Encontro Nacional de Folia de Reis reúne musicalidade e fé em Muqui

160816_muquifolisadereis_divulgacao

Um festejo onde as cores, a musicalidade e a fé ocuparão as ruas do Sítio Histórico de Muqui. É a 66ª edição do Encontro Nacional de Folia de Reis, um dos mais tradicionais eventos folclóricos e artísticos do Estado. O encontro será no próximo sábado (20) e contará com 50 grupos folclóricos, vindos de várias cidades do Espírito Santo e também de outros estados.

O Encontro começa às 10h e segue até as 20h, com uma extensa programação. A concentração dos foliões para o início dos festejos será na tenda cultural, localizada no Jardim Municipal. Durante todo o dia haverá diversas atividades como encontro de Mestres, cortejo, bênção na Igreja de São João Batista, cantoria em diversos locais da cidade e apresentação dos Palhaços da Folia.

Um dos destaques que mais chamam atenção é a beleza dos grupos, compostos por músicos que tocam vários instrumentos, a maioria de confecção artesanal, além das fantasias coloridas e as máscaras criativas dos Palhaços da Folia.

História

Em 1950, foi realizado o Torneio de Folias em Muqui – evento que deu origem ao Encontro Nacional de Folias. É o mais antigo e maior encontro de folias do Brasil. O folguedo está ligado às festividades natalinas da igreja. Em terras brasileiras, a Folia de Reis ganhou força no século XIX, nas regiões onde a cafeicultura prosperou, sobretudo nas pequenas cidades de estados como Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Goiás.

Em sua 66ª edição, o evento promove a valorização, o fortalecimento, a difusão da cultura popular e, ao mesmo tempo, estimula o fomento do turismo.

Serviço

O 66° Encontro Nacional de Folia de Reis será no próximo sábado (20), a partir das 10h, no Centro de Muqui, sul do Estado. A participação é livre.



Publicidade


Outras Notícias


Bienal Rubem Braga terá encontro nacional de literatura fantástica

Dia D de vacinação contra gripe em Cachoeiro é no sábado (12)

Inscrições no Enem já começaram

Inscrições para o Enem passam de 200 mil em uma hora e meia

São Pedro de Tarantásia, foi um homem pacificador

Diocese de Cachoeiro adota medidas para evitar contágio de gripes

Santa Casa lança campanha para incentivar mulheres a doar sangue

Estudantes são assaltadas na porta de faculdade em Cachoeiro

Homem é morto durante tentativa de assalto em Cachoeiro

Nasceu; e agora? Psicólogos explicam como lidar com a depressão pós-parto

Atenção, motoristas! IPVA de veículos com finais de placas de 6 a 0 começa a vencer

Prorrogado para 10 de maio prazo para renovar contratos do Fies

Campanha de vacinação em todo o país vai até 01 de junho

Conta de luz: Em maio bandeira tarifária mais cara

São Floriano, padroeiro dos bombeiros

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.