Saiba como ter acesso a testes rápidos de HIV gratuitos

Aids

Pessoas que tiveram relação sexual sem proteção podem recorrer à rede pública de saúde para fazer o teste rápido de detecção de aids. Em Cachoeiro de Itapemirim, o serviço é oferecido gratuitamente no Centro de Referência em Infectologia (Crias) da prefeitura, e o resultado fica pronto em 30 minutos, aproximadamente.

O ideal é fazer o teste de 30 a 60 dias após a exposição à situação de risco de contágio pelo HIV, para aguardar a chamada ‘janela imunológica’, intervalo entre a infecção pelo vírus e a produção de anticorpos anti-HIV no sangue. É a presença desses anticorpos, uma resposta do sistema de defesa do organismo ao vírus, que pode indicar a sorologia positiva.

“Nesse período, é importante que a pessoa sempre faça sexo com camisinha e não compartilhe seringas, pois se estiver realmente infectada, já poderá transmitir o HIV para outras pessoas”, recomenda o coordenador do Crias, Felipe Dam.

Saber do contágio pelo HIV precocemente aumenta a expectativa de vida do soropositivo. Por isso, quem se expôs a uma situação de risco, como sexo sem preservativo ou compartilhamento de seringas (no carnaval, por exemplo), deve fazer o exame.

“Quem busca tratamento especializado no tempo certo e segue as recomendações do médico ganha em qualidade de vida. Além disso, as mães soropositivas têm 99% de chance de terem filhos sem o HIV se seguirem o tratamento recomendado durante o pré-natal, parto e pós-parto”, explica Dam.

O atendimento é feito no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Crias, das 7h30 às 11h30. O endereço é: rua Raulino de Oliveira, nº 52, Centro. É preciso apresentar um documento de identificação com foto, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência. Mais informações: 3155-5387 e 3511-8246.



Publicidade


Outras Notícias


Novas suspeitas de obras superfaturadas em Presidente Kennedy

Santos Rodrigo e Salomão - Sacerdotes mártires

Veículo com marcas de tiros é encontrado abandonado em bairro de Cachoeiro

Soldados do Exército chegam à Cachoeiro e já atuam em pontos estratégicos

Sesa atualiza dados de febre amarela

ProUni: estudantes capixabas ganham mais prazo para apresentar documentos

Fespes vai denunciar Estado Brasileiro a entidades internacionais de direitos humanos pelo caos no ES

Procurador-geral da República vem ao Estado para dar aval à 'reforma da PM'

Governo abre processo contra 703 militares envolvidos em ‘revolta armada’

Famílias de militares seguem irredutíveis na porta dos batalhões

Nossa Senhora de Lourdes

São Miguel Febres - Padroeiro dos pedagogos

Atenção! Excesso de peso na mochila pode prejudicar saúde das crianças

Peritos aceleram liberação de cadáveres para receber mais corpos no DML

ARENA VERÃO 2017 COMEÇA NESTE FINAL DE SEMANA EM MARATAÍZES

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.