Campanha da Fraternidade 2016 aborda a conscientização do meio ambiente

Dom_luiz_min_aadcf-106431

A Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2016 vem com um tema importante para conscientização do meio ambiente. “Casa Comum, nossa responsabilidade”. Neste período quaresmal a campanha convida a consciência dos cristãos com a responsabilidade de cuidar da natureza. A festa em preparação para a Páscoa traz o lema retirado de Amós: Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual o riacho que não seca.

“A proposta da campanha em seu lado social é conscientizar. Temos uma responsabilidade de tratar bem, toda a natureza. A água, as fontes, não jogar o lixo fora de qualquer maneira e observar as normas dadas pelas autoridades. Tudo isso é um respeito da “Casa Comum”. Toda a terra é a casa comum, por isso temos que tratar bem dela”, afirmou o Arcebispo de Vitória, Dom Luiz Mancilha Vilela.

A abertura oficial da campanha no estado será no domingo (14), com concentração às 15h na Rua Sete de Setembro, em frente a Igreja Presbiteriana, no Centro, com procissão para a Catedral Metropolitana.

A campanha também deve dar continuidade à consciência da Igreja, com os gestos feitos contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti. “Cabe a nós cristãos de ter um cuidado com a nossa casa. Estamos vivendo com problemas de dengue, chikungunya e Zika. Isso pode ocorrer um problema social imenso. Cabe a nós, evitar que esse inseto se prolifere ainda mais. Tem que cuidar do seu quintal, da sua casa. Essa é também uma consciência religiosa que cultivamos”, completou

Questionado sobre a decisão da Organização das Nações Unidas (ONU), sobre o pedido de liberação do aborto para gestantes com crianças com microcefalia, Dom Luiz esclareceu a opinião dele. “Isso é uma perversidade, um escândalo. Gente da ONU, que deveria promover a vida, está promovendo a morte. Estão a serviço da cultura da morte. A vida é dom de Deus. Se a criança vem assim, porque eu vou tirar a vida dela? Meus longos 40 anos de padre, acompanhei casais com crianças especiais. Um filho especial une a família num só coração e prestam serviço extraordinário, de tal forma que quando esse filho morre, se cria um buraco enorme no lar. É vergonhoso essa possibilidade de aborto”.

Em prol das famílias que tem e tiveram casos de microcefalia no estado, Dom Luiz deixou uma mensagem de apoio. “Não percam as esperanças. Continuem cuidando com carinho e com assistência médica, pois elas podem melhorar e progredir. A ciência esta cada vez mais avança e pode encontrar meios do desenvolvimento do cérebro. Cubra sua criança com amor e carinho que nasceu especial. Ela é dom de Deus. Digo com todo carinho, eu sei que pode criar certo sofrimento e tristeza, mas eu tenho certeza que a mãe tem um grande amor por essa criança. Continue amando e jamais deixe passar pela mente a destruição”.

Em ano de eleições a campanha mostra outras responsabilidades. “A política é nobre. Ela está a serviço da cidade. Você como cidadão é convidado a construir a cidade. Como? Se candidatando para prestar serviço para o bem comum ou escolhendo pessoas capazes em construir o bem. Somos capazes de mudar a realidade votando bem. Seu voto é uma procuração e te dar direito a cobrar aquele que recebeu seu voto. Cidadão, tenha responsabilidade e a hora de mudar o país”, disse Dom Luiz.



Publicidade


Outras Notícias


Bienal Rubem Braga terá encontro nacional de literatura fantástica

Dia D de vacinação contra gripe em Cachoeiro é no sábado (12)

Inscrições no Enem já começaram

Inscrições para o Enem passam de 200 mil em uma hora e meia

São Pedro de Tarantásia, foi um homem pacificador

Diocese de Cachoeiro adota medidas para evitar contágio de gripes

Santa Casa lança campanha para incentivar mulheres a doar sangue

Estudantes são assaltadas na porta de faculdade em Cachoeiro

Homem é morto durante tentativa de assalto em Cachoeiro

Nasceu; e agora? Psicólogos explicam como lidar com a depressão pós-parto

Atenção, motoristas! IPVA de veículos com finais de placas de 6 a 0 começa a vencer

Prorrogado para 10 de maio prazo para renovar contratos do Fies

Campanha de vacinação em todo o país vai até 01 de junho

Conta de luz: Em maio bandeira tarifária mais cara

São Floriano, padroeiro dos bombeiros

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.