Procon-ES orienta os consumidores sobre o pagamento das contas durante a greve dos bancos

Pro2

Diante da greve dos bancos, prevista para a próxima terça-feira (30), os consumidores devem procurar um meio alternativo para quitar as dívidas, evitando-se assim, a cobrança de juros e multas. Os consumidores devem saber que a paralisação não possibilita o pagamento de suas contas com atraso, sem a cobrança de encargos.

Para não ser cobrado por eventuais encargos e evitar a inclusão do nome nos serviços de proteção ao crédito, os consumidores, que sabem a data de vencimento de suas contas, já podem agendar o pagamento ou então, utilizar outros canais de atendimento para quitar a dívida, como caixa eletrônico, internet, sede da empresa, depósito bancário identificado, lotéricas ou qualquer outra forma disponibilizada.

A gerente de atendimento, Anelisa Real, informa que os consumidores devem esgotar as alternativas para conseguir pagar essas contas. “Uma opção é entrar em contato direto com a empresa responsável e se informar sobre as possibilidades existentes. Se um pagamento estava agendado e não foi debitado na data prevista, incidindo em multas e juros, o consumidor deverá registrar uma reclamação e os bancos deverão arcar com o prejuízo”, alerta.

A gerente explica ainda que quem precisar sacar dinheiro diretamente no caixa da agência, deverá entrar em contato por telefone com o banco e solicitar uma alternativa. “Quem não conseguir quitar o débito deve documentar as tentativas e registrar uma reclamação junto aos órgãos de defesa do consumidor”, ressalta.

Algumas opções para pagamento:

Terminais de autoatendimento/caixas eletrônicos/rede Banco 24 Horas: depósitos, pagamentos, saques, transferências, DOCs, retiradas de talões de cheques, etc.;

Bankfones e internet banking: por esses canais é possível realizar quase todos os tipos de operações bancárias;

Serviços de Atendimento ao Cliente SAC: deverão prestar todas as orientações sobre as formas alternativas de pagamento;

Convênios com estabelecimentos comerciais: alguns bancos possuem convênios com lotéricas, Correios, supermercados, onde é possível pagar algumas contas como água e energia. As lojas de departamento também recebem pagamento.

Os consumidores podem registrar as reclamações pessoalmente no Procon do seu município ou na sede do Procon Estadual, na Avenida Princesa Isabel, 599, Ed. Março, 6º andar, Centro, Vitória das 9 às 17 horas, de segunda a sexta-feira ou ainda pelo Atendimento Eletrônico, disponível no site do Instituto (www.procon.es.gov.br). As dúvidas de consumo podem ser solucionadas por meio do telefone 151.



Publicidade


Outras Notícias


Cachoeiro se prepara para receber mais uma edição da Stone Fair

Bienal Rubem Braga terá encontro nacional de literatura fantástica

Dia D de vacinação contra gripe em Cachoeiro é no sábado (12)

Inscrições no Enem já começaram

Inscrições para o Enem passam de 200 mil em uma hora e meia

São Pedro de Tarantásia, foi um homem pacificador

Diocese de Cachoeiro adota medidas para evitar contágio de gripes

Santa Casa lança campanha para incentivar mulheres a doar sangue

Estudantes são assaltadas na porta de faculdade em Cachoeiro

Homem é morto durante tentativa de assalto em Cachoeiro

Nasceu; e agora? Psicólogos explicam como lidar com a depressão pós-parto

Atenção, motoristas! IPVA de veículos com finais de placas de 6 a 0 começa a vencer

Prorrogado para 10 de maio prazo para renovar contratos do Fies

Campanha de vacinação em todo o país vai até 01 de junho

Conta de luz: Em maio bandeira tarifária mais cara

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.