Tocha Olímpica chega a Cachoeiro no dia 16

C0429_tocha

A Tocha Olímpica está chegando. No próximo dia 16 de maio, Cachoeiro de Itapemirim receberá a chama que é símbolo das Olimpíadas 2016. Ela, que é a representação dos sentimentos de paz, união e amizade entre os povos que fazem parte dos jogos, será conduzida, por ruas da cidade, pelas mãos de cachoeirenses indicados.

A condução da Tocha Olímpica é um evento tradicional nas edições. Cerca de 90 a 100 dias antes de seu início, a chama é acendida em Olímpia, na Grécia, e parte rumo ao país que sedia o evento. Ela chega ao Brasil na próxima terça (03), em Brasília, quando começa o seu trajeto por cerca de 300 cidades, sendo que 82 delas farão uma celebração ao fim. Entre essas estará Cachoeiro de Itapemirim, a primeira a recebê-la em terras capixabas.

Para o prefeito Carlos Casteglione, receber a chama olímpica é como receber um pedaço dos jogos. Ele acredita que o evento dá mais visibilidade ao município. “Queremos as ruas cheias para celebrar esse símbolo tão tradicional e festejar as histórias exemplares de nossos cidadãos que conduzirão a tocha”, avalia.

O Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 vai envolver cerca de 12 mil condutores, que levarão a chama por cerca de 20 mil quilômetros, percorrendo vários estados por estradas e ruas brasileiras. O percurso inclui, também, 10 mil milhas aéreas.

Ele será encerrado dia 5 de agosto de 2016, quando o último condutor da tocha acenderá a Pira Olímpica durante a cerimônia de abertura dos Jogos, no Estádio do Maracanã. Os destinos finais para cada dia foram escolhidos para que a rota pudesse atingir o maior número possível de brasileiros dentro da duração estimada do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016.

O Revezamento da Tocha Olímpica

O Revezamento da Tocha Olímpica é inspirado em duas tradições da Grécia Antiga. Na primeira, corridas de revezamento da tocha eram organizadas em Atenas como tributo a certos deuses. O primeiro participante a chegar ao altar do deus da corrida ganhava a honra de acender o fogo em sua homenagem.

A segunda tradição envolvia mensageiros viajando por cidades da Grécia para anunciar a data exata dos Jogos. Eles convidavam os cidadãos a ir até Olímpia e proclamavam a trégua sagrada, que obrigava todas as guerras a cessar um mês antes do evento e durante as competições, para que atletas e espectadores pudessem ir e voltar com segurança.

Nos Jogos Olímpicos da Era Moderna, o significado ancestral da chama foi resgatado pela primeira vez em Amsterdã 1928, mas o primeiro Revezamento da Tocha Olímpica aconteceu em Berlim 1936, com a chama sendo acesa em Olímpia e transportada para a capital alemã.

Atualmente, meses antes de cada edição dos Jogos Olímpicos de Verão e Inverno, a cerimônia de acendimento dá início ao Revezamento da Tocha Olímpica na Grécia. Após percorrer o território grego por alguns dias, a chama chega à capital Atenas, onde é entregue aos organizadores dos Jogos Olímpicos. De lá, ela é transportada até o país-sede, onde embarca em uma jornada por dezenas de cidades, levando uma mensagem de paz e união. O seu destino final é o estádio da cerimônia de abertura, onde a chama acende a Pira Olímpica e marca o início oficial dos Jogos.

O Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016

O Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 é realizado pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 e patrocinado por Coca-Cola, Nissan e Bradesco. Os governos federal, além dos estados e municípios por onde a chama passará, são parceiros na organização, garantindo que os serviços públicos necessários sejam oferecidos.

A data da cerimônia de acendimento em Olímpia e da chegada da chama a Brasília ainda será definida, mas depois de aterrissar no Brasil, a chama:

- Viajará o país por cerca de 90 a 100 dias
- Percorrerá em torno de 300 cidades dos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal
- Percorrerá cerca de 20 mil quilômetros por estradas e ruas do país
- Viajará em torno de 10 mil milhas aéreas, no trecho entre Teresina e Campo Grande
- Será carregada por cerca de 12 mil condutores da tocha, em trechos de aproximadamente 200 metros cada
- Atingirá 90% da população brasileira



Publicidade


Outras Notícias


Cachoeiro se prepara para receber mais uma edição da Stone Fair

Bienal Rubem Braga terá encontro nacional de literatura fantástica

Dia D de vacinação contra gripe em Cachoeiro é no sábado (12)

Inscrições no Enem já começaram

Inscrições para o Enem passam de 200 mil em uma hora e meia

São Pedro de Tarantásia, foi um homem pacificador

Diocese de Cachoeiro adota medidas para evitar contágio de gripes

Santa Casa lança campanha para incentivar mulheres a doar sangue

Estudantes são assaltadas na porta de faculdade em Cachoeiro

Homem é morto durante tentativa de assalto em Cachoeiro

Nasceu; e agora? Psicólogos explicam como lidar com a depressão pós-parto

Atenção, motoristas! IPVA de veículos com finais de placas de 6 a 0 começa a vencer

Prorrogado para 10 de maio prazo para renovar contratos do Fies

Campanha de vacinação em todo o país vai até 01 de junho

Conta de luz: Em maio bandeira tarifária mais cara

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.