Campanha da Fraternidade 2016 aborda a conscientização do meio ambiente

Dom_luiz_min_aadcf-106431

A Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2016 vem com um tema importante para conscientização do meio ambiente. “Casa Comum, nossa responsabilidade”. Neste período quaresmal a campanha convida a consciência dos cristãos com a responsabilidade de cuidar da natureza. A festa em preparação para a Páscoa traz o lema retirado de Amós: Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual o riacho que não seca.

“A proposta da campanha em seu lado social é conscientizar. Temos uma responsabilidade de tratar bem, toda a natureza. A água, as fontes, não jogar o lixo fora de qualquer maneira e observar as normas dadas pelas autoridades. Tudo isso é um respeito da “Casa Comum”. Toda a terra é a casa comum, por isso temos que tratar bem dela”, afirmou o Arcebispo de Vitória, Dom Luiz Mancilha Vilela.

A abertura oficial da campanha no estado será no domingo (14), com concentração às 15h na Rua Sete de Setembro, em frente a Igreja Presbiteriana, no Centro, com procissão para a Catedral Metropolitana.

A campanha também deve dar continuidade à consciência da Igreja, com os gestos feitos contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti. “Cabe a nós cristãos de ter um cuidado com a nossa casa. Estamos vivendo com problemas de dengue, chikungunya e Zika. Isso pode ocorrer um problema social imenso. Cabe a nós, evitar que esse inseto se prolifere ainda mais. Tem que cuidar do seu quintal, da sua casa. Essa é também uma consciência religiosa que cultivamos”, completou

Questionado sobre a decisão da Organização das Nações Unidas (ONU), sobre o pedido de liberação do aborto para gestantes com crianças com microcefalia, Dom Luiz esclareceu a opinião dele. “Isso é uma perversidade, um escândalo. Gente da ONU, que deveria promover a vida, está promovendo a morte. Estão a serviço da cultura da morte. A vida é dom de Deus. Se a criança vem assim, porque eu vou tirar a vida dela? Meus longos 40 anos de padre, acompanhei casais com crianças especiais. Um filho especial une a família num só coração e prestam serviço extraordinário, de tal forma que quando esse filho morre, se cria um buraco enorme no lar. É vergonhoso essa possibilidade de aborto”.

Em prol das famílias que tem e tiveram casos de microcefalia no estado, Dom Luiz deixou uma mensagem de apoio. “Não percam as esperanças. Continuem cuidando com carinho e com assistência médica, pois elas podem melhorar e progredir. A ciência esta cada vez mais avança e pode encontrar meios do desenvolvimento do cérebro. Cubra sua criança com amor e carinho que nasceu especial. Ela é dom de Deus. Digo com todo carinho, eu sei que pode criar certo sofrimento e tristeza, mas eu tenho certeza que a mãe tem um grande amor por essa criança. Continue amando e jamais deixe passar pela mente a destruição”.

Em ano de eleições a campanha mostra outras responsabilidades. “A política é nobre. Ela está a serviço da cidade. Você como cidadão é convidado a construir a cidade. Como? Se candidatando para prestar serviço para o bem comum ou escolhendo pessoas capazes em construir o bem. Somos capazes de mudar a realidade votando bem. Seu voto é uma procuração e te dar direito a cobrar aquele que recebeu seu voto. Cidadão, tenha responsabilidade e a hora de mudar o país”, disse Dom Luiz.



Publicidade


Outras Notícias


Novas suspeitas de obras superfaturadas em Presidente Kennedy

Santos Rodrigo e Salomão - Sacerdotes mártires

Veículo com marcas de tiros é encontrado abandonado em bairro de Cachoeiro

Soldados do Exército chegam à Cachoeiro e já atuam em pontos estratégicos

Sesa atualiza dados de febre amarela

ProUni: estudantes capixabas ganham mais prazo para apresentar documentos

Fespes vai denunciar Estado Brasileiro a entidades internacionais de direitos humanos pelo caos no ES

Procurador-geral da República vem ao Estado para dar aval à 'reforma da PM'

Governo abre processo contra 703 militares envolvidos em ‘revolta armada’

Famílias de militares seguem irredutíveis na porta dos batalhões

Nossa Senhora de Lourdes

São Miguel Febres - Padroeiro dos pedagogos

Atenção! Excesso de peso na mochila pode prejudicar saúde das crianças

Peritos aceleram liberação de cadáveres para receber mais corpos no DML

ARENA VERÃO 2017 COMEÇA NESTE FINAL DE SEMANA EM MARATAÍZES

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.