Corpo de Bombeiros alerta para cuidados com enfeites de Natal

árvore de natal - larissa gouveia secom-es

Admirar uma árvore enfeitada para o Natal é um grande atrativo para as pessoas de todas as idades. Mas antes de começar a decoração, o Corpo de Bombeiros faz um alerta sobre os riscos de instalações indevidas, que podem causar acidentes como choque elétrico, curto-circuito e incêndios.

“Materiais velhos e com emendas podem ocasionar sobrecarga nos pisca-piscas. Além disso, deixar as instalações expostas ao sol e, principalmente, à chuva, é altamente perigoso”, alerta o capitão Heitor Henrique Lube da Silva, subcomandante da 1ª Companhia de São Mateus.

Vale ressaltar que no momento da instalação das luzes e ou pisca-pisca, os adaptadores devem estar desconectados da fonte de energia, pois além de estragar os aparelhos que estão conectados, podem causar aquecimento e derretimento do material, o que pode provocar curto-circuito.

O capitão alerta que decorações próximas a ornamentos delicados, como cortinas, são riscos para incêndios. “Nas fachadas das casas, não instale kits decorativos próximos a postes ou fios da rede elétrica, pois o risco de acidente é ainda maior”, destaca Heitor.

Cuidados simples diminuem a chance de acidentes

Antes de começar a montar a decoração natalina é fundamental que a instalação seja previamente planejada, levando-se em conta o melhor local para se colocar as luzes. Verificar a distância das cortinas, sofás e outros materiais que tenham facilidade para alastrar o fogo. Eles devem ficar longe destes enfeites.

O cuidado deve começar na hora da compra do material, que deve possuir o selo do Inmetro. A atividade requer cuidados simples para que não haja surpresas desagradáveis durante os festejos de Natal. Depois de instalado, é aconselhável desligar o pisca-pisca na hora de sair de casa ou durante a madrugada, para evitar curto-circuito e o consumo exagerado de energia elétrica.



Publicidade


Outras Notícias


Bienal Rubem Braga terá encontro nacional de literatura fantástica

Dia D de vacinação contra gripe em Cachoeiro é no sábado (12)

Inscrições no Enem já começaram

Inscrições para o Enem passam de 200 mil em uma hora e meia

São Pedro de Tarantásia, foi um homem pacificador

Diocese de Cachoeiro adota medidas para evitar contágio de gripes

Santa Casa lança campanha para incentivar mulheres a doar sangue

Estudantes são assaltadas na porta de faculdade em Cachoeiro

Homem é morto durante tentativa de assalto em Cachoeiro

Nasceu; e agora? Psicólogos explicam como lidar com a depressão pós-parto

Atenção, motoristas! IPVA de veículos com finais de placas de 6 a 0 começa a vencer

Prorrogado para 10 de maio prazo para renovar contratos do Fies

Campanha de vacinação em todo o país vai até 01 de junho

Conta de luz: Em maio bandeira tarifária mais cara

São Floriano, padroeiro dos bombeiros

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.