembro deste ano, segundo o MEC.

Participaram da coletiva desta quinta-feira o ministro da Educação, Henrique Paim, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, o secretário-executivo do MEC, Luiz Cláudio Costa, e a secretária de regulação e supervisão da educação superior do MEC, Marta Abramo.



Publicidade


Outras Notícias


Cachoeiro se prepara para receber mais uma edição da Stone Fair

Bienal Rubem Braga terá encontro nacional de literatura fantástica

Dia D de vacinação contra gripe em Cachoeiro é no sábado (12)

Inscrições no Enem já começaram

Inscrições para o Enem passam de 200 mil em uma hora e meia

São Pedro de Tarantásia, foi um homem pacificador

Diocese de Cachoeiro adota medidas para evitar contágio de gripes

Santa Casa lança campanha para incentivar mulheres a doar sangue

Estudantes são assaltadas na porta de faculdade em Cachoeiro

Homem é morto durante tentativa de assalto em Cachoeiro

Nasceu; e agora? Psicólogos explicam como lidar com a depressão pós-parto

Atenção, motoristas! IPVA de veículos com finais de placas de 6 a 0 começa a vencer

Prorrogado para 10 de maio prazo para renovar contratos do Fies

Campanha de vacinação em todo o país vai até 01 de junho

Conta de luz: Em maio bandeira tarifária mais cara

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.