Detran|ES orienta sobre prazos do processo de habilitação

Prova teórica_detran

Vai iniciar o processo de habilitação? Fique atento aos prazos. O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) informa que assim que um processo de habilitação é aberto junto ao órgão de trânsito, o candidato tem o prazo de 12 meses para concluir o procedimento, conforme estabelecido na Resolução nº 168, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

O processo de habilitação é feito por etapas. Na primeira estão os exames físico e mental, que irão avaliar a visão, força muscular, coração, pulmão e saúde mental. Depois, o candidato passa pela avaliação psicológica. Os estudos teóricos sobre legislação de trânsito só terão início após o candidato ser considerado apto nesses exames.

“A legislação exige que o candidato à habilitação passe por 45 horas/aula de curso teórico e se aprovado no exame, ele começa as aulas práticas, que devem ter obrigatoriamente, no mínimo, 20 horas/aula para a categoria A. Para a categoria B são obrigatórias, no mínimo, 25 horas/aula, das quais 05 horas/aula em simulador de direção veicular”, esclarece a subgerente de Condutores do Detran|ES, Sandra Milanezzi Santorio.

Após finalizar as aulas práticas, é chegada a hora do exame prático de direção veicular. “Nas aulas práticas, é fundamental que o candidato, junto com seu instrutor, avalie se as horas obrigatórias foram suficientes ou se é necessário fazer mais aulas para que ele se sinta preparado na hora da prova”, explica a subgerente.

Caso o candidato reprove no exame teórico ou prático, ele terá que esperar 15 dias para fazer novo exame, sem precisar repetir as etapas nas quais foi aprovado anteriormente, desde que o processo esteja dentro da validade. Se o processo vencer, o candidato terá que reiniciá-lo.



Publicidade


Outras Notícias


Bienal Rubem Braga terá encontro nacional de literatura fantástica

Dia D de vacinação contra gripe em Cachoeiro é no sábado (12)

Inscrições no Enem já começaram

Inscrições para o Enem passam de 200 mil em uma hora e meia

São Pedro de Tarantásia, foi um homem pacificador

Diocese de Cachoeiro adota medidas para evitar contágio de gripes

Santa Casa lança campanha para incentivar mulheres a doar sangue

Estudantes são assaltadas na porta de faculdade em Cachoeiro

Homem é morto durante tentativa de assalto em Cachoeiro

Nasceu; e agora? Psicólogos explicam como lidar com a depressão pós-parto

Atenção, motoristas! IPVA de veículos com finais de placas de 6 a 0 começa a vencer

Prorrogado para 10 de maio prazo para renovar contratos do Fies

Campanha de vacinação em todo o país vai até 01 de junho

Conta de luz: Em maio bandeira tarifária mais cara

São Floriano, padroeiro dos bombeiros

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.