Projeto da ferrovia Vitória-Rio é apresentado em Cachoeiro

C0209_ferrovia

Autoridades e empresários de Cachoeiro puderam conhecer melhor o projeto da ferrovia Vitória-Rio (EF-118) nesta quarta-feira (2). Estratégico para o desenvolvimento da região sul capixaba, o investimento foi apresentado em detalhes no auditório do Sest Senat, no bairro Marbrasa.

A apresentação atendeu a uma solicitação feita pelo prefeito Carlos Casteglione e contou com a participação de representantes dos governos do Espírito Santo e do Rio de Janeiro.

“Além de apresentar o projeto, esse encontro teve como objetivo confirmar o potencial de carga de nossa região, que é de aproximadamente 1 milhão de toneladas por mês, entre rochas ornamentais e diversos tipos de cargas. Nossa expectativa é que o projeto se torne viável em menor tempo possível. Será importante ter um ramal em Cachoeiro, para atender ao setor de rochas”, disse o prefeito.

Para a subsecretária de Desenvolvimento do ES, Mayara Chaves, “um dos aspectos mais importantes do projeto da ferrovia é que ele irá reforçar o nosso potencial de carga".
O subsecretário de transportes do RJ, Delmo Pinho, salientou que o projeto não é apenas uma ferrovia, mas a maior província portuária e logística da América Latina. “É um plano a longo prazo, para 40 anos. Vai interligar com o maior complexo de portos. Mais de 122 milhões de toneladas de carga é a nossa estimativa. Quero parabenizar o prefeito Casteglione, que tem se mostrado de fato comprometido com a viabilidade do projeto”, frisou.

A EF 118 vai interligar portos capixabas e fluminenses e possibilitar a ligação do Espírito Santo com as malhas ferroviárias dos outros estados do sudeste e com o centro-oeste. O projeto integra a segunda etapa do Programa de Investimentos em Logística (PIL) do governo federal. A ferrovia terá 577 quilômetros de extensão e investimento de mais de R$ 7 bilhões.

De acordo com Pinho, a previsão é de que em janeiro de 2016 os estudos de engenharia e o modelo de concessão sejam entregues para a aprovação do Tribunal de Contas da União.



Publicidade


Outras Notícias


Novas suspeitas de obras superfaturadas em Presidente Kennedy

Santos Rodrigo e Salomão - Sacerdotes mártires

Veículo com marcas de tiros é encontrado abandonado em bairro de Cachoeiro

Soldados do Exército chegam à Cachoeiro e já atuam em pontos estratégicos

Sesa atualiza dados de febre amarela

ProUni: estudantes capixabas ganham mais prazo para apresentar documentos

Fespes vai denunciar Estado Brasileiro a entidades internacionais de direitos humanos pelo caos no ES

Procurador-geral da República vem ao Estado para dar aval à 'reforma da PM'

Governo abre processo contra 703 militares envolvidos em ‘revolta armada’

Famílias de militares seguem irredutíveis na porta dos batalhões

Nossa Senhora de Lourdes

São Miguel Febres - Padroeiro dos pedagogos

Atenção! Excesso de peso na mochila pode prejudicar saúde das crianças

Peritos aceleram liberação de cadáveres para receber mais corpos no DML

ARENA VERÃO 2017 COMEÇA NESTE FINAL DE SEMANA EM MARATAÍZES

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.