Sem acordo, bancários deliberam pelo fortalecimento da greve

Greve

Os bancários do Estado de reuniram na tarde desta segunda-feira (3) para avaliar o movimento grevista, que chegou à quinta semana. Os trabalhadores reunidos no Centro Sindical dos Bancários, em Vitória, reafirmaram a rejeição à proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e deliberaram pelo fortalecimento do movimento.

Nesta segunda-feira, fecharam 359 agências bancárias no Estado, o que corresponde a 80% das unidades, considerado pelo Sindicato dos Bancários do Estado (Sindibancários-ES) um recorde de adesão.

Das agências fechadas, 191 são da Grande Vitória, sendo 40 da Caixa Econômica Federal, 43 do Banco do Brasil, 56 do Banestes, 14 do Santander, 15 do Bradesco, 16 do Itaú, cinco do HSBC e uma do Safra.

Também estão paralisados os prédios do Centro de Processamento de Sados (CPD) Banestes e do Banco do Brasil e o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), além de três departamentos da Caixa e a Superintendência do Banco do Brasil.

No Interior são 168 agências fechadas, incluindo 45 da Caixa, 51 do Banestes, 57 do Banco do Brasil, três do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e 11 de bancos privados.

Na plenária, o diretor do Sindibancários e representante capixaba no Comando Nacional dos Bancários, Idelmar Casagrande, ressaltou que é inaceitável que o setor que mais lucra no País não aceite sequer repor a inflação do período e queira empurrar um abono aos trabalhadores.

Casagrande salientou que a proposta, além de não contemplar as reivindicações de emprego, saúde e condições de trabalho, prioritárias para a categoria, ainda impõe perdas salariais, com impacto direto na nossa remuneração.

A proposta da Fenaban consistia em reajuste de 7% para 2016, mais abono de R$ 3,5 mil. Para 2017, a proposta dos banqueiros era de reposição da inflação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) mais aumento real de 0,5%. Os vales e auxílios seriam corrigidos pelos respectivos índices. A proposta foi rejeitada na mesa de negociação, na última quarta-feira (28).



Publicidade


Outras Notícias


Espírito Santo enfrenta desafio de vencer transmissão vertical do HIV, da hepatite B e da sífilis

Leptospirose é doença grave e transmitida por água contaminada de enchentes

Publicado decreto que autoriza uso do FGTS para compra de próteses

Saiba mais sobre as vacinas contra a gripe disponíveis no Brasil

Santo Apolônio, seu amor a Deus foi concreto

Inscrições para Cachoeirense Ausente de 2018 abrem nesta sexta (23)

Desfile e mostra cultural festejam emancipação de Cachoeiro

“A defesa da água é a defesa da vida”, afirma Papa

São Zacarias, Papa

Mais de cinco mil assinaturas reivindicam asfalto em comunidades de Alegre

São Nicolau de Flue, eremita

Prefeitura de Cachoeiro tenta disciplinar trânsito em cruzamento

Pai é preso suspeito de estuprar a filha de 11 anos em Marataízes

PM encontra pé de maconha dentro de casa em Cachoeiro

Torta Capixaba Orgulho da Nossa Gastronomia

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.