Encontro de gerações da cultura popular de Alegre em julho

Alegre

As manifestações populares e seus elementos folclóricos estão muito vivos e firmes na cultura capixaba. Uma prova disto, na Região do Caparaó, são as ações da Casa da Cultura de Alegre, que vai promover, no próximo dia 02 de julho, a reunião dos alunos participantes das oficinas do projeto “Encontro de Mestres da Cultura Popular de Alegre”. A programação ainda conta com a participação de tradicionais grupos folclóricos de Alegre, dos mestres D.ª Eva, Whyago, Sr. Chicao, Sr. Antônio, Henrique e Dinha. O evento começa em forma de cortejo, saindo da Praça Sebastião Monteiro da Gama com destino à Praça 06 de Janeiro, no centro do município, às 18h. Esta iniciativa foi contemplada pela Seleção de Projetos da Valorização da Diversidade Cultural- Edital 002/2015- do Funcultura da Secult.

O projeto da Casa da Cultura de Alegre investe em diversas ações com o objetivo de perpetuar o patrimônio cultural alegrense: desde palestras até a criação de um banco de dados sobre grupos culturais locais, para auxiliar no desenvolvimento de propostas que resgatem os folguedos já extintos. As atividades estão acontecendo no centro do município de Alegre e em cinco distritos: Celina, Café, Rive, Santa Angélica e Anutiba.

Conheça um pouco mais sobre as oficinas realizadas pelo projeto:

Caxambu do Horizonte

Fundado em 1930 na Fazenda Barra do Horizonte-Alegre-ES. Anos depois D.ª Maria Paula assumiu o grupo, passando posteriormente na década de 1960 a guarda ao filho, Mestre Pai Antônio, agora com 88 anos, que com sua esposa, dona Enedina, filhos e demais familiares, cuidam dessa tradição cultural. As oficinas acontecem na Escola “Professor Lellis”, na sede do município de Alegre.

Boi Pintadinho Teimosão

Criado na década de 1960 no distrito de Anutiba pelo senhor Devaldino (Chimbica). Desde o ano de 1995 o mestre Chicao, de 62 anos de idade, é o guardião do “Teimosão”, alegrando eventos carnavalescos e outras festas no distrito de Anutiba e adjacências. As oficinas são realizadas na Escola “Ana Monteiro de Paiva”, no distrito de Anutiba.

Folia de Reis Estrela Guia

A Folia de Reis Estrela Guia tem mais de 50 anos de existência. A ex-guardiã da folia, dona Elza, falecida em 2014, deixou expressa sua vontade de que o afilhado, Whyago, atualmente com 20 anos de idade – mas que a acompanhou a madrinha desde os 6 anos de idade – assumisse a ‘guarda’ da Folia. As oficinas são realizadas no IFES- Campus de Alegre, no distrito de Rive.

Dança da Fita do Horizonte

A “Dança da Fita do Horizonte” tem salvaguarda na família Raimundo, desde 1970. A partir de 2013 quem passou a liderar o grupo foi mestre Maria Olinda (Dinha), de 56 anos, e que desde a infância canta, dança e trança a fita, com a responsabilidade de apresentar e representar esse folguedo nos eventos culturais. Dinha herdou “Dança da Fita” do pai, Antônio Raimundo, mestre do Caxambu. As oficinas são realizadas no CIEC “Jaci Kobbi Rodrigues”, no distrito de Celina.

Bate-Flechas Velho Puri

O “Bate-Flechas Velho Puri” existe há mais de 50 anos. Em 1984, mestre Antônio Ataíde passou a liderança do grupo para Eva Ferreira, atualmente com 60 anos de idade. Mestre Dª. Eva lidera o grupo em apresentações festivas, religiosas e em eventos culturais. As oficinas são realizadas na Escola “Luciano Alves Duarte”, na sede do município.

Capoeira Angola Volta ao Mundo

A “Capoeira Angola Volta ao Mundo” foi fundada no ano de 1992 no Estado do Rio de Janeiro. Veio para o Espírito Santo em 2005, e para a Região do Caparaó em 2011. É conduzida atualmente por Henrique Vernegue, de 24 anos, afilhado de Mestre Claudio Nascimento, referência nessa arte no estado Fluminense. A oficina está acontecendo na Escola “Luciano Alves Duarte”, na sede do município.

A Casa da Cultura de Alegre
Fundada no Estado do Espírito Santo no ano de 1981, a Casa da Cultura de Alegre visa fortalecer os grupos culturais/folclóricos que ainda atuam no município de Alegre, resgatar e valorizar aqueles que estão prestes a cair no esquecimento e identificar grupos culturais extintos.

Serviço

Encontro do projeto “Encontro de Mestres da Cultura Popular de Alegre”.

Dia: sábado (02/07)

Horário: 18h.

Local: saída da Praça Sebastião Monteiro da Gama com destino à Praça 06 de Janeiro, no centro do município.
Entrada franca.

Informações: Geraldo Dutra, Casa da Cultura de Alegre. Tel.: (28) 99975-7514



Publicidade


Outras Notícias


Espírito Santo enfrenta desafio de vencer transmissão vertical do HIV, da hepatite B e da sífilis

Leptospirose é doença grave e transmitida por água contaminada de enchentes

Publicado decreto que autoriza uso do FGTS para compra de próteses

Saiba mais sobre as vacinas contra a gripe disponíveis no Brasil

Santo Apolônio, seu amor a Deus foi concreto

Inscrições para Cachoeirense Ausente de 2018 abrem nesta sexta (23)

Desfile e mostra cultural festejam emancipação de Cachoeiro

“A defesa da água é a defesa da vida”, afirma Papa

São Zacarias, Papa

Mais de cinco mil assinaturas reivindicam asfalto em comunidades de Alegre

São Nicolau de Flue, eremita

Prefeitura de Cachoeiro tenta disciplinar trânsito em cruzamento

Pai é preso suspeito de estuprar a filha de 11 anos em Marataízes

PM encontra pé de maconha dentro de casa em Cachoeiro

Torta Capixaba Orgulho da Nossa Gastronomia

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.