Saiba como ter acesso a testes rápidos de HIV gratuitos

Aids

Pessoas que tiveram relação sexual sem proteção podem recorrer à rede pública de saúde para fazer o teste rápido de detecção de aids. Em Cachoeiro de Itapemirim, o serviço é oferecido gratuitamente no Centro de Referência em Infectologia (Crias) da prefeitura, e o resultado fica pronto em 30 minutos, aproximadamente.

O ideal é fazer o teste de 30 a 60 dias após a exposição à situação de risco de contágio pelo HIV, para aguardar a chamada ‘janela imunológica’, intervalo entre a infecção pelo vírus e a produção de anticorpos anti-HIV no sangue. É a presença desses anticorpos, uma resposta do sistema de defesa do organismo ao vírus, que pode indicar a sorologia positiva.

“Nesse período, é importante que a pessoa sempre faça sexo com camisinha e não compartilhe seringas, pois se estiver realmente infectada, já poderá transmitir o HIV para outras pessoas”, recomenda o coordenador do Crias, Felipe Dam.

Saber do contágio pelo HIV precocemente aumenta a expectativa de vida do soropositivo. Por isso, quem se expôs a uma situação de risco, como sexo sem preservativo ou compartilhamento de seringas (no carnaval, por exemplo), deve fazer o exame.

“Quem busca tratamento especializado no tempo certo e segue as recomendações do médico ganha em qualidade de vida. Além disso, as mães soropositivas têm 99% de chance de terem filhos sem o HIV se seguirem o tratamento recomendado durante o pré-natal, parto e pós-parto”, explica Dam.

O atendimento é feito no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Crias, das 7h30 às 11h30. O endereço é: rua Raulino de Oliveira, nº 52, Centro. É preciso apresentar um documento de identificação com foto, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência. Mais informações: 3155-5387 e 3511-8246.



Publicidade


Outras Notícias


Espírito Santo enfrenta desafio de vencer transmissão vertical do HIV, da hepatite B e da sífilis

Leptospirose é doença grave e transmitida por água contaminada de enchentes

Publicado decreto que autoriza uso do FGTS para compra de próteses

Saiba mais sobre as vacinas contra a gripe disponíveis no Brasil

Santo Apolônio, seu amor a Deus foi concreto

Inscrições para Cachoeirense Ausente de 2018 abrem nesta sexta (23)

Desfile e mostra cultural festejam emancipação de Cachoeiro

“A defesa da água é a defesa da vida”, afirma Papa

São Zacarias, Papa

Mais de cinco mil assinaturas reivindicam asfalto em comunidades de Alegre

São Nicolau de Flue, eremita

Prefeitura de Cachoeiro tenta disciplinar trânsito em cruzamento

Pai é preso suspeito de estuprar a filha de 11 anos em Marataízes

PM encontra pé de maconha dentro de casa em Cachoeiro

Torta Capixaba Orgulho da Nossa Gastronomia

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.