Pagamento em até 4 vezes do IPVA passa a valer em 2017

Ipva_min_ba-5496-515072b766633

Os donos de carros usados leves poderão, a partir do próximo ano, efetuar o parcelamento em até quatro vezes do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). A facilidade está garantida na Lei 10.570/2016, sancionada pelo governo na quarta-feira (2). A iniciativa de lei é do deputado Bruno Lamas (PSB).
De acordo com a nova lei, o imposto “poderá ser pago em cota única ou em quatro parcelas iguais e sucessivas, vencendo a cota única ou a primeira parcela na data prevista no regulamento e as demais, trinta dias após o vencimento da última”. Atualmente, o pagamento é feito em até duas parcelas.
A Lei 10.570/2016 é fruto de um processo iniciado no ano passado, quando o deputado Bruno Lamas apresentou o Projeto de Lei 223/2015, que previa, inicialmente, parcelamento do IPVA para veículos novos e usados em até 10 vezes. Depois as parcelas foram reduzidas para até quatro vezes.
O PL 223 chegou a ser aprovado pelo Plenário de maio de 2016, mas depois, no mês seguinte, foi vetado totalmente pelo governador Paulo Hartung (PMDB). Apontou-se como motivação o fato de que a medida não seria aplicável a carro zero, que deve sair das concessionárias com o imposto recolhido, condição para se obter o licenciamento.
Como a Assembleia Legislativa manteve o veto à matéria, Bruno Lamas elaborou o PL 206/2016, excluindo os veículos zero quilômetro da proposta de parcelamento. Resultado de negociações com a Secretaria de Estado da Fazenda, a proposta foi aprovada em regime de urgência pelo Plenário com emenda que acrescentou o termo “leves” aos veículos usados.
Para o autor da iniciativa, a lei trará impacto ao orçamento familiar dos capixabas. “O parcelamento mais elástico do pagamento do IPVA certamente reduzirá a inadimplência, beneficiando a um só tempo o Estado, o contribuinte e o conjunto da população”, afirmou Bruno Lamas.
Fonte: WebAles



Publicidade


Outras Notícias


Bienal Rubem Braga terá encontro nacional de literatura fantástica

Dia D de vacinação contra gripe em Cachoeiro é no sábado (12)

Inscrições no Enem já começaram

Inscrições para o Enem passam de 200 mil em uma hora e meia

São Pedro de Tarantásia, foi um homem pacificador

Diocese de Cachoeiro adota medidas para evitar contágio de gripes

Santa Casa lança campanha para incentivar mulheres a doar sangue

Estudantes são assaltadas na porta de faculdade em Cachoeiro

Homem é morto durante tentativa de assalto em Cachoeiro

Nasceu; e agora? Psicólogos explicam como lidar com a depressão pós-parto

Atenção, motoristas! IPVA de veículos com finais de placas de 6 a 0 começa a vencer

Prorrogado para 10 de maio prazo para renovar contratos do Fies

Campanha de vacinação em todo o país vai até 01 de junho

Conta de luz: Em maio bandeira tarifária mais cara

São Floriano, padroeiro dos bombeiros

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.