Engenheiro é o Cachoeirense Ausente de 2016

C0510_zedu

O Cachoeirense Ausente nº1 de 2016 é o engenheiro civil José Eduardo Moreira, residente no Rio de Janeiro. Ele foi eleito pela comissão municipal responsável pela escolha dos homenageados com a honraria, após votação secreta realizada na manhã desta terça-feira (10), no Palácio Bernardino Monteiro, sede do governo municipal.

Zedu, como é conhecido, é mestre em Ciência Aplicada em Engenharia Civil e membro titular da Academia Nacional de Engenharia. Graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é autor de trabalhos técnicos na área e foi conferencista em diversas universidades, inclusive no exterior.

Moreira recebeu a notícia via telefone, pelo prefeito Carlos Casteglione, logo após o processo de votação. Bairrista assumido, ele comemora o resultado e declara amor pela cidade natal.

“Todo cachoeirense é bairrista por definição e a maior homenagem que se pode receber é ser escolhido Cachoeirense Ausente. Até porque o amor que tenho por essa terra aí é grande. É difícil eu passar dois meses sem ir à cidade. Tenho vários amigos aí, que inclusive apoiaram minha eleição e, pelo menos, uma vez por ano reúno amigos em Marataízes”, revelou o engenheiro, que concorreu ao título com Conceição Matias.

Conheça mais sobre a história do escolhido

José Eduardo Moreira nasceu em Cachoeiro, em 25 de novembro de 1947, filho de Córa Moreira e do pediatra Edson Moreira. Estudou nas escolas Bernardino Monteiro e Liceu Muniz Freire e foi para o Rio estudar o científico e fazer a graduação. Em seguida, foi trabalhar na Eletronorte, onde coordenou projetos de grandes barragens e participou do Planejamento Energético do Norte do país.

Sua atuação nos últimos anos ajudou na construção de quatro das maiores usinas hidrelétricas do país: Santo Antônio, Belo Monte, Teles Pires e Estreito. Além disso, fundou uma das mais relevantes empresas de engenharia do país, especializada em projetar grandes barragens, túneis, portos, estradas, ferrovias, usinas eólicas e termoelétricas, além de obras de saneamento.

Conforme a tradição, Zedu vai receber o título – criado por Newton braga – e demais homenagens durante as comemorações da festa de Cachoeiro, em junho.



Publicidade


Outras Notícias


Bienal Rubem Braga terá encontro nacional de literatura fantástica

Dia D de vacinação contra gripe em Cachoeiro é no sábado (12)

Inscrições no Enem já começaram

Inscrições para o Enem passam de 200 mil em uma hora e meia

São Pedro de Tarantásia, foi um homem pacificador

Diocese de Cachoeiro adota medidas para evitar contágio de gripes

Santa Casa lança campanha para incentivar mulheres a doar sangue

Estudantes são assaltadas na porta de faculdade em Cachoeiro

Homem é morto durante tentativa de assalto em Cachoeiro

Nasceu; e agora? Psicólogos explicam como lidar com a depressão pós-parto

Atenção, motoristas! IPVA de veículos com finais de placas de 6 a 0 começa a vencer

Prorrogado para 10 de maio prazo para renovar contratos do Fies

Campanha de vacinação em todo o país vai até 01 de junho

Conta de luz: Em maio bandeira tarifária mais cara

São Floriano, padroeiro dos bombeiros

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.