Rota do Mármore e Granito é atração para visitantes da Cachoeiro Stone Fair

C0812_feiramarmore

Em menos de duas semanas, começa a Cachoeiro Stone Fair 2015. O evento, que será realizado de 25 a 28 deste mês, é uma ocasião para empresários apresentarem as inovações do segmento de rochas ornamentais com máquinas, equipamentos e insumos. Principal produtor e um dos maiores processadores e exportadores de rochas ornamentais do Brasil, o Espírito Santo responde por quase metade da produção e das exportações do país e concentra mais da metade do parque industrial brasileiro.

O potencial das rochas ornamentais extraídas em terras capixabas atrai grandes negócios nacionais e internacionais para o estado. O roteiro de compradores de pedras, insumos e máquinas e profissionais do segmento dá forma ao trajeto denominado Rota do Mármore e do Granito, a primeira do Brasil voltada especificamente para o turismo de negócios, o que desperta interesse de turistas e visitantes.

Segundo dados do Sindicato das Indústrias de Rochas Ornamentais, Cal e Calcários do Estado do Espírito Santo (Sindirochas), entre rochas brutas e manufaturados, o Estado ocupa a posição de maior exportador brasileiro.

Com isso, o município de Cachoeiro de Itapemirim também exerce um papel fundamental para o desenvolvimento organizacional e tecnológico desse segmento, pois é nele que as empresas apresentam suas novidades. Atualmente, a cidade é considerada pelos mercados internacional e nacional como o maior polo processador do Brasil, conhecido por seu parque industrial de beneficiamento de rochas ornamentais – o maior do estado.

O secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Ricardo Coelho, ressalta: “A Feira é o maior evento econômico da região sul do Espírito Santo, atraindo cerca de 25 mil visitantes de todo o país e do mundo. A expectativa é grande em relação à movimentação de negócios, não só no Parque de Exposições, mas em toda a cidade, pelo impacto causado nos hotéis, bares, restaurantes e nos prestadores de serviços, em volume que pode chegar aos R$ 10 milhões. A cidade se prepara a cada ano para receber os turistas, com vasta programação, que tem seu ponto alto no Giro Gastronômico, no qual restaurantes locais nomeiam seus pratos com nomes alusivos às rochas ornamentais”, disse Coelho.

A Rota

Uma possibilidade para os participantes da Cachoeiro Stone Fair é conhecer de perto as pedreiras e as indústrias de beneficiamento de rochas ornamentais que compõem a Rota do Mármore e do Granito, considerada a primeira voltada especificamente ao turismo de negócios no Brasil.

O destaque da rota são três cidades: Cachoeiro de Itapemirim, no sul, Nova Venécia, no norte, e Vitória, logo ao centro, em função da produção e liberação de materiais para o segmento de rochas ornamentais. Por isso, a rota é tão importante para o Estado.

Ao todo 21 municípios integram a Rota do Mármore e Granito. São eles: Cachoeiro de Itapemirim, Nova Venécia e Vitória, Barra de São Francisco, Ecoporanga, Água Doce do Norte, Pancas, Baixo Guandu, Vila Pavão, Muqui, Rio Bananal, São Domingos do Norte, Águia Branca, Alegre, Atílio Vivacqua, Castelo, Conceição do Castelo, Linhares, Mimoso do Sul, Serra e Viana.



Publicidade


Outras Notícias


Novas suspeitas de obras superfaturadas em Presidente Kennedy

Santos Rodrigo e Salomão - Sacerdotes mártires

Veículo com marcas de tiros é encontrado abandonado em bairro de Cachoeiro

Soldados do Exército chegam à Cachoeiro e já atuam em pontos estratégicos

Sesa atualiza dados de febre amarela

ProUni: estudantes capixabas ganham mais prazo para apresentar documentos

Fespes vai denunciar Estado Brasileiro a entidades internacionais de direitos humanos pelo caos no ES

Procurador-geral da República vem ao Estado para dar aval à 'reforma da PM'

Governo abre processo contra 703 militares envolvidos em ‘revolta armada’

Famílias de militares seguem irredutíveis na porta dos batalhões

Nossa Senhora de Lourdes

São Miguel Febres - Padroeiro dos pedagogos

Atenção! Excesso de peso na mochila pode prejudicar saúde das crianças

Peritos aceleram liberação de cadáveres para receber mais corpos no DML

ARENA VERÃO 2017 COMEÇA NESTE FINAL DE SEMANA EM MARATAÍZES

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.