Sem acordo, bancários deliberam pelo fortalecimento da greve

Greve

Os bancários do Estado de reuniram na tarde desta segunda-feira (3) para avaliar o movimento grevista, que chegou à quinta semana. Os trabalhadores reunidos no Centro Sindical dos Bancários, em Vitória, reafirmaram a rejeição à proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e deliberaram pelo fortalecimento do movimento.

Nesta segunda-feira, fecharam 359 agências bancárias no Estado, o que corresponde a 80% das unidades, considerado pelo Sindicato dos Bancários do Estado (Sindibancários-ES) um recorde de adesão.

Das agências fechadas, 191 são da Grande Vitória, sendo 40 da Caixa Econômica Federal, 43 do Banco do Brasil, 56 do Banestes, 14 do Santander, 15 do Bradesco, 16 do Itaú, cinco do HSBC e uma do Safra.

Também estão paralisados os prédios do Centro de Processamento de Sados (CPD) Banestes e do Banco do Brasil e o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), além de três departamentos da Caixa e a Superintendência do Banco do Brasil.

No Interior são 168 agências fechadas, incluindo 45 da Caixa, 51 do Banestes, 57 do Banco do Brasil, três do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e 11 de bancos privados.

Na plenária, o diretor do Sindibancários e representante capixaba no Comando Nacional dos Bancários, Idelmar Casagrande, ressaltou que é inaceitável que o setor que mais lucra no País não aceite sequer repor a inflação do período e queira empurrar um abono aos trabalhadores.

Casagrande salientou que a proposta, além de não contemplar as reivindicações de emprego, saúde e condições de trabalho, prioritárias para a categoria, ainda impõe perdas salariais, com impacto direto na nossa remuneração.

A proposta da Fenaban consistia em reajuste de 7% para 2016, mais abono de R$ 3,5 mil. Para 2017, a proposta dos banqueiros era de reposição da inflação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) mais aumento real de 0,5%. Os vales e auxílios seriam corrigidos pelos respectivos índices. A proposta foi rejeitada na mesa de negociação, na última quarta-feira (28).



Publicidade


Outras Notícias


Bienal Rubem Braga terá encontro nacional de literatura fantástica

Dia D de vacinação contra gripe em Cachoeiro é no sábado (12)

Inscrições no Enem já começaram

Inscrições para o Enem passam de 200 mil em uma hora e meia

São Pedro de Tarantásia, foi um homem pacificador

Diocese de Cachoeiro adota medidas para evitar contágio de gripes

Santa Casa lança campanha para incentivar mulheres a doar sangue

Estudantes são assaltadas na porta de faculdade em Cachoeiro

Homem é morto durante tentativa de assalto em Cachoeiro

Nasceu; e agora? Psicólogos explicam como lidar com a depressão pós-parto

Atenção, motoristas! IPVA de veículos com finais de placas de 6 a 0 começa a vencer

Prorrogado para 10 de maio prazo para renovar contratos do Fies

Campanha de vacinação em todo o país vai até 01 de junho

Conta de luz: Em maio bandeira tarifária mais cara

São Floriano, padroeiro dos bombeiros

D1 Notícias ©2010-2011. Todos direitos reservados.