Detran|ES orienta sobre prazos do processo de habilitação

Prova teórica_detran

Vai iniciar o processo de habilitação? Fique atento aos prazos. O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) informa que assim que um processo de habilitação é aberto junto ao órgão de trânsito, o candidato tem o prazo de 12 meses para concluir o procedimento, conforme estabelecido na Resolução nº 168, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

O processo de habilitação é feito por etapas. Na primeira estão os exames físico e mental, que irão avaliar a visão, força muscular, coração, pulmão e saúde mental. Depois, o candidato passa pela avaliação psicológica. Os estudos teóricos sobre legislação de trânsito só terão início após o candidato ser considerado apto nesses exames.

“A legislação exige que o candidato à habilitação passe por 45 horas/aula de curso teórico e se aprovado no exame, ele começa as aulas práticas, que devem ter obrigatoriamente, no mínimo, 20 horas/aula para a categoria A. Para a categoria B são obrigatórias, no mínimo, 25 horas/aula, das quais 05 horas/aula em simulador de direção veicular”, esclarece a subgerente de Condutores do Detran|ES, Sandra Milanezzi Santorio.

Após finalizar as aulas práticas, é chegada a hora do exame prático de direção veicular. “Nas aulas práticas, é fundamental que o candidato, junto com seu instrutor, avalie se as horas obrigatórias foram suficientes ou se é necessário fazer mais aulas para que ele se sinta preparado na hora da prova”, explica a subgerente.

Caso o candidato reprove no exame teórico ou prático, ele terá que esperar 15 dias para fazer novo exame, sem precisar repetir as etapas nas quais foi aprovado anteriormente, desde que o processo esteja dentro da validade. Se o processo vencer, o candidato terá que reiniciá-lo.



Publicidade


Outras Notícias


Espírito Santo enfrenta desafio de vencer transmissão vertical do HIV, da hepatite B e da sífilis

Leptospirose é doença grave e transmitida por água contaminada de enchentes

Publicado decreto que autoriza uso do FGTS para compra de próteses

Saiba mais sobre as vacinas contra a gripe disponíveis no Brasil

Santo Apolônio, seu amor a Deus foi concreto

Inscrições para Cachoeirense Ausente de 2018 abrem nesta sexta (23)

Desfile e mostra cultural festejam emancipação de Cachoeiro

“A defesa da água é a defesa da vida”, afirma Papa

São Zacarias, Papa

Mais de cinco mil assinaturas reivindicam asfalto em comunidades de Alegre

São Nicolau de Flue, eremita

Prefeitura de Cachoeiro tenta disciplinar trânsito em cruzamento

Pai é preso suspeito de estuprar a filha de 11 anos em Marataízes

PM encontra pé de maconha dentro de casa em Cachoeiro

Torta Capixaba Orgulho da Nossa Gastronomia

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.