Veja o que fazer se encontrar uma CNH perdida

Cnh

Quem já perdeu um documento sabe o transtorno que é ter que providenciar uma segunda via. No caso da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), enquanto estiver sem o documento, o motorista fica impossibilitado de dirigir. A CNH é um documento de porte obrigatório, e conduzir sem a carteira é uma infração de trânsito, com multa e retenção do veículo até a apresentação do documento, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Por isso, o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) orienta que, ao encontrar uma CNH perdida, o cidadão pode entregá-la em qualquer unidade do órgão no Estado. As CNHs recebidas nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) e nos Postos de Atendimento Veicular (PAVs) são encaminhadas para Central de Atendimento Renach (CAR), em Vitória.

“A informação de que a CNH foi encontrada é inserida no prontuário do condutor, para que ele seja informado sobre a localização do documento caso entre em contato com o órgão ou quando for solicitar a segunda via”, explica a subgerente de Condutores do Detran|ES, Sandra Milanezzi Santorio.

É importante ressaltar que nem todas as CNHs perdidas podem ser encontradas no Detran|ES, já que o serviço depende da proatividade do cidadão em entregar o documento no órgão quando ele é encontrado. O Detran|ES também recebe documentos que foram entregues em outros órgãos como a Ceturb e os Correios.

Para saber se a CNH foi encontrada e se está em poder do Detran|ES, o usuário pode ligar para a Central de Atendimento Renach (CAR), nos telefones (27) 3224-2101 ou 3224-2102. A CAR fica na Avenida Nossa Senhora da Penha, 1388, na Praia do Canto, em Vitória.

2ª via de CNH

Caso não encontre a sua CNH, o condutor deve providenciar a segunda via o quanto antes para que possa voltar a dirigir. O documento pode ser solicitado no site www.detran.es.gov.br. O usuário deve acessar a aba ‘Habilitação’ à esquerda, clicar em ‘Serviços Online’ e selecionar a opção ‘2ª Via de CNH’. Basta preencher o formulário e emitir o boleto. Após o pagamento, o documento será enviado para o endereço cadastrado no Detran|ES.

Em caso de roubo ou furto, o condutor pode solicitar a 2ª via gratuitamente. Para isso, é necessário providenciar o registro do Boletim de Ocorrência (BO), que pode ser feito on-line ou em uma Delegacia, informando que a carteira de habilitação foi roubada ou furtada. Feito isso, o cidadão pode se dirigir a uma Ciretran ou um PAV para protocolar o requerimento apresentando cópia e original de documento de identificação com foto, do comprovante de residência atualizado e do BO.



Publicidade


Outras Notícias


Espírito Santo enfrenta desafio de vencer transmissão vertical do HIV, da hepatite B e da sífilis

Leptospirose é doença grave e transmitida por água contaminada de enchentes

Publicado decreto que autoriza uso do FGTS para compra de próteses

Saiba mais sobre as vacinas contra a gripe disponíveis no Brasil

Santo Apolônio, seu amor a Deus foi concreto

Inscrições para Cachoeirense Ausente de 2018 abrem nesta sexta (23)

Desfile e mostra cultural festejam emancipação de Cachoeiro

“A defesa da água é a defesa da vida”, afirma Papa

São Zacarias, Papa

Mais de cinco mil assinaturas reivindicam asfalto em comunidades de Alegre

São Nicolau de Flue, eremita

Prefeitura de Cachoeiro tenta disciplinar trânsito em cruzamento

Pai é preso suspeito de estuprar a filha de 11 anos em Marataízes

PM encontra pé de maconha dentro de casa em Cachoeiro

Torta Capixaba Orgulho da Nossa Gastronomia

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.