Projeto da ferrovia Vitória-Rio é apresentado em Cachoeiro

C0209_ferrovia

Autoridades e empresários de Cachoeiro puderam conhecer melhor o projeto da ferrovia Vitória-Rio (EF-118) nesta quarta-feira (2). Estratégico para o desenvolvimento da região sul capixaba, o investimento foi apresentado em detalhes no auditório do Sest Senat, no bairro Marbrasa.

A apresentação atendeu a uma solicitação feita pelo prefeito Carlos Casteglione e contou com a participação de representantes dos governos do Espírito Santo e do Rio de Janeiro.

“Além de apresentar o projeto, esse encontro teve como objetivo confirmar o potencial de carga de nossa região, que é de aproximadamente 1 milhão de toneladas por mês, entre rochas ornamentais e diversos tipos de cargas. Nossa expectativa é que o projeto se torne viável em menor tempo possível. Será importante ter um ramal em Cachoeiro, para atender ao setor de rochas”, disse o prefeito.

Para a subsecretária de Desenvolvimento do ES, Mayara Chaves, “um dos aspectos mais importantes do projeto da ferrovia é que ele irá reforçar o nosso potencial de carga".
O subsecretário de transportes do RJ, Delmo Pinho, salientou que o projeto não é apenas uma ferrovia, mas a maior província portuária e logística da América Latina. “É um plano a longo prazo, para 40 anos. Vai interligar com o maior complexo de portos. Mais de 122 milhões de toneladas de carga é a nossa estimativa. Quero parabenizar o prefeito Casteglione, que tem se mostrado de fato comprometido com a viabilidade do projeto”, frisou.

A EF 118 vai interligar portos capixabas e fluminenses e possibilitar a ligação do Espírito Santo com as malhas ferroviárias dos outros estados do sudeste e com o centro-oeste. O projeto integra a segunda etapa do Programa de Investimentos em Logística (PIL) do governo federal. A ferrovia terá 577 quilômetros de extensão e investimento de mais de R$ 7 bilhões.

De acordo com Pinho, a previsão é de que em janeiro de 2016 os estudos de engenharia e o modelo de concessão sejam entregues para a aprovação do Tribunal de Contas da União.



Publicidade


Outras Notícias


Cachoeiro se prepara para receber mais uma edição da Stone Fair

Bienal Rubem Braga terá encontro nacional de literatura fantástica

Dia D de vacinação contra gripe em Cachoeiro é no sábado (12)

Inscrições no Enem já começaram

Inscrições para o Enem passam de 200 mil em uma hora e meia

São Pedro de Tarantásia, foi um homem pacificador

Diocese de Cachoeiro adota medidas para evitar contágio de gripes

Santa Casa lança campanha para incentivar mulheres a doar sangue

Estudantes são assaltadas na porta de faculdade em Cachoeiro

Homem é morto durante tentativa de assalto em Cachoeiro

Nasceu; e agora? Psicólogos explicam como lidar com a depressão pós-parto

Atenção, motoristas! IPVA de veículos com finais de placas de 6 a 0 começa a vencer

Prorrogado para 10 de maio prazo para renovar contratos do Fies

Campanha de vacinação em todo o país vai até 01 de junho

Conta de luz: Em maio bandeira tarifária mais cara

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.