Justiça recebe ação de improbidade contra ex-prefeito de Alegre

Jose

A juíza da 1ª Vara de Alegre (região Caparaó), Graciene Pereira Pinto, recebeu uma denúncia de improbidade contra o ex-prefeito do município, José Guilherme Gonçalves Aguilar, por suspeitas de irregularidades na contratação de enfermeiros, entre os anos de 2011 e 2012. Na decisão publicada nesta quinta-feira (17), a togada determinou a notificação do ex-prefeito e do ex-secretário de Saúde, Paulo Cassa Domingues, que também se tornou réu na ação, para responder às acusações feitas pelo Ministério Público Estadual (MPES).

Na denúncia inicial (0003247-96.2014.8.08.0002), a promotoria local apontou indícios de favorecimento de parentes e amigos de aliados políticos e do então secretário nas contratações, que não foram precedidas de concurso público ou qualquer tipo de processo seletivo. O Ministério Público sustenta que os dois foram responsáveis pelas nomeações dos enfermeiros que teriam violado os princípios da administração pública.

Na decisão pelo recebimento da ação, a juíza destacou a existência de indícios mínimos da prática de improbidade. “Ainda que não se encontre prova do vínculo biológico entre alguns dos profissionais contratados e os requeridos ou seus aliados políticos, entendo que a matéria controversa diz respeito à regularidade da contratação destes profissionais, eis que as mesmas teriam ocorrido à margem da realização de concurso público”, afirmou.

Durante a fase preliminar da ação, a defesa do ex-prefeito Zé Guilherme alegou que os atos seriam de responsabilidade do então secretário, mas a tese foi descartada sob alegação da possível existência de “dolo genérico de consentir com contratação irregular de enfermeiros”, apontou na decisão assinada no último dia 29. A decisão pelo recebimento da denúncia ainda cabe recurso por parte dos réus.



Publicidade


Outras Notícias


Cachoeiro se prepara para receber mais uma edição da Stone Fair

Bienal Rubem Braga terá encontro nacional de literatura fantástica

Dia D de vacinação contra gripe em Cachoeiro é no sábado (12)

Inscrições no Enem já começaram

Inscrições para o Enem passam de 200 mil em uma hora e meia

São Pedro de Tarantásia, foi um homem pacificador

Diocese de Cachoeiro adota medidas para evitar contágio de gripes

Santa Casa lança campanha para incentivar mulheres a doar sangue

Estudantes são assaltadas na porta de faculdade em Cachoeiro

Homem é morto durante tentativa de assalto em Cachoeiro

Nasceu; e agora? Psicólogos explicam como lidar com a depressão pós-parto

Atenção, motoristas! IPVA de veículos com finais de placas de 6 a 0 começa a vencer

Prorrogado para 10 de maio prazo para renovar contratos do Fies

Campanha de vacinação em todo o país vai até 01 de junho

Conta de luz: Em maio bandeira tarifária mais cara

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.