Obras do Hospital de Cachoeiro de Itapemirim devem ser retomadas

Elefante

Um acordo firmado entre o município de Cachoeiro de Itapemirim, no sul do Estado, e a União pode colocar em funcionamento o hospital conhecido como “Elefante Branco”, no bairro Aquidaban, que teve construção iniciada em 2004, que prestaria serviço ao público materno-infantil. A unidade vai ser doada ao Hospital Infantil Francisco de Assis, que vai se instalar no local.

A reunião para a formalização da doação vai ser realizada em 15 de outubro e deve encerrar a longa espera da população por mais vagas em leitos em toda a região.

Em agosto de 2014, o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) e o Ministério Público Federal no Estado (MPF-ES), por meio das Procuradoria em Cachoeiro de Itapemirim, instauraram ação civil pública contra o Estado, o município e a União para a construção de um Hospital Geral Estadual para a macrorregião sul.

As obras do hospital em Aquidaban não ficaram prontas por apresentarem irregularidades técnicas e, mais de dez anos depois do início da construção, permanecem inacabadas.

Na ação civil pública, o MPES ponderou que, a partir de investigações iniciadas em 2008, o entendimento era que, apesar do passar dos anos, não houve esforço dos poderes para concluir a estrutura hospitalar já existente e nem para implementar uma nova unidade de atendimento médico à população.

Sendo assim, o Ministério Público demandou que a prefeitura, o Estado e a União fossem condenados à obrigação de realizar, dentro de um prazo razoável fixado pelo magistrado, a conclusão da unidade hospitalar do bairro Aquidaban, preferencialmente como Hospital Geral de Urgência e Emergência, com ênfase nas clínicas de ortopedia, traumatologia, cirurgia geral, vascular, neurológica e urológica, conforme deliberação do Conselho Estadual de Saúde.

O acordo firmado entre a prefeitura e a União, no entanto, manteve a unidade para atendimento materno-infantil, como era a intenção desde o início da construção.



Publicidade


Outras Notícias


Cachoeiro se prepara para receber mais uma edição da Stone Fair

Bienal Rubem Braga terá encontro nacional de literatura fantástica

Dia D de vacinação contra gripe em Cachoeiro é no sábado (12)

Inscrições no Enem já começaram

Inscrições para o Enem passam de 200 mil em uma hora e meia

São Pedro de Tarantásia, foi um homem pacificador

Diocese de Cachoeiro adota medidas para evitar contágio de gripes

Santa Casa lança campanha para incentivar mulheres a doar sangue

Estudantes são assaltadas na porta de faculdade em Cachoeiro

Homem é morto durante tentativa de assalto em Cachoeiro

Nasceu; e agora? Psicólogos explicam como lidar com a depressão pós-parto

Atenção, motoristas! IPVA de veículos com finais de placas de 6 a 0 começa a vencer

Prorrogado para 10 de maio prazo para renovar contratos do Fies

Campanha de vacinação em todo o país vai até 01 de junho

Conta de luz: Em maio bandeira tarifária mais cara

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.