Tocha Olímpica chega a Cachoeiro no dia 16

C0429_tocha

A Tocha Olímpica está chegando. No próximo dia 16 de maio, Cachoeiro de Itapemirim receberá a chama que é símbolo das Olimpíadas 2016. Ela, que é a representação dos sentimentos de paz, união e amizade entre os povos que fazem parte dos jogos, será conduzida, por ruas da cidade, pelas mãos de cachoeirenses indicados.

A condução da Tocha Olímpica é um evento tradicional nas edições. Cerca de 90 a 100 dias antes de seu início, a chama é acendida em Olímpia, na Grécia, e parte rumo ao país que sedia o evento. Ela chega ao Brasil na próxima terça (03), em Brasília, quando começa o seu trajeto por cerca de 300 cidades, sendo que 82 delas farão uma celebração ao fim. Entre essas estará Cachoeiro de Itapemirim, a primeira a recebê-la em terras capixabas.

Para o prefeito Carlos Casteglione, receber a chama olímpica é como receber um pedaço dos jogos. Ele acredita que o evento dá mais visibilidade ao município. “Queremos as ruas cheias para celebrar esse símbolo tão tradicional e festejar as histórias exemplares de nossos cidadãos que conduzirão a tocha”, avalia.

O Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 vai envolver cerca de 12 mil condutores, que levarão a chama por cerca de 20 mil quilômetros, percorrendo vários estados por estradas e ruas brasileiras. O percurso inclui, também, 10 mil milhas aéreas.

Ele será encerrado dia 5 de agosto de 2016, quando o último condutor da tocha acenderá a Pira Olímpica durante a cerimônia de abertura dos Jogos, no Estádio do Maracanã. Os destinos finais para cada dia foram escolhidos para que a rota pudesse atingir o maior número possível de brasileiros dentro da duração estimada do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016.

O Revezamento da Tocha Olímpica

O Revezamento da Tocha Olímpica é inspirado em duas tradições da Grécia Antiga. Na primeira, corridas de revezamento da tocha eram organizadas em Atenas como tributo a certos deuses. O primeiro participante a chegar ao altar do deus da corrida ganhava a honra de acender o fogo em sua homenagem.

A segunda tradição envolvia mensageiros viajando por cidades da Grécia para anunciar a data exata dos Jogos. Eles convidavam os cidadãos a ir até Olímpia e proclamavam a trégua sagrada, que obrigava todas as guerras a cessar um mês antes do evento e durante as competições, para que atletas e espectadores pudessem ir e voltar com segurança.

Nos Jogos Olímpicos da Era Moderna, o significado ancestral da chama foi resgatado pela primeira vez em Amsterdã 1928, mas o primeiro Revezamento da Tocha Olímpica aconteceu em Berlim 1936, com a chama sendo acesa em Olímpia e transportada para a capital alemã.

Atualmente, meses antes de cada edição dos Jogos Olímpicos de Verão e Inverno, a cerimônia de acendimento dá início ao Revezamento da Tocha Olímpica na Grécia. Após percorrer o território grego por alguns dias, a chama chega à capital Atenas, onde é entregue aos organizadores dos Jogos Olímpicos. De lá, ela é transportada até o país-sede, onde embarca em uma jornada por dezenas de cidades, levando uma mensagem de paz e união. O seu destino final é o estádio da cerimônia de abertura, onde a chama acende a Pira Olímpica e marca o início oficial dos Jogos.

O Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016

O Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 é realizado pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 e patrocinado por Coca-Cola, Nissan e Bradesco. Os governos federal, além dos estados e municípios por onde a chama passará, são parceiros na organização, garantindo que os serviços públicos necessários sejam oferecidos.

A data da cerimônia de acendimento em Olímpia e da chegada da chama a Brasília ainda será definida, mas depois de aterrissar no Brasil, a chama:

- Viajará o país por cerca de 90 a 100 dias
- Percorrerá em torno de 300 cidades dos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal
- Percorrerá cerca de 20 mil quilômetros por estradas e ruas do país
- Viajará em torno de 10 mil milhas aéreas, no trecho entre Teresina e Campo Grande
- Será carregada por cerca de 12 mil condutores da tocha, em trechos de aproximadamente 200 metros cada
- Atingirá 90% da população brasileira



Publicidade


Outras Notícias


Espírito Santo enfrenta desafio de vencer transmissão vertical do HIV, da hepatite B e da sífilis

Leptospirose é doença grave e transmitida por água contaminada de enchentes

Publicado decreto que autoriza uso do FGTS para compra de próteses

Saiba mais sobre as vacinas contra a gripe disponíveis no Brasil

Santo Apolônio, seu amor a Deus foi concreto

Inscrições para Cachoeirense Ausente de 2018 abrem nesta sexta (23)

Desfile e mostra cultural festejam emancipação de Cachoeiro

“A defesa da água é a defesa da vida”, afirma Papa

São Zacarias, Papa

Mais de cinco mil assinaturas reivindicam asfalto em comunidades de Alegre

São Nicolau de Flue, eremita

Prefeitura de Cachoeiro tenta disciplinar trânsito em cruzamento

Pai é preso suspeito de estuprar a filha de 11 anos em Marataízes

PM encontra pé de maconha dentro de casa em Cachoeiro

Torta Capixaba Orgulho da Nossa Gastronomia

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.