Procon de Cachoeiro multa agências bancárias

Caixa

O Procon de Cachoeiro intensificou a fiscalização em bancos do município. O objetivo é verificar se os caixas eletrônicos estão funcionando normalmente durante a greve dos bancários. Duas agências já foram multadas por restringirem a realização de depósitos nos terminais.
“Mesmo havendo movimento grevista, as instituições financeiras devem manter o autoatendimento operando com todas as suas funções e, também, orientar os consumidores quanto a meios alternativos de pagamento de contas. O consumidor não pode ser prejudicado”, explica o coordenador do órgão municipal de defesa do consumidor, Rogério Athayde.
Ainda assim, ele ressalta que, no período de greve, é possível evitar cobranças e multas por atraso em contas buscando canais alternativos, como as casas lotéricas, os correspondentes bancários, a internet e o telefone. Mas se o consumidor procurar uma dessas opções e encontrar dificuldades, deve recorrer ao Procon.
Outra orientação do órgão é pagar mensalidades de escolas, operadoras de planos de saúde e boletos diversos diretamente no emitente ou ainda por débito em conta. As empresas são obrigadas a oferecer outras opções de pagamento. “Ao entrar em contato com a empresa, é importante anotar o dia e a hora desse contato, além de pedir o número de protocolo do atendimento”, recomenda o coordenador.
Como a greve não é uma situação gerada pelo consumidor, o atraso no pagamento não deve gerar penalidades para ele. “Caso esgotem todas as tentativas de pagamento, a dívida não poderá ser cobrada com juros ou multa. Mas é interessante manter alguma prova dessas tentativas, como, por exemplo, uma foto ou gravação que mostre que a agência estava fechada. Além disso, servem de prova as notícias publicadas pela imprensa. Em hipótese nenhuma esse consumidor pode ter o nome incluído nos cadastros de proteção ao crédito”, lembra Athayde.
O Procon de Cachoeiro pode ser acionado das 7h às 17h, pelos telefones 3155-5262 ou 3155-5276. Já o atendimento presencial, na sede do órgão, é realizado das 7h às 13h. O endereço é: avenida Monte Castelo, nº 28, bairro Independência.



Publicidade


Outras Notícias


Espírito Santo enfrenta desafio de vencer transmissão vertical do HIV, da hepatite B e da sífilis

Leptospirose é doença grave e transmitida por água contaminada de enchentes

Publicado decreto que autoriza uso do FGTS para compra de próteses

Saiba mais sobre as vacinas contra a gripe disponíveis no Brasil

Santo Apolônio, seu amor a Deus foi concreto

Inscrições para Cachoeirense Ausente de 2018 abrem nesta sexta (23)

Desfile e mostra cultural festejam emancipação de Cachoeiro

“A defesa da água é a defesa da vida”, afirma Papa

São Zacarias, Papa

Mais de cinco mil assinaturas reivindicam asfalto em comunidades de Alegre

São Nicolau de Flue, eremita

Prefeitura de Cachoeiro tenta disciplinar trânsito em cruzamento

Pai é preso suspeito de estuprar a filha de 11 anos em Marataízes

PM encontra pé de maconha dentro de casa em Cachoeiro

Torta Capixaba Orgulho da Nossa Gastronomia

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.