Vagas abertas para quatro cursos profissionalizantes gratuitos

D pronatec

Jovens e adultos de Cachoeiro de Itapemirim têm novas oportunidades de capacitação profissional. O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), parceria entre governo federal e prefeitura, oferece mais 75 vagas em quatro cursos gratuitos: operador de retroescavadeira, artesão em bordado à mão, operador de empilhadeira e artesão de pintura em tecido.

Os interessados podem se inscrever, das 8h às 17h, no Centro de Referência da Juventude (CRJ), na Praça de Fátima. Os participantes vão receber bolsa-auxílio para transporte e alimentação.

Os cursos têm carga horária de 160 horas e serão ministrados, à tarde e à noite, na unidade local do Sesi, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Jardim Itapemirim e no Sest Senat. As aulas começam no fim do mês.

Para fazer inscrição, é preciso atender às exigências de idade e escolaridade mínimas dos cursos (ver abaixo) e apresentar cópias simples do CPF, carteira de trabalho, número de inscrição social (NIS) ou Programa de Integração Social (PIS), comprovante de escolaridade e de residência.

O Pronatec é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. O objetivo é formar profissionais para atender às demandas do mercado local. Este ano, serão oferecidas em Cachoeiro, ao menos, 2,8 mil vagas em cursos.

Saiba mais sobre os cursos

Operador de Retroescavadeira (20 vagas)
Opera retroescavadeira de forma segura e eficiente, proporcionando maior produtividade e redução de custos. Observa normas de segurança. Carga Horária: 160. Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental I Incompleto. Local: Sest Senat.

Operador de Empilhadeira (20 vagas)
Opera empilhadeira de forma segura e eficiente, proporcionando maior produtividade e redução de custos, observando as normas técnicas de saúde e segurança. Carga Horária: 160. Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental I Incompleto. Local: Sest Senat.

Artesão em Bordado à Mão (20 vagas)
Desenvolve, com o uso da criatividade e das técnicas de bordado, produtos artesanais em diversos materiais, tendo como referência a cultura local, a origem e a estrutura dos pontos e a história do bordado. Participa de feiras e exposições. Carga Horária: 160. Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental I Incompleto. Local: Cras de Jardim Itapemirim.

Artesão de Pintura em Tecido (15 vagas)
Identifica, prepara e aplica tintas em tecidos para indumentárias, cenários e figurinos, utilizando técnicas de pintura, práticas artesanais de acordo com normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde. Carga Horária: 160. Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental I Incompleto. Local: Sesi.



Publicidade


Outras Notícias


Cachoeiro se prepara para receber mais uma edição da Stone Fair

Bienal Rubem Braga terá encontro nacional de literatura fantástica

Dia D de vacinação contra gripe em Cachoeiro é no sábado (12)

Inscrições no Enem já começaram

Inscrições para o Enem passam de 200 mil em uma hora e meia

São Pedro de Tarantásia, foi um homem pacificador

Diocese de Cachoeiro adota medidas para evitar contágio de gripes

Santa Casa lança campanha para incentivar mulheres a doar sangue

Estudantes são assaltadas na porta de faculdade em Cachoeiro

Homem é morto durante tentativa de assalto em Cachoeiro

Nasceu; e agora? Psicólogos explicam como lidar com a depressão pós-parto

Atenção, motoristas! IPVA de veículos com finais de placas de 6 a 0 começa a vencer

Prorrogado para 10 de maio prazo para renovar contratos do Fies

Campanha de vacinação em todo o país vai até 01 de junho

Conta de luz: Em maio bandeira tarifária mais cara

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.