Justiça recebe ação de improbidade contra ex-prefeito de Alegre

Jose

A juíza da 1ª Vara de Alegre (região Caparaó), Graciene Pereira Pinto, recebeu uma denúncia de improbidade contra o ex-prefeito do município, José Guilherme Gonçalves Aguilar, por suspeitas de irregularidades na contratação de enfermeiros, entre os anos de 2011 e 2012. Na decisão publicada nesta quinta-feira (17), a togada determinou a notificação do ex-prefeito e do ex-secretário de Saúde, Paulo Cassa Domingues, que também se tornou réu na ação, para responder às acusações feitas pelo Ministério Público Estadual (MPES).

Na denúncia inicial (0003247-96.2014.8.08.0002), a promotoria local apontou indícios de favorecimento de parentes e amigos de aliados políticos e do então secretário nas contratações, que não foram precedidas de concurso público ou qualquer tipo de processo seletivo. O Ministério Público sustenta que os dois foram responsáveis pelas nomeações dos enfermeiros que teriam violado os princípios da administração pública.

Na decisão pelo recebimento da ação, a juíza destacou a existência de indícios mínimos da prática de improbidade. “Ainda que não se encontre prova do vínculo biológico entre alguns dos profissionais contratados e os requeridos ou seus aliados políticos, entendo que a matéria controversa diz respeito à regularidade da contratação destes profissionais, eis que as mesmas teriam ocorrido à margem da realização de concurso público”, afirmou.

Durante a fase preliminar da ação, a defesa do ex-prefeito Zé Guilherme alegou que os atos seriam de responsabilidade do então secretário, mas a tese foi descartada sob alegação da possível existência de “dolo genérico de consentir com contratação irregular de enfermeiros”, apontou na decisão assinada no último dia 29. A decisão pelo recebimento da denúncia ainda cabe recurso por parte dos réus.



Publicidade


Outras Notícias


Bienal Rubem Braga terá encontro nacional de literatura fantástica

Dia D de vacinação contra gripe em Cachoeiro é no sábado (12)

Inscrições no Enem já começaram

Inscrições para o Enem passam de 200 mil em uma hora e meia

São Pedro de Tarantásia, foi um homem pacificador

Diocese de Cachoeiro adota medidas para evitar contágio de gripes

Santa Casa lança campanha para incentivar mulheres a doar sangue

Estudantes são assaltadas na porta de faculdade em Cachoeiro

Homem é morto durante tentativa de assalto em Cachoeiro

Nasceu; e agora? Psicólogos explicam como lidar com a depressão pós-parto

Atenção, motoristas! IPVA de veículos com finais de placas de 6 a 0 começa a vencer

Prorrogado para 10 de maio prazo para renovar contratos do Fies

Campanha de vacinação em todo o país vai até 01 de junho

Conta de luz: Em maio bandeira tarifária mais cara

São Floriano, padroeiro dos bombeiros

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.