Ladrilhos ou granito? Cachoeirenses defendem arquitetura original em reforma de ponte

Ponte 1

A ponte Fernando de Abreu, no centro de Cachoeiro de Itapemirim, está em reforma e vem gerando curiosidade nos cachoeirenses que transitam por ela diariamente. É que, acostumados com os ladrilhos hidráulicos assentados no calçadão da ponte, pedestres se mostram preocupados com sua retirada e curiosos sobre o projeto.

A discussão foi parar em rede social e as opiniões, por unanimidade, são em favor da permanência dos ladrilhos fabricados na centenária Fábrica Grafanassi. “Bom seria que a história, a cultura e o artesanato locais fossem preservados na revitalização do piso da ponte. Ou seja, que os centenários ladrilhos, que representam esses elementos citados, fossem preservados”, defendeu o advogado Higner Mansur.

A polêmica deve se estender, porque a Prefeitura, em nota, confirmou a retirada dos ladrilhos que serão substituídos por pisos de granito. “Verificamos a possibilidade de reaproveitamento do piso, mas, não será possível, devido à forma como foi assentado. O novo piso será de granito”, confirmaram.
O servidor público Alberto Carlos Lima Gomes, que transita na ponte diariamente e, consequentemente, vem acompanhando de perto a reforma, também defende a permanência dos ladrilhos, justificando que os mesmos representam dois momentos comemorativos da cidade. “Esse piso foi assentado na ponte quando comemoramos o centenário da fábrica de ladrilhos em Cachoeiro, mas aquele espaço foi urbanizado pela primeira vez na comemoração do centenário da ponte. Estão destruindo uma história”, opinou.

Além de confirmar que a urbanização da ponte Fernando de Abreu ganhará granitos no lugar dos antigos ladrilhos, a Prefeitura informou, ainda, que a obra conta com a parceria da Milanez & Milaneze, empresa que organiza a Feira Internacional do Mármore e Granito, e que o arquiteto responsável é Renato Paldês.

Obras passadas

Em sua primeira gestão como prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Roberto Valadão executou uma obra de reforma da ponte Fernando de Abreu, com urbanização e criação de um mercado persa. A obra, em 1987, foi em comemoração ao centenário de construção da ponte.

Mas, foi em 2003 que o então prefeito Theodorico de Assis Ferraço realizou nova reforma, assentando os ladrilhos hidráulicos da Fábrica de Ladrilhos Grafanassi que comemoravam seu centenário em Cachoeiro de Itapemirim, como forma de homenagear as peças decorativas que se tornaram ícone da cultura e artesanato do município, ocupando, ainda, toda a pavimentação da Praça Jerônimo Monteiro.

A atual reforma

A previsão de entrega da obra de urbanização da ponte Fernando de Abreu é de 180 dias, contados a partir da primeira semana do último mês de dezembro.

O valor total da obra é de R$ 216.510, 21, por meio de recurso proveniente do Governo Federal e do município, além de parceria com a empresa Milanez & Milaneze.
Ponte Fernando de Abreu

A Ponte Municipal foi a primeira ponte construída no município de Cachoeiro de Itapemirim, inaugurada em 10 de junho de 1887, sendo que já havia sido construída uma anterior, de madeira, em 1883, mas levada pela enchente.

A Ponte Municipal era de estrutura de ferro e piso de madeira. E sua construção foi realizada pelo Tenente Coronel Ildefonso da Silveira Viana. Havia cobrança de pedágio para quem por ela passasse, até 1920. Em 1965 foi desmontada e sua estrutura de ferro vendida.

A ponte que a substituiu foi construída ao seu lado, em 1954, batizada de ponte Fernando de Abreu. No lugar da Ponte Municipal, aproveitando seus alicerces, foi construído no governo do então prefeito Roberto Valadão, o “Mercado Persa”, hoje desativado, servindo para passagem de pedestres.

Mais imagems

Ponte 1
Ponte 2


Publicidade


Outras Notícias


Cachoeiro se prepara para receber mais uma edição da Stone Fair

Bienal Rubem Braga terá encontro nacional de literatura fantástica

Dia D de vacinação contra gripe em Cachoeiro é no sábado (12)

Inscrições no Enem já começaram

Inscrições para o Enem passam de 200 mil em uma hora e meia

São Pedro de Tarantásia, foi um homem pacificador

Diocese de Cachoeiro adota medidas para evitar contágio de gripes

Santa Casa lança campanha para incentivar mulheres a doar sangue

Estudantes são assaltadas na porta de faculdade em Cachoeiro

Homem é morto durante tentativa de assalto em Cachoeiro

Nasceu; e agora? Psicólogos explicam como lidar com a depressão pós-parto

Atenção, motoristas! IPVA de veículos com finais de placas de 6 a 0 começa a vencer

Prorrogado para 10 de maio prazo para renovar contratos do Fies

Campanha de vacinação em todo o país vai até 01 de junho

Conta de luz: Em maio bandeira tarifária mais cara

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.