MEC autoriza curso de medicina em Cachoeiro

C0409_medicina

O Ministério da Educação autorizou nesta quinta-feira (4) a criação do primeiro curso de Medicina de Cachoeiro de Itapemirim. A lista dos 39 municípios selecionados pelo governo federal para oferecerem a graduação foi divulgada em entrevista coletiva em Brasília.

“É uma conquista histórica. O curso vai criar oportunidades para nossos jovens, que poderão permanecer na região e aplicar seus conhecimentos nela. Dentro de cinco anos, teremos médicos formados atuando em nossa comunidade. O empenho da prefeitura e de parceiros foi fundamental”, comemora o prefeito Carlos Casteglione, que acompanhou o anúncio na capital federal.

O processo de seleção e avaliação dos municípios, realizado por uma comissão de especialistas, sob a coordenação da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), começou em outubro de 2013.

No total, 205 municípios manifestaram interesse em sediar os cursos e 154 encaminharam a documentação solicitada. Foram pré-selecionados 49. No entanto, apenas 39 preencheram os requisitos necessários, após receberem a visita dos avaliadores. Único município capixaba selecionado, Cachoeiro recebeu a visita em março.

As cidades selecionadas têm 70 mil habitantes ou mais e não possuem curso superior para graduação de médicos. A iniciativa faz parte da estratégia do Programa Mais Médicos de expansão da formação no país.

Escolha das instituições

Uma audiência pública será realizada ainda neste mês para discussão dos critérios de escolha das instituições de privadas de educação superior, que devem apresentar propostas para implantação do curso. A previsão para divulgação dos resultados finais é dezembro deste ano, segundo o MEC.

Participaram da coletiva desta quinta-feira o ministro da Educação, Henrique Paim, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, o secretário-executivo do MEC, Luiz Cláudio Costa, e a secretária de regulação e supervisão da educação superior do MEC, Marta Abramo.



Publicidade


Outras Notícias


Novas suspeitas de obras superfaturadas em Presidente Kennedy

Santos Rodrigo e Salomão - Sacerdotes mártires

Veículo com marcas de tiros é encontrado abandonado em bairro de Cachoeiro

Soldados do Exército chegam à Cachoeiro e já atuam em pontos estratégicos

Sesa atualiza dados de febre amarela

ProUni: estudantes capixabas ganham mais prazo para apresentar documentos

Fespes vai denunciar Estado Brasileiro a entidades internacionais de direitos humanos pelo caos no ES

Procurador-geral da República vem ao Estado para dar aval à 'reforma da PM'

Governo abre processo contra 703 militares envolvidos em ‘revolta armada’

Famílias de militares seguem irredutíveis na porta dos batalhões

Nossa Senhora de Lourdes

São Miguel Febres - Padroeiro dos pedagogos

Atenção! Excesso de peso na mochila pode prejudicar saúde das crianças

Peritos aceleram liberação de cadáveres para receber mais corpos no DML

ARENA VERÃO 2017 COMEÇA NESTE FINAL DE SEMANA EM MARATAÍZES

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.