Horário gratuito da propaganda eleitoral em rádio e na TV começa na sexta (26)

He

As propagandas eleitorais de 2016 em rádio e TV começam as ser veiculadas nesta sexta-feira (26) e vão até o dia 29 de setembro, uma quinta-feira. Os partidos esse ano vão ter dois blocos no rádio e na televisão com 10 minutos cada, para a campanha.
Confira as novas regras da Reforma Política aqui.
Segundo Antônio Henrique, chefe da seção de cadastro e informações eleitorais da Secretária de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional do Espírito Santo (TRE-ES), no rádio essas propagandas serão das 7 às 7h10 e das 12h às 12h10. Na televisão, os horários serão no período da tarde das 13h às 13h10 e a noite das 20h30 às 20h40.
“Fora isso, 70 minutos diários de inserções que devem ser distribuídas entre prefeito (42 minutos) e vereadores (28 minutos). Essas entradas serão divididas em três blocos, de 5h às 11h, de 11h às 18h e de 18 às 24 horas e devem ter o tempo de 30 segundos, ou 1 minuto com aviso prévio. Os prefeitos farão 28 inserções por bloco e os vereadores 18.”, confirma o servidor.
A campanha eleitoral começou no dia 16 de agosto. E este ano após a Lei nº 13.165, chamada de Reforma Eleitoral ser aprovada em 2015, algumas alterações foram feitas nas regras das eleições de 2016. Entre essas mudanças, está a redução do tempo de campanha de 90 para 45 dias. A propaganda eleitoral em rádio e TV, que antes era de 45 dias, foi reduzida para 35.
Em todo Espírito Santo, 271 candidatos disputarão as eleições para prefeito. Já na Grande Vitória (Serra, Cariacica, Vitória e Vila Velha) serão 21 para prefeito e 1.396 candidatos a vereadores.
Nas ruas, as opiniões diferem, em relação às propagandas no geral. Sejam elas no rádio e TV, ou em carros de som pelas avenidas da cidade. Para algumas pessoas assistir a propaganda eleitoral faz a diferença na hora do voto. Com 27 anos, a publicitária Kely Medeiros, acredita ser necessária a divulgação dos candidatos por meio das propagandas, “Acho que faz parte e todo mundo tem o direito de conhecer em quem vai votar, sendo verdade ou não, o que eles dizem”, afirma.
Para o aposentado Paulo Duarte, 66, as campanhas eleitorais já o ajudaram a decidir o voto. Só que mesmo assistindo as propagandas, ele está desacreditado com essas eleições. “Eu sempre gosto de assistir as propagandas eleitorais, só que ultimamente estou decepcionado com o que escuto e vejo. Não há mais propostas de mudanças ou de renovação”.
Já o representante comercial Joel Gomes, 62, vê somente as primeiras aparições, só para conhecer os candidatos. “Essas propagandas estão muito vazias, devido ao descrédito dos políticos que prometem e não cumprem”. O representante ainda ressalta que as propagandas não fazem diferença para sua escolha nas urnas.
O primeiro turno das eleições acontece no dia 2 de outubro, com início da votação às 8 horas e término às 17 horas. Havendo segundo turno, a data da votação será no dia 30 de outubro, no mesmo horário do primeiro turno.



Publicidade


Outras Notícias


Cachoeiro se prepara para receber mais uma edição da Stone Fair

Bienal Rubem Braga terá encontro nacional de literatura fantástica

Dia D de vacinação contra gripe em Cachoeiro é no sábado (12)

Inscrições no Enem já começaram

Inscrições para o Enem passam de 200 mil em uma hora e meia

São Pedro de Tarantásia, foi um homem pacificador

Diocese de Cachoeiro adota medidas para evitar contágio de gripes

Santa Casa lança campanha para incentivar mulheres a doar sangue

Estudantes são assaltadas na porta de faculdade em Cachoeiro

Homem é morto durante tentativa de assalto em Cachoeiro

Nasceu; e agora? Psicólogos explicam como lidar com a depressão pós-parto

Atenção, motoristas! IPVA de veículos com finais de placas de 6 a 0 começa a vencer

Prorrogado para 10 de maio prazo para renovar contratos do Fies

Campanha de vacinação em todo o país vai até 01 de junho

Conta de luz: Em maio bandeira tarifária mais cara

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.