Horário gratuito da propaganda eleitoral em rádio e na TV começa na sexta (26)

He

As propagandas eleitorais de 2016 em rádio e TV começam as ser veiculadas nesta sexta-feira (26) e vão até o dia 29 de setembro, uma quinta-feira. Os partidos esse ano vão ter dois blocos no rádio e na televisão com 10 minutos cada, para a campanha.
Confira as novas regras da Reforma Política aqui.
Segundo Antônio Henrique, chefe da seção de cadastro e informações eleitorais da Secretária de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional do Espírito Santo (TRE-ES), no rádio essas propagandas serão das 7 às 7h10 e das 12h às 12h10. Na televisão, os horários serão no período da tarde das 13h às 13h10 e a noite das 20h30 às 20h40.
“Fora isso, 70 minutos diários de inserções que devem ser distribuídas entre prefeito (42 minutos) e vereadores (28 minutos). Essas entradas serão divididas em três blocos, de 5h às 11h, de 11h às 18h e de 18 às 24 horas e devem ter o tempo de 30 segundos, ou 1 minuto com aviso prévio. Os prefeitos farão 28 inserções por bloco e os vereadores 18.”, confirma o servidor.
A campanha eleitoral começou no dia 16 de agosto. E este ano após a Lei nº 13.165, chamada de Reforma Eleitoral ser aprovada em 2015, algumas alterações foram feitas nas regras das eleições de 2016. Entre essas mudanças, está a redução do tempo de campanha de 90 para 45 dias. A propaganda eleitoral em rádio e TV, que antes era de 45 dias, foi reduzida para 35.
Em todo Espírito Santo, 271 candidatos disputarão as eleições para prefeito. Já na Grande Vitória (Serra, Cariacica, Vitória e Vila Velha) serão 21 para prefeito e 1.396 candidatos a vereadores.
Nas ruas, as opiniões diferem, em relação às propagandas no geral. Sejam elas no rádio e TV, ou em carros de som pelas avenidas da cidade. Para algumas pessoas assistir a propaganda eleitoral faz a diferença na hora do voto. Com 27 anos, a publicitária Kely Medeiros, acredita ser necessária a divulgação dos candidatos por meio das propagandas, “Acho que faz parte e todo mundo tem o direito de conhecer em quem vai votar, sendo verdade ou não, o que eles dizem”, afirma.
Para o aposentado Paulo Duarte, 66, as campanhas eleitorais já o ajudaram a decidir o voto. Só que mesmo assistindo as propagandas, ele está desacreditado com essas eleições. “Eu sempre gosto de assistir as propagandas eleitorais, só que ultimamente estou decepcionado com o que escuto e vejo. Não há mais propostas de mudanças ou de renovação”.
Já o representante comercial Joel Gomes, 62, vê somente as primeiras aparições, só para conhecer os candidatos. “Essas propagandas estão muito vazias, devido ao descrédito dos políticos que prometem e não cumprem”. O representante ainda ressalta que as propagandas não fazem diferença para sua escolha nas urnas.
O primeiro turno das eleições acontece no dia 2 de outubro, com início da votação às 8 horas e término às 17 horas. Havendo segundo turno, a data da votação será no dia 30 de outubro, no mesmo horário do primeiro turno.



Publicidade


Outras Notícias


Bienal Rubem Braga terá encontro nacional de literatura fantástica

Dia D de vacinação contra gripe em Cachoeiro é no sábado (12)

Inscrições no Enem já começaram

Inscrições para o Enem passam de 200 mil em uma hora e meia

São Pedro de Tarantásia, foi um homem pacificador

Diocese de Cachoeiro adota medidas para evitar contágio de gripes

Santa Casa lança campanha para incentivar mulheres a doar sangue

Estudantes são assaltadas na porta de faculdade em Cachoeiro

Homem é morto durante tentativa de assalto em Cachoeiro

Nasceu; e agora? Psicólogos explicam como lidar com a depressão pós-parto

Atenção, motoristas! IPVA de veículos com finais de placas de 6 a 0 começa a vencer

Prorrogado para 10 de maio prazo para renovar contratos do Fies

Campanha de vacinação em todo o país vai até 01 de junho

Conta de luz: Em maio bandeira tarifária mais cara

São Floriano, padroeiro dos bombeiros

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.