Pagamento em até 4 vezes do IPVA passa a valer em 2017

Ipva_min_ba-5496-515072b766633

Os donos de carros usados leves poderão, a partir do próximo ano, efetuar o parcelamento em até quatro vezes do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). A facilidade está garantida na Lei 10.570/2016, sancionada pelo governo na quarta-feira (2). A iniciativa de lei é do deputado Bruno Lamas (PSB).
De acordo com a nova lei, o imposto “poderá ser pago em cota única ou em quatro parcelas iguais e sucessivas, vencendo a cota única ou a primeira parcela na data prevista no regulamento e as demais, trinta dias após o vencimento da última”. Atualmente, o pagamento é feito em até duas parcelas.
A Lei 10.570/2016 é fruto de um processo iniciado no ano passado, quando o deputado Bruno Lamas apresentou o Projeto de Lei 223/2015, que previa, inicialmente, parcelamento do IPVA para veículos novos e usados em até 10 vezes. Depois as parcelas foram reduzidas para até quatro vezes.
O PL 223 chegou a ser aprovado pelo Plenário de maio de 2016, mas depois, no mês seguinte, foi vetado totalmente pelo governador Paulo Hartung (PMDB). Apontou-se como motivação o fato de que a medida não seria aplicável a carro zero, que deve sair das concessionárias com o imposto recolhido, condição para se obter o licenciamento.
Como a Assembleia Legislativa manteve o veto à matéria, Bruno Lamas elaborou o PL 206/2016, excluindo os veículos zero quilômetro da proposta de parcelamento. Resultado de negociações com a Secretaria de Estado da Fazenda, a proposta foi aprovada em regime de urgência pelo Plenário com emenda que acrescentou o termo “leves” aos veículos usados.
Para o autor da iniciativa, a lei trará impacto ao orçamento familiar dos capixabas. “O parcelamento mais elástico do pagamento do IPVA certamente reduzirá a inadimplência, beneficiando a um só tempo o Estado, o contribuinte e o conjunto da população”, afirmou Bruno Lamas.
Fonte: WebAles



Publicidade


Outras Notícias


Espírito Santo enfrenta desafio de vencer transmissão vertical do HIV, da hepatite B e da sífilis

Leptospirose é doença grave e transmitida por água contaminada de enchentes

Publicado decreto que autoriza uso do FGTS para compra de próteses

Saiba mais sobre as vacinas contra a gripe disponíveis no Brasil

Santo Apolônio, seu amor a Deus foi concreto

Inscrições para Cachoeirense Ausente de 2018 abrem nesta sexta (23)

Desfile e mostra cultural festejam emancipação de Cachoeiro

“A defesa da água é a defesa da vida”, afirma Papa

São Zacarias, Papa

Mais de cinco mil assinaturas reivindicam asfalto em comunidades de Alegre

São Nicolau de Flue, eremita

Prefeitura de Cachoeiro tenta disciplinar trânsito em cruzamento

Pai é preso suspeito de estuprar a filha de 11 anos em Marataízes

PM encontra pé de maconha dentro de casa em Cachoeiro

Torta Capixaba Orgulho da Nossa Gastronomia

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.