Maçã: fonte de fibras e vitaminas

Macas

A maçã é bastante presente na mesa dos brasileiros e pode ser encontrada nas Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa/ES) empresa vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), durante todo o ano. O preço da fruta pode ser encontrado a partir R$ 2,50 o quilo.

Boa fonte de fibras, a maça oferece vitaminas A e C e folato (ou ácido fólico). Também é considerada uma fruta detergente, que ajuda a tirar impurezas dos dentes. É por isso que muitos dentistas brasileiros dizem que se toda criança comesse uma maçã por dia a cárie poderia até mesmo ser erradicada do país.

Além disso, segundo a nutricionista Matilde Alves a fruta é rica em pectina, uma fibra solúvel que ajuda a diminuir os níveis de LDL (colesterol ruim) do sangue: “As catequinas, substâncias antioxidantes presentes na fruta, já foram associadas em diversos estudos à boa saúde pulmonar, melhorando sintomas da doença pulmonar obstrutiva crônica e de outras afecções respiratórias, como a asma”, conta a nutricionista.

Um estudo holandês recente sugere, ainda, que a maçã é a única fruta que pode baixar o risco de doenças pulmonares entre fumantes. Uma promessa tentadora, mas que necessita de novos estudos científicos para ser comprovada.

Dados

No entreposto da Ceasa/ES, podem ser encontradas variedades de maçã nacional e importada. De janeiro a agosto, circularam no mercado cerca de 14.895.716 quilos, gerando uma movimentação financeira de R$ 43.308.599,58.

Segundo o Setor de Estatística da Ceasa/ES, os estados que são destaques na comercialização da maçã nacional são São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. Outros países como Chile e Argentina totalizam 910.901 quilos de maçã importada.

Mais imagems

Macas2


Publicidade


Outras Notícias


Novas suspeitas de obras superfaturadas em Presidente Kennedy

Santos Rodrigo e Salomão - Sacerdotes mártires

Veículo com marcas de tiros é encontrado abandonado em bairro de Cachoeiro

Soldados do Exército chegam à Cachoeiro e já atuam em pontos estratégicos

Sesa atualiza dados de febre amarela

ProUni: estudantes capixabas ganham mais prazo para apresentar documentos

Fespes vai denunciar Estado Brasileiro a entidades internacionais de direitos humanos pelo caos no ES

Procurador-geral da República vem ao Estado para dar aval à 'reforma da PM'

Governo abre processo contra 703 militares envolvidos em ‘revolta armada’

Famílias de militares seguem irredutíveis na porta dos batalhões

Nossa Senhora de Lourdes

São Miguel Febres - Padroeiro dos pedagogos

Atenção! Excesso de peso na mochila pode prejudicar saúde das crianças

Peritos aceleram liberação de cadáveres para receber mais corpos no DML

ARENA VERÃO 2017 COMEÇA NESTE FINAL DE SEMANA EM MARATAÍZES

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.