Veja o que fazer se encontrar uma CNH perdida

Cnh

Quem já perdeu um documento sabe o transtorno que é ter que providenciar uma segunda via. No caso da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), enquanto estiver sem o documento, o motorista fica impossibilitado de dirigir. A CNH é um documento de porte obrigatório, e conduzir sem a carteira é uma infração de trânsito, com multa e retenção do veículo até a apresentação do documento, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Por isso, o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) orienta que, ao encontrar uma CNH perdida, o cidadão pode entregá-la em qualquer unidade do órgão no Estado. As CNHs recebidas nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) e nos Postos de Atendimento Veicular (PAVs) são encaminhadas para Central de Atendimento Renach (CAR), em Vitória.

“A informação de que a CNH foi encontrada é inserida no prontuário do condutor, para que ele seja informado sobre a localização do documento caso entre em contato com o órgão ou quando for solicitar a segunda via”, explica a subgerente de Condutores do Detran|ES, Sandra Milanezzi Santorio.

É importante ressaltar que nem todas as CNHs perdidas podem ser encontradas no Detran|ES, já que o serviço depende da proatividade do cidadão em entregar o documento no órgão quando ele é encontrado. O Detran|ES também recebe documentos que foram entregues em outros órgãos como a Ceturb e os Correios.

Para saber se a CNH foi encontrada e se está em poder do Detran|ES, o usuário pode ligar para a Central de Atendimento Renach (CAR), nos telefones (27) 3224-2101 ou 3224-2102. A CAR fica na Avenida Nossa Senhora da Penha, 1388, na Praia do Canto, em Vitória.

2ª via de CNH

Caso não encontre a sua CNH, o condutor deve providenciar a segunda via o quanto antes para que possa voltar a dirigir. O documento pode ser solicitado no site www.detran.es.gov.br. O usuário deve acessar a aba ‘Habilitação’ à esquerda, clicar em ‘Serviços Online’ e selecionar a opção ‘2ª Via de CNH’. Basta preencher o formulário e emitir o boleto. Após o pagamento, o documento será enviado para o endereço cadastrado no Detran|ES.

Em caso de roubo ou furto, o condutor pode solicitar a 2ª via gratuitamente. Para isso, é necessário providenciar o registro do Boletim de Ocorrência (BO), que pode ser feito on-line ou em uma Delegacia, informando que a carteira de habilitação foi roubada ou furtada. Feito isso, o cidadão pode se dirigir a uma Ciretran ou um PAV para protocolar o requerimento apresentando cópia e original de documento de identificação com foto, do comprovante de residência atualizado e do BO.



Publicidade


Outras Notícias


Novas suspeitas de obras superfaturadas em Presidente Kennedy

Santos Rodrigo e Salomão - Sacerdotes mártires

Veículo com marcas de tiros é encontrado abandonado em bairro de Cachoeiro

Soldados do Exército chegam à Cachoeiro e já atuam em pontos estratégicos

Sesa atualiza dados de febre amarela

ProUni: estudantes capixabas ganham mais prazo para apresentar documentos

Fespes vai denunciar Estado Brasileiro a entidades internacionais de direitos humanos pelo caos no ES

Procurador-geral da República vem ao Estado para dar aval à 'reforma da PM'

Governo abre processo contra 703 militares envolvidos em ‘revolta armada’

Famílias de militares seguem irredutíveis na porta dos batalhões

Nossa Senhora de Lourdes

São Miguel Febres - Padroeiro dos pedagogos

Atenção! Excesso de peso na mochila pode prejudicar saúde das crianças

Peritos aceleram liberação de cadáveres para receber mais corpos no DML

ARENA VERÃO 2017 COMEÇA NESTE FINAL DE SEMANA EM MARATAÍZES

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.