Câncer de Pele: a proteção solar é a melhor forma de prevenção

Sol

Com a proximidade das temperaturas mais quentes, um dos assuntos recorrentes é o câncer de pele. A população tem que ficar atenta aos diversos tipos desta doença de pele.
Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer) o câncer de pele é o mais frequente no país, correspondendo a cerca de 1/3 dos casos de tumores malignos no Brasil. Como a pele é heterogênea, a doença pode apresentar diversos tipos, como o carcinoma basocelular, espinocelular e o melanoma.
O carcinoma basocelular (CBC) é o que mais ocorre. Ele surge nas áreas da pele que contém pelos. “No corpo, o CBC aparece nas partes que ficam mais expostas ao sol, como rosto, orelhas, pescoço, couro cabeludo, ombro e costas”, afirma o presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional ES (SBD-ES), Dr. Leonardo Mello Ferreira.
O carcinoma espinocelular (CEC) pode se desenvolver em toda a pele (incluindo palmas e plantas), mucosas (oral e genital) e semimucosas (lábios). Além do sol, o vírus HPV e feridas crônicas podem desencadear a enfermidade.
O melanoma é o mais agressivo, mas felizmente mais raro. Surge das células que produzem o pigmento da pele, os melanócitos, e geralmente são semelhantes a pintas de crescimento rápido.
A melhor forma de prevenção é a proteção solar desde a infância, incluindo evitar o sol entre às 10 e 16hs, nos dias de índice ultra-violeta altos e o uso de chapéus, óculos escuros e roupas adequadas, além da aplicação do protetor solar nas áreas expostas de 2/2hs.
Pessoas de pele clara e/ou história familiar da câncer de pele devem fazer uma visita ao dermatologista para maiores orientações, identificação de lesões suspeitas e posterior tratamento.



Publicidade


Outras Notícias


Cachoeiro se prepara para receber mais uma edição da Stone Fair

Bienal Rubem Braga terá encontro nacional de literatura fantástica

Dia D de vacinação contra gripe em Cachoeiro é no sábado (12)

Inscrições no Enem já começaram

Inscrições para o Enem passam de 200 mil em uma hora e meia

São Pedro de Tarantásia, foi um homem pacificador

Diocese de Cachoeiro adota medidas para evitar contágio de gripes

Santa Casa lança campanha para incentivar mulheres a doar sangue

Estudantes são assaltadas na porta de faculdade em Cachoeiro

Homem é morto durante tentativa de assalto em Cachoeiro

Nasceu; e agora? Psicólogos explicam como lidar com a depressão pós-parto

Atenção, motoristas! IPVA de veículos com finais de placas de 6 a 0 começa a vencer

Prorrogado para 10 de maio prazo para renovar contratos do Fies

Campanha de vacinação em todo o país vai até 01 de junho

Conta de luz: Em maio bandeira tarifária mais cara

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.