Sistema online agiliza agendamento de consultas

C0229_sisreg

Implantado em setembro de 2015 em Cachoeiro, o Sistema Nacional de Regulação (Sisreg) tornou mais ágil a marcação de consultas especializadas e de exames de média e alta complexidade, além de consultas em cirurgias eletivas (que podem ser programadas sem urgência) no SUS.

O Sisreg é operado via internet pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por meio da Central de Regulação. Antes, esse tipo de serviço era realizado pelas equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), que faziam esses agendamentos com o Centro Regional de Especialidades (CRE), por telefone, obedecendo à divisão de cotas para cada unidade.

Nesta segunda-feira (29), a central – que funciona na sede da Semus, na rua Fernando de Abreu, bairro Ferroviários – recebeu a visita do prefeito Carlos Casteglione, que conheceu, de perto, todo o trabalho.

Espera varia conforme oferta

O tempo de espera varia de acordo com a oferta de procedimentos, liberados no sistema pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que distribui os atendimentos para o CRE ou, também, para clínicas contratualizadas, como o Hospital Evangélico, o Hospital Infantil Francisco de Assis (Hifa), o Hospital Evangélico de Itapemirim e o Hospital Unidade Integrada Jerônimo Monteiro.

Consultas de gastroenterologia e nefrologia, cirurgias geral e pediátrica, por exemplo, estão entre as ofertas rápidas; e as de pneumologia, endocrinologia e otorrinolaringologia, entre as ofertas intermediárias. Já as consultas de ortopedia, neurologia (adulto), oftalmologia, psiquiatria e dermatologia são algumas cujo tempo de marcação é maior.

As guias dos pacientes atendidos nas unidades básicas do município (com cópias de documentos pessoais, cartão do SUS e comprovante de residência) são recolhidas em malotes semanalmente pela Central de Regulação, que, após verificar cada um de seus itens e o grau de prioridade, separam-nas por especialidade e, então, incluem-nas no Sisreg para agendamento da Sesa.

Mais de 16 mil agendamentos previstos para março

Definida mensalmente por meio da Programação Pactuada Integrada (PPI), a cota prevista para ser atingida em Cachoeiro durante março será de 16.300 agendamentos: 10.383 consultas especializadas, 4.127 exames de média e alta complexidade e 1.790 consultas em cirurgia eletiva. A média, nos meses anteriores, girou em torno de 15 mil agendamentos.



Publicidade


Outras Notícias


Espírito Santo enfrenta desafio de vencer transmissão vertical do HIV, da hepatite B e da sífilis

Leptospirose é doença grave e transmitida por água contaminada de enchentes

Publicado decreto que autoriza uso do FGTS para compra de próteses

Saiba mais sobre as vacinas contra a gripe disponíveis no Brasil

Santo Apolônio, seu amor a Deus foi concreto

Inscrições para Cachoeirense Ausente de 2018 abrem nesta sexta (23)

Desfile e mostra cultural festejam emancipação de Cachoeiro

“A defesa da água é a defesa da vida”, afirma Papa

São Zacarias, Papa

Mais de cinco mil assinaturas reivindicam asfalto em comunidades de Alegre

São Nicolau de Flue, eremita

Prefeitura de Cachoeiro tenta disciplinar trânsito em cruzamento

Pai é preso suspeito de estuprar a filha de 11 anos em Marataízes

PM encontra pé de maconha dentro de casa em Cachoeiro

Torta Capixaba Orgulho da Nossa Gastronomia

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.