Maçã: fonte de fibras e vitaminas

Macas

A maçã é bastante presente na mesa dos brasileiros e pode ser encontrada nas Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa/ES) empresa vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), durante todo o ano. O preço da fruta pode ser encontrado a partir R$ 2,50 o quilo.

Boa fonte de fibras, a maça oferece vitaminas A e C e folato (ou ácido fólico). Também é considerada uma fruta detergente, que ajuda a tirar impurezas dos dentes. É por isso que muitos dentistas brasileiros dizem que se toda criança comesse uma maçã por dia a cárie poderia até mesmo ser erradicada do país.

Além disso, segundo a nutricionista Matilde Alves a fruta é rica em pectina, uma fibra solúvel que ajuda a diminuir os níveis de LDL (colesterol ruim) do sangue: “As catequinas, substâncias antioxidantes presentes na fruta, já foram associadas em diversos estudos à boa saúde pulmonar, melhorando sintomas da doença pulmonar obstrutiva crônica e de outras afecções respiratórias, como a asma”, conta a nutricionista.

Um estudo holandês recente sugere, ainda, que a maçã é a única fruta que pode baixar o risco de doenças pulmonares entre fumantes. Uma promessa tentadora, mas que necessita de novos estudos científicos para ser comprovada.

Dados

No entreposto da Ceasa/ES, podem ser encontradas variedades de maçã nacional e importada. De janeiro a agosto, circularam no mercado cerca de 14.895.716 quilos, gerando uma movimentação financeira de R$ 43.308.599,58.

Segundo o Setor de Estatística da Ceasa/ES, os estados que são destaques na comercialização da maçã nacional são São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. Outros países como Chile e Argentina totalizam 910.901 quilos de maçã importada.

Mais imagems

Macas2


Publicidade


Outras Notícias


Bienal Rubem Braga terá encontro nacional de literatura fantástica

Dia D de vacinação contra gripe em Cachoeiro é no sábado (12)

Inscrições no Enem já começaram

Inscrições para o Enem passam de 200 mil em uma hora e meia

São Pedro de Tarantásia, foi um homem pacificador

Diocese de Cachoeiro adota medidas para evitar contágio de gripes

Santa Casa lança campanha para incentivar mulheres a doar sangue

Estudantes são assaltadas na porta de faculdade em Cachoeiro

Homem é morto durante tentativa de assalto em Cachoeiro

Nasceu; e agora? Psicólogos explicam como lidar com a depressão pós-parto

Atenção, motoristas! IPVA de veículos com finais de placas de 6 a 0 começa a vencer

Prorrogado para 10 de maio prazo para renovar contratos do Fies

Campanha de vacinação em todo o país vai até 01 de junho

Conta de luz: Em maio bandeira tarifária mais cara

São Floriano, padroeiro dos bombeiros

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.