Detran|ES orienta sobre prazos do processo de habilitação

Prova teórica_detran

Vai iniciar o processo de habilitação? Fique atento aos prazos. O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) informa que assim que um processo de habilitação é aberto junto ao órgão de trânsito, o candidato tem o prazo de 12 meses para concluir o procedimento, conforme estabelecido na Resolução nº 168, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

O processo de habilitação é feito por etapas. Na primeira estão os exames físico e mental, que irão avaliar a visão, força muscular, coração, pulmão e saúde mental. Depois, o candidato passa pela avaliação psicológica. Os estudos teóricos sobre legislação de trânsito só terão início após o candidato ser considerado apto nesses exames.

“A legislação exige que o candidato à habilitação passe por 45 horas/aula de curso teórico e se aprovado no exame, ele começa as aulas práticas, que devem ter obrigatoriamente, no mínimo, 20 horas/aula para a categoria A. Para a categoria B são obrigatórias, no mínimo, 25 horas/aula, das quais 05 horas/aula em simulador de direção veicular”, esclarece a subgerente de Condutores do Detran|ES, Sandra Milanezzi Santorio.

Após finalizar as aulas práticas, é chegada a hora do exame prático de direção veicular. “Nas aulas práticas, é fundamental que o candidato, junto com seu instrutor, avalie se as horas obrigatórias foram suficientes ou se é necessário fazer mais aulas para que ele se sinta preparado na hora da prova”, explica a subgerente.

Caso o candidato reprove no exame teórico ou prático, ele terá que esperar 15 dias para fazer novo exame, sem precisar repetir as etapas nas quais foi aprovado anteriormente, desde que o processo esteja dentro da validade. Se o processo vencer, o candidato terá que reiniciá-lo.



Publicidade


Outras Notícias


Novas suspeitas de obras superfaturadas em Presidente Kennedy

Santos Rodrigo e Salomão - Sacerdotes mártires

Veículo com marcas de tiros é encontrado abandonado em bairro de Cachoeiro

Soldados do Exército chegam à Cachoeiro e já atuam em pontos estratégicos

Sesa atualiza dados de febre amarela

ProUni: estudantes capixabas ganham mais prazo para apresentar documentos

Fespes vai denunciar Estado Brasileiro a entidades internacionais de direitos humanos pelo caos no ES

Procurador-geral da República vem ao Estado para dar aval à 'reforma da PM'

Governo abre processo contra 703 militares envolvidos em ‘revolta armada’

Famílias de militares seguem irredutíveis na porta dos batalhões

Nossa Senhora de Lourdes

São Miguel Febres - Padroeiro dos pedagogos

Atenção! Excesso de peso na mochila pode prejudicar saúde das crianças

Peritos aceleram liberação de cadáveres para receber mais corpos no DML

ARENA VERÃO 2017 COMEÇA NESTE FINAL DE SEMANA EM MARATAÍZES

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.