MEC autoriza curso de medicina em Cachoeiro

C0409_medicina

O Ministério da Educação autorizou nesta quinta-feira (4) a criação do primeiro curso de Medicina de Cachoeiro de Itapemirim. A lista dos 39 municípios selecionados pelo governo federal para oferecerem a graduação foi divulgada em entrevista coletiva em Brasília.

“É uma conquista histórica. O curso vai criar oportunidades para nossos jovens, que poderão permanecer na região e aplicar seus conhecimentos nela. Dentro de cinco anos, teremos médicos formados atuando em nossa comunidade. O empenho da prefeitura e de parceiros foi fundamental”, comemora o prefeito Carlos Casteglione, que acompanhou o anúncio na capital federal.

O processo de seleção e avaliação dos municípios, realizado por uma comissão de especialistas, sob a coordenação da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), começou em outubro de 2013.

No total, 205 municípios manifestaram interesse em sediar os cursos e 154 encaminharam a documentação solicitada. Foram pré-selecionados 49. No entanto, apenas 39 preencheram os requisitos necessários, após receberem a visita dos avaliadores. Único município capixaba selecionado, Cachoeiro recebeu a visita em março.

As cidades selecionadas têm 70 mil habitantes ou mais e não possuem curso superior para graduação de médicos. A iniciativa faz parte da estratégia do Programa Mais Médicos de expansão da formação no país.

Escolha das instituições

Uma audiência pública será realizada ainda neste mês para discussão dos critérios de escolha das instituições de privadas de educação superior, que devem apresentar propostas para implantação do curso. A previsão para divulgação dos resultados finais é dezembro deste ano, segundo o MEC.

Participaram da coletiva desta quinta-feira o ministro da Educação, Henrique Paim, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, o secretário-executivo do MEC, Luiz Cláudio Costa, e a secretária de regulação e supervisão da educação superior do MEC, Marta Abramo.



Publicidade


Outras Notícias


Espírito Santo enfrenta desafio de vencer transmissão vertical do HIV, da hepatite B e da sífilis

Leptospirose é doença grave e transmitida por água contaminada de enchentes

Publicado decreto que autoriza uso do FGTS para compra de próteses

Saiba mais sobre as vacinas contra a gripe disponíveis no Brasil

Santo Apolônio, seu amor a Deus foi concreto

Inscrições para Cachoeirense Ausente de 2018 abrem nesta sexta (23)

Desfile e mostra cultural festejam emancipação de Cachoeiro

“A defesa da água é a defesa da vida”, afirma Papa

São Zacarias, Papa

Mais de cinco mil assinaturas reivindicam asfalto em comunidades de Alegre

São Nicolau de Flue, eremita

Prefeitura de Cachoeiro tenta disciplinar trânsito em cruzamento

Pai é preso suspeito de estuprar a filha de 11 anos em Marataízes

PM encontra pé de maconha dentro de casa em Cachoeiro

Torta Capixaba Orgulho da Nossa Gastronomia

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.