Vagas abertas para quatro cursos profissionalizantes gratuitos

D pronatec

Jovens e adultos de Cachoeiro de Itapemirim têm novas oportunidades de capacitação profissional. O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), parceria entre governo federal e prefeitura, oferece mais 75 vagas em quatro cursos gratuitos: operador de retroescavadeira, artesão em bordado à mão, operador de empilhadeira e artesão de pintura em tecido.

Os interessados podem se inscrever, das 8h às 17h, no Centro de Referência da Juventude (CRJ), na Praça de Fátima. Os participantes vão receber bolsa-auxílio para transporte e alimentação.

Os cursos têm carga horária de 160 horas e serão ministrados, à tarde e à noite, na unidade local do Sesi, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Jardim Itapemirim e no Sest Senat. As aulas começam no fim do mês.

Para fazer inscrição, é preciso atender às exigências de idade e escolaridade mínimas dos cursos (ver abaixo) e apresentar cópias simples do CPF, carteira de trabalho, número de inscrição social (NIS) ou Programa de Integração Social (PIS), comprovante de escolaridade e de residência.

O Pronatec é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. O objetivo é formar profissionais para atender às demandas do mercado local. Este ano, serão oferecidas em Cachoeiro, ao menos, 2,8 mil vagas em cursos.

Saiba mais sobre os cursos

Operador de Retroescavadeira (20 vagas)
Opera retroescavadeira de forma segura e eficiente, proporcionando maior produtividade e redução de custos. Observa normas de segurança. Carga Horária: 160. Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental I Incompleto. Local: Sest Senat.

Operador de Empilhadeira (20 vagas)
Opera empilhadeira de forma segura e eficiente, proporcionando maior produtividade e redução de custos, observando as normas técnicas de saúde e segurança. Carga Horária: 160. Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental I Incompleto. Local: Sest Senat.

Artesão em Bordado à Mão (20 vagas)
Desenvolve, com o uso da criatividade e das técnicas de bordado, produtos artesanais em diversos materiais, tendo como referência a cultura local, a origem e a estrutura dos pontos e a história do bordado. Participa de feiras e exposições. Carga Horária: 160. Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental I Incompleto. Local: Cras de Jardim Itapemirim.

Artesão de Pintura em Tecido (15 vagas)
Identifica, prepara e aplica tintas em tecidos para indumentárias, cenários e figurinos, utilizando técnicas de pintura, práticas artesanais de acordo com normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde. Carga Horária: 160. Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental I Incompleto. Local: Sesi.



Publicidade


Outras Notícias


Novas suspeitas de obras superfaturadas em Presidente Kennedy

Santos Rodrigo e Salomão - Sacerdotes mártires

Veículo com marcas de tiros é encontrado abandonado em bairro de Cachoeiro

Soldados do Exército chegam à Cachoeiro e já atuam em pontos estratégicos

Sesa atualiza dados de febre amarela

ProUni: estudantes capixabas ganham mais prazo para apresentar documentos

Fespes vai denunciar Estado Brasileiro a entidades internacionais de direitos humanos pelo caos no ES

Procurador-geral da República vem ao Estado para dar aval à 'reforma da PM'

Governo abre processo contra 703 militares envolvidos em ‘revolta armada’

Famílias de militares seguem irredutíveis na porta dos batalhões

Nossa Senhora de Lourdes

São Miguel Febres - Padroeiro dos pedagogos

Atenção! Excesso de peso na mochila pode prejudicar saúde das crianças

Peritos aceleram liberação de cadáveres para receber mais corpos no DML

ARENA VERÃO 2017 COMEÇA NESTE FINAL DE SEMANA EM MARATAÍZES

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.