Viva Sampaio e os projetos que revivem a obra do cantor e compositor cachoeirense

Joaosampaio_renatomanga

Desde fevereiro de 2014 está em movimentação uma página na internet intitulada Viva Sampaio. Por lá é possível encontrar músicas, vídeos (vídeo na matéria), homenagens, letras e diversos materiais acerca da obra de um dos ‘malditos da música brasileira’, Sérgio Sampaio.
A proposta de criação do projeto Viva Sampaio partiu de João Sampaio (foto ao lado), o filho de Sérgio, e quem administra hoje os projetos que envolvem a obra e o nome do pai. Para ter um controle maior de todos os projetos que visam reviver a obra de Sérgio Sampaio, João mudou-se do Rio de Janeiro para Vila Velha há cerca de dois anos – quase a mesma época em que criou a página Viva Sampaio em rede social, que hoje segue sendo administrada por outros parceiros.

A ideia é fazer escoar na página os diversos projetos paralelos que revivem a obra de Sampaio, com uma concentração maior de projetos oriundos daqui mesmo, do Espírito Santo, terra onde Sérgio nasceu. “Existem projetos acerca da obra do meu pai sendo desenvolvidos em diversos cantos do Brasil, até no Rio Grande do Sul, por exemplo. Mas eu diria que o Espírito Santo tem sido o centro de onde a maior parte dos projetos nascem, talvez porque aqui há um interesse maior do público para com a obra dele”, conta João.
Foi para ter mais proximidade dessas iniciativas que João Sampaio veio morar no Estado, onde dedica maior parte de seu tempo aos projetos da obra do pai. Um dos primeiros deste foi o Festival Sérgio Sampaio – com a mais recente edição sendo realizada em abril deste ano. No evento além do cantor Zeka Baleiro, João também integrou a programação para um bate-papo.

Entre todos os projetos que João tem conhecimento hoje, estão em andamento iniciativas como um filme, uma peça teatral, o projeto de um livro de contos inspirado na obra de Sampaio, que reunirá alguns escritores do Estado, além de um songbook sobre a obra de Sérgio.

“O Lucius Kalic, em 2010, começou a desenvolver a transcrição musical da obra do meu pai. Lembro-me que em uma passagem por Vitória me contaram sobre essa iniciativa, mas não tive acesso. Contudo, desde que voltei a morar no Estado conseguimos contato e, assim, pude me envolver mais no projeto – que acabou se tornando bem maior do que esperávamos, englobando não só transcrições, mas a gravação de algumas músicas e textos de pesquisadores e admiradores da obra do meu pai, como o Zeka Baleiro, que assina o prefácio”, explica João.

A previsão é de que lá para outubro o songbook esteja completamente pronto. E para integrar a divulgação do projeto, João e parceiros do Projeto Sonzêra – que faz vídeos de músicos locais e de outros Estados cantando músicas ao estilo acústico – estão reunindo diversos cantores para gravar canções de Sérgio Sampaio em vídeo. Alguns dos que já gravaram até o momento são André Prando, Juliano Rabujah, Zeka Baleiro e o novato Johnny Hooker, entre outros.

E enquanto os projetos seguem em andamento, o público pode recordar parte da obra de Sampaio na página Viva Sampaio. João destacou que grande parte dos projetos chegarão ao público no ano que vem, momento em que Sérgio Sampaio completaria 70 anos se estivesse vivo.

Acompanhe a página Viva Sampaio em rede social



Publicidade


Outras Notícias


Espírito Santo enfrenta desafio de vencer transmissão vertical do HIV, da hepatite B e da sífilis

Leptospirose é doença grave e transmitida por água contaminada de enchentes

Publicado decreto que autoriza uso do FGTS para compra de próteses

Saiba mais sobre as vacinas contra a gripe disponíveis no Brasil

Santo Apolônio, seu amor a Deus foi concreto

Inscrições para Cachoeirense Ausente de 2018 abrem nesta sexta (23)

Desfile e mostra cultural festejam emancipação de Cachoeiro

“A defesa da água é a defesa da vida”, afirma Papa

São Zacarias, Papa

Mais de cinco mil assinaturas reivindicam asfalto em comunidades de Alegre

São Nicolau de Flue, eremita

Prefeitura de Cachoeiro tenta disciplinar trânsito em cruzamento

Pai é preso suspeito de estuprar a filha de 11 anos em Marataízes

PM encontra pé de maconha dentro de casa em Cachoeiro

Torta Capixaba Orgulho da Nossa Gastronomia

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.