Transexuais femininas poderão ser amparadas na Lei Maria da Penha no ES

Entrega_de_nota_t__cnica_transexuais___joel_lyrio-92650

Espírito Santo está prestes a tomar uma decisão inédita no Brasil: o Estado poderá conceder que transexuais femininas tenham o direito de ser atendidas em Delegacias da Mulher e amparadas na Lei Maria da Penha. Um documento com a solicitação foi entregue na última semana ao chefe da Polícia Civil, Joel Lyrio.

O documento foi realizado pelo Conselho Regional de Psicologia (CRP), Conselho Regional de Serviço Social (CRESS), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e também contou com a parceria da Coordenação de Atendimento às Vítimas de Violência e Discriminação (Cavvid) da Prefeitura de Vitória, entre outras lideranças.

Mesmo ainda sem previsão de a decisão ser colocada em prática, o chefe da Polícia Civil vê o tema com bons olhos e admite o interesse de ser parceiro dos movimentos sociais. “Essa é uma decisão inédita no Brasil, mas para que ela aconteça, atores como o Poder Judiciário e o Ministério Público, também devem ser envolvidos”, disse Joel Lyrio.

Ainda de acordo com Lyrio, dentro da Academia de Polícia há disciplinas com enfoque às questões como a Lei Maria da Penha e também que se relaciona às minorias sociais, como é o caso dos transexuais.

Segundo a vice-presidente do Conselho Regional de Psicologia da 16ª Região/ES (CRP-16), Andrea Nascimento, a entrega do documento na última semana foi o ponta pé inicial das ações. “Outro atores também serão procurados. A nossa intenção é de também estimular esse diálogo com eles”, comentou.

Além disso, o documento solicita que transexuais masculinos – pessoas que nasceram com o sexo biológico feminino, mas que têm identidade de gênero masculina – sejam atendidos em DPJs comuns e não em Delegacias da Mulher.

No início do mês, o mesmo documento foi entregue à Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), nas mãos do seu representante, Alessandro Darós, gerente de Integração Comunitária da Instituição



Publicidade


Outras Notícias


Cachoeiro se prepara para receber mais uma edição da Stone Fair

Bienal Rubem Braga terá encontro nacional de literatura fantástica

Dia D de vacinação contra gripe em Cachoeiro é no sábado (12)

Inscrições no Enem já começaram

Inscrições para o Enem passam de 200 mil em uma hora e meia

São Pedro de Tarantásia, foi um homem pacificador

Diocese de Cachoeiro adota medidas para evitar contágio de gripes

Santa Casa lança campanha para incentivar mulheres a doar sangue

Estudantes são assaltadas na porta de faculdade em Cachoeiro

Homem é morto durante tentativa de assalto em Cachoeiro

Nasceu; e agora? Psicólogos explicam como lidar com a depressão pós-parto

Atenção, motoristas! IPVA de veículos com finais de placas de 6 a 0 começa a vencer

Prorrogado para 10 de maio prazo para renovar contratos do Fies

Campanha de vacinação em todo o país vai até 01 de junho

Conta de luz: Em maio bandeira tarifária mais cara

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.