Sistema online agiliza agendamento de consultas

C0229_sisreg

Implantado em setembro de 2015 em Cachoeiro, o Sistema Nacional de Regulação (Sisreg) tornou mais ágil a marcação de consultas especializadas e de exames de média e alta complexidade, além de consultas em cirurgias eletivas (que podem ser programadas sem urgência) no SUS.

O Sisreg é operado via internet pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por meio da Central de Regulação. Antes, esse tipo de serviço era realizado pelas equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), que faziam esses agendamentos com o Centro Regional de Especialidades (CRE), por telefone, obedecendo à divisão de cotas para cada unidade.

Nesta segunda-feira (29), a central – que funciona na sede da Semus, na rua Fernando de Abreu, bairro Ferroviários – recebeu a visita do prefeito Carlos Casteglione, que conheceu, de perto, todo o trabalho.

Espera varia conforme oferta

O tempo de espera varia de acordo com a oferta de procedimentos, liberados no sistema pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que distribui os atendimentos para o CRE ou, também, para clínicas contratualizadas, como o Hospital Evangélico, o Hospital Infantil Francisco de Assis (Hifa), o Hospital Evangélico de Itapemirim e o Hospital Unidade Integrada Jerônimo Monteiro.

Consultas de gastroenterologia e nefrologia, cirurgias geral e pediátrica, por exemplo, estão entre as ofertas rápidas; e as de pneumologia, endocrinologia e otorrinolaringologia, entre as ofertas intermediárias. Já as consultas de ortopedia, neurologia (adulto), oftalmologia, psiquiatria e dermatologia são algumas cujo tempo de marcação é maior.

As guias dos pacientes atendidos nas unidades básicas do município (com cópias de documentos pessoais, cartão do SUS e comprovante de residência) são recolhidas em malotes semanalmente pela Central de Regulação, que, após verificar cada um de seus itens e o grau de prioridade, separam-nas por especialidade e, então, incluem-nas no Sisreg para agendamento da Sesa.

Mais de 16 mil agendamentos previstos para março

Definida mensalmente por meio da Programação Pactuada Integrada (PPI), a cota prevista para ser atingida em Cachoeiro durante março será de 16.300 agendamentos: 10.383 consultas especializadas, 4.127 exames de média e alta complexidade e 1.790 consultas em cirurgia eletiva. A média, nos meses anteriores, girou em torno de 15 mil agendamentos.



Publicidade


Outras Notícias


Novas suspeitas de obras superfaturadas em Presidente Kennedy

Santos Rodrigo e Salomão - Sacerdotes mártires

Veículo com marcas de tiros é encontrado abandonado em bairro de Cachoeiro

Soldados do Exército chegam à Cachoeiro e já atuam em pontos estratégicos

Sesa atualiza dados de febre amarela

ProUni: estudantes capixabas ganham mais prazo para apresentar documentos

Fespes vai denunciar Estado Brasileiro a entidades internacionais de direitos humanos pelo caos no ES

Procurador-geral da República vem ao Estado para dar aval à 'reforma da PM'

Governo abre processo contra 703 militares envolvidos em ‘revolta armada’

Famílias de militares seguem irredutíveis na porta dos batalhões

Nossa Senhora de Lourdes

São Miguel Febres - Padroeiro dos pedagogos

Atenção! Excesso de peso na mochila pode prejudicar saúde das crianças

Peritos aceleram liberação de cadáveres para receber mais corpos no DML

ARENA VERÃO 2017 COMEÇA NESTE FINAL DE SEMANA EM MARATAÍZES

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.