Transporte coletivo de Cachoeiro ganha linhas com ar-condicionado

C0730_onibus

Começam a circular em Cachoeiro de Itapemirim na próxima quarta-feira (5) os primeiros ônibus com ar-condicionado do transporte público do município. São três entre os 13 veículos zero quilômetro que integram o primeiro lote adquirido após o novo contrato de concessão do serviço.

O prefeito Carlos Casteglione assina nesta sexta-feira (31) o decreto que regulamenta o serviço seletivo, feito pelos ônibus refrigerados, atendendo a uma das principais reivindicações apresentadas pela população nas 14 audiências públicas do transporte municipal realizadas no ano passado.

A solenidade será às 16h, na praça Jerônimo Monteiro, onde os novos veículos, que têm padrão visual renovado, com imagens de cartões-postais do município, ficam expostos desta quinta (30) até sábado (1), para que os moradores possam conhecê-los, inclusive, por dentro.

Serão atendidas pelo serviço seletivo, inicialmente, as linhas BNH x Centro (com extensão, em alguns horários, até a FDCI e Faccaci); Rui Pinto Bandeira x Centro; Shangrilá via União e via Amarelo x Centro.

Além de equipados com ar-condicionado, os carros são maiores, mais confortáveis e terão tarifa diferenciada: R$ 3,40. Segundo a Agersa, agência municipal que regula o transporte, o valor é superior ao do convencional (R$2,60) porque o custo de operação é maior e o número de passageiros, menor. Ainda de acordo com a autarquia, por se tratar de um serviço diferenciado, usuários que contam com o benefício da gratuidade devem pagar a tarifa estabelecida para utilizar o serviço.

“A expectativa é que o novo serviço atue como uma importante ferramenta para a melhoria da mobilidade urbana do município, uma vez que se espera que o maior conforto proporcionado aos deslocamentos das pessoas acarrete numa diminuição da quantidade de utilização de veículos privados (automóveis, motocicletas e ciclomotores) – auxiliando na redução do conflito entre veículos e pedestres, principalmente na área central da cidade”, avalia o presidente da Agersa, Fernando Moura.

Renovação da frota

Os 13 novos ônibus materializam o plano de renovação da frota do transporte municipal estabelecido no novo contrato de concessão. Eles possuem as especificações e equipamentos sugeridos pela população durante as audiências públicas destinadas à construção do contrato, entre elas, motores menos poluentes, plataformas elevatórias (elevadores), câmeras de videomonitoramento, sensores que impedem a abertura de portas com o veículo em movimento e sistema de bilhetagem eletrônica.

Os carros convencionais recém-adquiridos vão operar, a partir de sábado (1), linhas que atendem os bairros Gilson Carone, Coramara, Valão, Vila Rica, Centro, Alto União, Gilberto Machado, BNH, Village da Luz e Ruy Pinto Bandeira e a localidade de Shangrilá.

Mais melhorias estão por vir

Outras ações referentes ao novo contrato de concessão do transporte coletivo de Cachoeiro estão em fase de implantação, como o serviço expresso – que operará rotas alternativas, com menos paradas e tarifa convencional – e o sistema para usuários monitorarem os ônibus a partir de celulares e outros dispositivos ligados à internet.



Publicidade


Outras Notícias


Novas suspeitas de obras superfaturadas em Presidente Kennedy

Santos Rodrigo e Salomão - Sacerdotes mártires

Veículo com marcas de tiros é encontrado abandonado em bairro de Cachoeiro

Soldados do Exército chegam à Cachoeiro e já atuam em pontos estratégicos

Sesa atualiza dados de febre amarela

ProUni: estudantes capixabas ganham mais prazo para apresentar documentos

Fespes vai denunciar Estado Brasileiro a entidades internacionais de direitos humanos pelo caos no ES

Procurador-geral da República vem ao Estado para dar aval à 'reforma da PM'

Governo abre processo contra 703 militares envolvidos em ‘revolta armada’

Famílias de militares seguem irredutíveis na porta dos batalhões

Nossa Senhora de Lourdes

São Miguel Febres - Padroeiro dos pedagogos

Atenção! Excesso de peso na mochila pode prejudicar saúde das crianças

Peritos aceleram liberação de cadáveres para receber mais corpos no DML

ARENA VERÃO 2017 COMEÇA NESTE FINAL DE SEMANA EM MARATAÍZES

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.