Porto Central terá terminal de exportação de rochas ornamentais

Stone

O Espírito Santo é o principal produtor e o maior processador e exportador de rochas ornamentais do Brasil. Responde por praticamente metade da produção e das exportações do País. Também concentra mais da metade do parque industrial brasileiro. Estima-se, para esse segmento, um crescimento médio de 30% nas exportações nos próximos três anos. Por isso, o Governo do Estado, em parceria com os munícios de Presidente Kennedy e Cachoeiro de Itapemirim, assinou um protocolo de intenções com o Sindicato da Indústria de Rochas Ornamentais, Cal e Calcários do Espírito Santo (Sindirochas) e o Porto Central, com objetivo de viabilizar a implantação de terminal de armazenagem e exportação de rochas ornamentais no Complexo Industrial Portuário Porto Central, assim como a implantação da infraestrutura de apoio na região de influência, gerando mais desenvolvimento, emprego e renda para região Sul do Espírito Santo. O compromisso foi firmado nesta terça-feira (25), na abertura da 40ª Feira Internacional de Mármore e Granito – Cachoeiro Stone Fair 2015.

O evento, que segue até a próxima sexta (28), reúne no Parque de Exposições de Cachoeiro de Itapemirim as diversas categorias da cadeia produtiva do segmento de rochas ornamentais, como: os setores de pedras, beneficiamento, extração, insumos, entidades, instituições empresarias e financeiras e, especialmente, equipamentos e maquinários.

As tecnologias de ponta, inovações para as plantas industriais, sistemas de automação e todos os lançamentos de máquinas, são algumas das grandes expectativas da feira, que contará com a participação de cerca 220 empresas nacionais e estrangeiras, sendo que quase 20% delas estarão na feira pela primeira vez.

A solenidade de abertura contou com a presença do governador Paulo Hartung e demais autoridades convidadas. A cerimônia também contemplou a apresentação e posse da diretoria eleita do Sindirochas para o triênio 2015/2018, composta por 23 empresários do segmento.

“A Cachoeiro Stone Fair é um importante evento do calendário estadual e nacional que demonstra a força do setor e a qualidade dos nossos materiais, além de demonstrar toda potencialidade de nosso setor metal-mecânico, que atende a produção de rochas no Estado”, destacou o governador do Estado, Paulo Hartung.

O novo presidente eleito, Tales Pena Machado, afirma que as expectativas são positivas, em especial em relação ao mercado interno. “A cidade já está movimentada e os hotéis estão lotados. A Cachoeiro Stone Fair é sempre um momento importante para as empresas”, conclui Tales Machado, lembrando dos avanços tecnológicos sempre apresentados pelo evento.

São esperados para os quatro dias da feira visitantes de mais de 700 cidades brasileiras. Boa parte desses profissionais é de marmoristas interessados em agregar mais qualidade aos seus produtos, melhorar suas unidades industriais, além de agilizar e dinamizar a produção, uma tendência que se consolidou na feira.

O secretário de Estado de Desenvolvimento, José Eduardo Azevedo, lembrou da importância do setor em todas as regiões do Estado. “Uma feira como esta mostra a pujança do setor para a economia capixaba. O segmento de rochas ornamentais está presente em praticamente todos os municípios capixabas. Além disso, Brasil afora somos reconhecidos pela importância de nossas rochas ornamentais e este é resultado do trabalho de qualidade realizado pelos empresários do Espírito Santo”.

Além das esperadas negociações nos estandes, os participantes também farão visitas às empresas da região e terão a oportunidade de conhecer um pouco mais do maior polo processador de rochas do país. Durante a Cachoeiro Stone Fair 2015 também acontecerão encontros entre os representes das entidades, órgãos do setor e empresários para discutir temas relevantes e demandas do segmento.

A Cachoeiro Stone Fair

A Cachoeiro Stone Fair é uma realização da Milanez & Milaneze e promovida pelo Sindirochas e Cetemag. Conta com o patrocínio do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) e apoio institucional do Governo do Estado do Espírito Santo, do Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES), Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes) / Confederação Nacional da Indústria (CNI), Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes), Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim, Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas (Centrorochas), Associação Brasileira de Rochas Ornamentais (Abirochas), Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito Santo (Sinduscon/ES), Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Reunião com empresários

Antes de participar da abertura da Cachoeiro Stone Fair, o governador Paulo Hartung aproveitou a presença no município, se reuniu com empresários locais e conheceu as obras da sede da Regional da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) para construção de uma unidade educacional do Sistema SESI/SENAI. Os investimentos são da ordem de R$ 12,6 milhões e irão atender demandas específicas, desenvolvendo a vocação regional, principalmente nos segmentos de rochas, automobilística, mecânica e construção civil.

“Precisamos mobilizar a sociedade para ações como esta, que priorizam a educação e a qualificação de nossos jovens, pois só assim eles terão condições de obter mais igualdade no mercado de trabalho e na vida”, disse o governador, durante a reunião com os empresários.

Serviço
Cachoeiro Stone Fair 2015
Data: 25 a 28 de agosto de 2015
Horário: 14 às 20 horas (acesso até 19h).
Local: Parque de Exposições Carlos Caiado Barbosa



Publicidade


Outras Notícias


Novas suspeitas de obras superfaturadas em Presidente Kennedy

Santos Rodrigo e Salomão - Sacerdotes mártires

Veículo com marcas de tiros é encontrado abandonado em bairro de Cachoeiro

Soldados do Exército chegam à Cachoeiro e já atuam em pontos estratégicos

Sesa atualiza dados de febre amarela

ProUni: estudantes capixabas ganham mais prazo para apresentar documentos

Fespes vai denunciar Estado Brasileiro a entidades internacionais de direitos humanos pelo caos no ES

Procurador-geral da República vem ao Estado para dar aval à 'reforma da PM'

Governo abre processo contra 703 militares envolvidos em ‘revolta armada’

Famílias de militares seguem irredutíveis na porta dos batalhões

Nossa Senhora de Lourdes

São Miguel Febres - Padroeiro dos pedagogos

Atenção! Excesso de peso na mochila pode prejudicar saúde das crianças

Peritos aceleram liberação de cadáveres para receber mais corpos no DML

ARENA VERÃO 2017 COMEÇA NESTE FINAL DE SEMANA EM MARATAÍZES

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.