Saiba como ter acesso a testes rápidos de HIV gratuitos

Aids

Pessoas que tiveram relação sexual sem proteção podem recorrer à rede pública de saúde para fazer o teste rápido de detecção de aids. Em Cachoeiro de Itapemirim, o serviço é oferecido gratuitamente no Centro de Referência em Infectologia (Crias) da prefeitura, e o resultado fica pronto em 30 minutos, aproximadamente.

O ideal é fazer o teste de 30 a 60 dias após a exposição à situação de risco de contágio pelo HIV, para aguardar a chamada ‘janela imunológica’, intervalo entre a infecção pelo vírus e a produção de anticorpos anti-HIV no sangue. É a presença desses anticorpos, uma resposta do sistema de defesa do organismo ao vírus, que pode indicar a sorologia positiva.

“Nesse período, é importante que a pessoa sempre faça sexo com camisinha e não compartilhe seringas, pois se estiver realmente infectada, já poderá transmitir o HIV para outras pessoas”, recomenda o coordenador do Crias, Felipe Dam.

Saber do contágio pelo HIV precocemente aumenta a expectativa de vida do soropositivo. Por isso, quem se expôs a uma situação de risco, como sexo sem preservativo ou compartilhamento de seringas (no carnaval, por exemplo), deve fazer o exame.

“Quem busca tratamento especializado no tempo certo e segue as recomendações do médico ganha em qualidade de vida. Além disso, as mães soropositivas têm 99% de chance de terem filhos sem o HIV se seguirem o tratamento recomendado durante o pré-natal, parto e pós-parto”, explica Dam.

O atendimento é feito no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Crias, das 7h30 às 11h30. O endereço é: rua Raulino de Oliveira, nº 52, Centro. É preciso apresentar um documento de identificação com foto, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência. Mais informações: 3155-5387 e 3511-8246.



Publicidade


Outras Notícias


Bienal Rubem Braga terá encontro nacional de literatura fantástica

Dia D de vacinação contra gripe em Cachoeiro é no sábado (12)

Inscrições no Enem já começaram

Inscrições para o Enem passam de 200 mil em uma hora e meia

São Pedro de Tarantásia, foi um homem pacificador

Diocese de Cachoeiro adota medidas para evitar contágio de gripes

Santa Casa lança campanha para incentivar mulheres a doar sangue

Estudantes são assaltadas na porta de faculdade em Cachoeiro

Homem é morto durante tentativa de assalto em Cachoeiro

Nasceu; e agora? Psicólogos explicam como lidar com a depressão pós-parto

Atenção, motoristas! IPVA de veículos com finais de placas de 6 a 0 começa a vencer

Prorrogado para 10 de maio prazo para renovar contratos do Fies

Campanha de vacinação em todo o país vai até 01 de junho

Conta de luz: Em maio bandeira tarifária mais cara

São Floriano, padroeiro dos bombeiros

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.