Cachoeirense é selecionada para estudar medicina em uma das universidades mais conceituadas da Rússia

Capixaba-russia

A capixaba Laiza Garbelotto Nicoli, de 17 anos, já está de as malas prontas. Ela embarca no próximo domingo (13) para Rússia onde vai cursar medicina, na Universidade Médica Estatal de Kursk, considerada uma das dez melhores do país.

Moradora de Cachoeiro de Itapemirim, a jovem passou por processos de entrevistas e análise de documentos até ser selecionada. Laiza ainda fará uma prova para avaliar se será necessário participar de um curso preparatório, na própria faculdade, para apreender a língua russa e aperfeiçoar o inglês.

“Passei por várias fases até a aprovação. Desde entrevistas com meus pais, até análises das notas escolares e do nível de inglês. Chegando lá ainda vou fazer algumas provas para definir se preciso passar pelo curso preparatório da universidade, antes de começar a estudar medicina, mas a vaga está garantida”.

Mas Laiza não é a única da família que realizou essa conquista. A irmã dela, Kellen Garbelotto, já estuda medicina na mesma universidade há dois anos. “Depois que ela foi selecionada fiquei com ainda mais vontade de fazer o curso fora do país. Ainda não sei se vou conseguir ficar no mesmo alojamento que a minha irmã, pois ela já está dividindo com outra pessoa”.

Para a Laiza estudar medicina é um sonho de criança. “Nunca tive dúvidas de que queria ser médica”. A duração do curso é de seis anos. O período de residência médica ainda pode ser realizado na Rússia ou no Brasil. “Ainda não decidi se farei a residência aqui, mas quero voltar ao Espírito Santo para trabalhar”.

Todas as despesas com a viagem estão sendo custeadas pelos pais da jovem, que está sendo auxiliada também pela Aliança Russa, responsável pelo programa de intercâmbio.

De acordo com a diretora da Aliança Russa, em São Paulo, Carolina Perecini, cinco capixabas já estudam em faculdades russas pelo programa de intercâmbio. “Mais de 400 brasileiros estão inscritos nas faculdades, entre eles alguns capixabas. O interesse dos alunos pelos cursos na Rússia é por conta da qualidade do ensino e também pelos custos mais baixos das despesas, que em outros países da Europa”.

O Programa de Estudos Universitários da Rússia está com inscrições abertas até o dia 30/09. Os interessados devem verificar os documentos necessários e as etapas do processo no site da Aliança Russa.



Publicidade


Outras Notícias


Novas suspeitas de obras superfaturadas em Presidente Kennedy

Santos Rodrigo e Salomão - Sacerdotes mártires

Veículo com marcas de tiros é encontrado abandonado em bairro de Cachoeiro

Soldados do Exército chegam à Cachoeiro e já atuam em pontos estratégicos

Sesa atualiza dados de febre amarela

ProUni: estudantes capixabas ganham mais prazo para apresentar documentos

Fespes vai denunciar Estado Brasileiro a entidades internacionais de direitos humanos pelo caos no ES

Procurador-geral da República vem ao Estado para dar aval à 'reforma da PM'

Governo abre processo contra 703 militares envolvidos em ‘revolta armada’

Famílias de militares seguem irredutíveis na porta dos batalhões

Nossa Senhora de Lourdes

São Miguel Febres - Padroeiro dos pedagogos

Atenção! Excesso de peso na mochila pode prejudicar saúde das crianças

Peritos aceleram liberação de cadáveres para receber mais corpos no DML

ARENA VERÃO 2017 COMEÇA NESTE FINAL DE SEMANA EM MARATAÍZES

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.