Espírito Santo é mercado para a tecnologia italiana

Stone

A Cachoeiro Stone Fair 2015 apresenta um grande leque de inovações no segmento de rochas ornamentais quando o tema está voltado para máquinas, equipamentos e insumos. A grande demanda por máquinas para os processos de beneficiamento e a extensa gama de novos materiais expostos no mercado brasileiro, tem movimentado cada vez mais o setor de rochas ornamentais, especialmente com as atividades da feira. E nos últimos anos, algumas tendências vêm se fortalecendo e concretizando entre o Brasil e a Itália. Uma delas é o crescimento de exportação para outros mercados.
De acordo com dados fornecidos pelo Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais, Cal e Calcário do Estado do Espírito Santo (Sindirochas), os maiores compradores das rochas capixabas são os Estados Unidos, com U$$ 249 milhões; a China com 30,6 milhões e a Itália com 20,4 milhões. Entre rochas brutas e manufaturados, o Estado do Espírito Santo ocupa o patamar de maior exportador do Brasil.
Segundo o diretor executivo da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro, Giorgio Luigi Rossi, “um grande percentual de rochas recebe algum tipo de trabalho antes da exportação e não somente em seu estado bruto. Sendo assim, grande parte dessa cooperação se dá com a Itália, já que esse país é o principal exportador de tecnologia para o Brasil para o setor de rochas, seja em valor (são 2/3 do total importado) como em toneladas”.
O diretor executivo complementa: “Com a situação contingencial da Itália, parece que os italianos enxergam o Brasil como uma oportunidade ainda mais interessante para explorar e fixar como mercado para a tecnologia italiana. E, é claro, que a Vitória e Cachoeiro Stone Fair são as feiras mais importantes para tal mercado. E com a VeronaFiere e a marca Marmomacc Latin América, as feiras ganharam uma visibilidade maior ainda dentro do mercado italiano. Algumas empresas italianas que se instalaram no mercado capixaba, como a Pedrini, fortalecem não somente a cooperação internacional, mas também o mercado interno brasileiro”, observa Giorgio Luigi Rossi.
A italiana Pedrini já participa da Cachoeiro Stone Fair há mais de 15 anos. O gerente de vendas, Giuseppe Vavassori pontua a participação na feira e as oportunidades que o evento proporciona.
“A Pedrini está na feira de Cachoeiro por vários motivos: os polos industriais de Cachoeiro e região, que são uma espécie de termômetro para o mercado interno e para exportação; temos muitos clientes que precisam de uma referência e de um parceiro técnico para ajudá-los a crescer, e a Pedrini está sempre disponível para isso; acreditamos desde sempre que o Brasil é o grande país da América do Sul que deu um grande retorno para nós”, disse o gerente.
Sobre as principais novidades que a empresa levará para a feira, Giuseppe revela que as expectativas são as melhores e que a edição deste ano será trabalhada de uma forma diferente.
“Mesmo cientes que a situação econômica do Brasil está freando os investimentos, nossas expectativas são imensas. Temos um grande objetivo nesta feira que será divulgar, projetar e propor plantas para beneficiamento de mármore. O granito domina e vai continuar para sempre, mas o mármore vem a ser uma grande alternativa para o crescimento das empresas e do setor. Já existem algumas máquinas no Brasil para beneficiar o mármore, mas são poucas e o potencial é enorme”, conclui Giuseppe.



Publicidade


Outras Notícias


Cachoeiro se prepara para receber mais uma edição da Stone Fair

Bienal Rubem Braga terá encontro nacional de literatura fantástica

Dia D de vacinação contra gripe em Cachoeiro é no sábado (12)

Inscrições no Enem já começaram

Inscrições para o Enem passam de 200 mil em uma hora e meia

São Pedro de Tarantásia, foi um homem pacificador

Diocese de Cachoeiro adota medidas para evitar contágio de gripes

Santa Casa lança campanha para incentivar mulheres a doar sangue

Estudantes são assaltadas na porta de faculdade em Cachoeiro

Homem é morto durante tentativa de assalto em Cachoeiro

Nasceu; e agora? Psicólogos explicam como lidar com a depressão pós-parto

Atenção, motoristas! IPVA de veículos com finais de placas de 6 a 0 começa a vencer

Prorrogado para 10 de maio prazo para renovar contratos do Fies

Campanha de vacinação em todo o país vai até 01 de junho

Conta de luz: Em maio bandeira tarifária mais cara

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.