Parques Estaduais voltam a abrir nos finais de semana

Caca_lima_pepaz_jpg

A partir do dia 26 de dezembro, os Parques Estaduais gerenciados pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) voltam a funcionar aos finais de semana, oferecendo passeios ecológicos com paisagens como dunas, cachoeiras, praias e paredões rochosos esculpidos pela natureza.

As unidades voltam a funcionar normalmente aos sábados e domingos em função da publicação esta semana da Lei Complementar (PLC) 30/2015, que permite pagamento de gratificações aos servidores lotados nos Parques.
Contudo, em função da necessidade de ajustes em medidas administrativas, neste sábado (19) e domingo (20) as unidades permanecem fechadas. Os Parques ficarão abertos também nos feriados, com exceção dos dias 24 e 25 de dezembro e 31 de dezembro e 01 de janeiro, quando não irão abrir. Nos dias úteis, o funcionamento é normal.

Confira as opções:

- Parque Estadual Cachoeira da Fumaça (PECF)
O parque é famoso pela sua exuberante queda d’água de 144 metros de altura, que dá nome à unidade. Os visitantes podem se banhar na cachoeira e participar das trilhas autoguiáveis, ou seja, sem a presença de um guia, e se encantar com as cascatas e corredeiras ao longo do rio que corta o parque. Sua flora é bem representada pelos jacarandás-de-espinho e a fauna por animais em extinção como a lontra.
A unidade conta com monitores ambientais credenciados para as trilhas guiadas para quem não quiser fazer as trilhas por conta própria. Os interessados devem agendar previamente pelo telefone (28) 9 9942-5658.
Horário: 8 horas às 17 horas.
Localização: Alegre e Ibitirama, na Região Sul.
Informações: (28) 9 9999-0639.

- Parque Estadual da Pedra Azul (Pepaz)
A Pedra Azul, que dá nome ao parque é uma formação de granito e gnaisse de 1.822 metros de altura. Curiosamente a ação de eventos naturais esculpiu parte da rocha em forma de lagarto, algo único na natureza.
O Parque possui trilhas autoguiáveis, mas os passeios podem ser agendados com antecedência, assim como verificada a disponibilidade dos monitores ambientais por meio do telefone (27) 99739-8005.
Localização: Domingos Martins, Região Serrana.
Horário: 8 horas às 17 horas. Passeios, 9h30 ou 13h30.
Informações: (27) 3248-1156.

- Parque Estadual de Itaúnas (PEI)
O parque é conhecido por suas belezas naturais: a área de alagado, as dunas, as praias e o Rio Itaúnas. As trilhas para as dunas e praias são de fácil acesso e autoguiáveis.
Além disso, na Vila de Itaúnas é possível realizar passeios diferenciados (bicicleta e caiaque) com o Grupo de Condutores Ambientais, o agendamento é pelo telefone (27) 99635-5583.
Localização: Conceição da Barra, Vila de Itaúnas. Região Norte.
Funcionamento: Das 8 horas às 17 horas.
Informações: (27) 3762-5196.

- Parque Estadual Paulo Cesar Vinha (PEPCV)
O parque foi criado para proteger espécies de plantas e animais que estavam sendo ameaçadas pelo desmatamento e a extração de areia ilegal na região de Setiba, Guarapari. No parque há três lagoas, uma rica vegetação de Mata Atlântica litorânea com manguezais, mata de restinga, planícies cactáceas, entre outras.
Para realizar a descida até a lagoa deve-se chegar até as 15h30. A trilha é de fácil acesso e autoguiável e não precisa de agendamento prévio.
Já as trilhas monitoradas com o grupo de Condutores Ambientais do Parque Estadual Paulo Cesar Vinha para passeio de caiaque, devem ser agendadas previamente pelos telefones: (27) 99929-8479, (27) 99745-4121, 99730-8259 e (27) 99837-2503.
Localização: Guarapari, Região Metropolitana.
Funcionamento: Das 8 horas às 17 horas.
Telefone do parque: (27) 3242-3665.

- Parque Estadual do Forno Grande (PEFG)
O parque possui relevo montanhoso e culmina no Pico do Forno Grande, grande atrativo da região. Seu centro de visitantes oferece trilhas de fácil acesso que levam à cachoeira com queda d’água de aproximadamente 30 metros de altura, à Gruta da Santinha, aos Poços Amarelos e ao mirante.
O parque só recebe visitantes mediante agendamento prévio pelo e-mail pefg.iema@gmail.com. Os passeios são realizados de acordo com a disponibilidade para atendimento e número de pessoas.
Localização: Castelo, Região Sul.

- Parque Estadual de Mata das Flores (PEMF)
A unidade é marcada por sua rica biodiversidade. Sua flora é composta por espécies como Cedrelas, Cássicas, Bromélias e Palmáceas. Gaviões, tucanos, corujas, pacas, entre outros animais também habitam o parque. O principal atrativo do parque é a trilha com aproximadamente 900m de percurso.
O Parque só recebe visitantes mediante agendamento prévio.
Localização: Castelo, Região Sul.
Informações: (28) 3542-3257.



Publicidade


Outras Notícias


Cachoeiro se prepara para receber mais uma edição da Stone Fair

Bienal Rubem Braga terá encontro nacional de literatura fantástica

Dia D de vacinação contra gripe em Cachoeiro é no sábado (12)

Inscrições no Enem já começaram

Inscrições para o Enem passam de 200 mil em uma hora e meia

São Pedro de Tarantásia, foi um homem pacificador

Diocese de Cachoeiro adota medidas para evitar contágio de gripes

Santa Casa lança campanha para incentivar mulheres a doar sangue

Estudantes são assaltadas na porta de faculdade em Cachoeiro

Homem é morto durante tentativa de assalto em Cachoeiro

Nasceu; e agora? Psicólogos explicam como lidar com a depressão pós-parto

Atenção, motoristas! IPVA de veículos com finais de placas de 6 a 0 começa a vencer

Prorrogado para 10 de maio prazo para renovar contratos do Fies

Campanha de vacinação em todo o país vai até 01 de junho

Conta de luz: Em maio bandeira tarifária mais cara

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.